Plano de fornecedor de item (cpvmi0530m000)

Utilize essa sessão para exibir um planejamento de parceiro de negócio de item Você pode usar esta sessão para visualizar como o estoque planejado de um item fornecido e planejado por um fornecedor específico se desenvolve ao longo do tempo.

Esta sessão atua mais ou menos como a sessão Plano de ordem de item (cprrp0520m000) com um filtro que somente exibe as transações relacionadas ao fornecedor selecionado.

Se iniciar esta sessão, o LN iniciará primeiro a sessão Plano de item para fornecedor - Localizar (cpvmi0531s000), na qual você selecionará alguns parâmetros para esta sessão.

Essa sessão pode exibir três tipos de plano de item para parceiro de negócios, dependendo do valor do Tipo de necessidade de VMI que você seleciona ao iniciar essa sessão. O tipo de necessidade de VMI pode ter os seguintes valores:

  • Demanda real e planejada

    O planejamento do parceiro de negócios de item se baseia nos dados de demanda real e nos dados de demanda planejada gerados no processo de planejamento de ordem.
  • Previsão calculada para fornecedor

    O planejamento do parceiro de negócios do item é baseado nos dados de demanda da previsão calculada na execução do planejamento de ordem mais recente. (Esta previsão calculada pode ou não ter sido enviada ao fornecedor).
  • Previsão enviada para fornecedor

    O planejamento do parceiro de negócios do item é baseado nos dados de demanda da revisão mais recente da previsão enviada ao fornecedor. (Depois de o LN calcular a previsão, é possível modificar a previsão antes de você enviá-la para seu cliente).
Configurações
Cenário

A identificação de uma solução de planejamento geral.

Cada cenário representa uma solução de planejamento geral e envolve configurações específicas para o planejamento de itens e recursos. É possível usar cenários para analisar e comparar várias opções de planejamento e localizar a melhor solução de planejamento. Por exemplo, é possível variar previsões de demanda ou estratégias de recurso.

Um dos cenários é o real, que corresponde à situação de planejamento real. É possível transferir ordens planejadas e planos de produção somente do cenário real para o nível de execução do LN.

Item planejamento

Um item com sistema de ordem Planejado.

A produção, distribuição ou compra desses itens é planejada no Planejamento empresarial com base na previsão ou na demanda real.

É possível planejar esses itens por meio do seguinte:

  • Planejamento baseado em mestre, que é semelhante às técnicas de programação de produção mestre.
  • Planejamento baseado em ordem, que é semelhante às técnicas de planejamento de necessidades de materiais.
  • Uma combinação de planejamento baseado em mestre e planejamento baseado em ordem.

Os itens de planejamento podem ser um dos seguintes:

  • Um item real fabricado ou comprado.
  • Uma família de produtos.
  • Um modelo básico, ou seja, uma variante de produto definida de um item genérico.

Um grupo de itens de planejamento ou famílias semelhantes é chamado de uma família de produtos. Os itens são agregadas para fornecer um plano mais geral do que aquele previsto para itens individuais. Um código exibido pelo segmento do agrupamento do código do item mostra que o item de planejamento é um item agrupado utilizado no planejamento de distribuição.

Parceiro de negócios fornecedor

O parceiro de negócios de quem você pede mercadorias ou serviços. Em geral, representa um departamento de vendas do fornecedor. A definição inclui o preço padrão e acordos de desconto, padrões de ordem de compra, termos de entrega e o parceiro de negócios faturador e expedidor relacionado.

Tipo de necessidade

O tipo e a origem das necessidades nas quais o LN pode basear um plano de fornecedor de item ou um plano de cliente de item em uma situação de estoque gerenciado pelo fornecedor. Dependendo do tipo de necessidade, o LN utiliza diferentes dados de demanda para calcular quanto de um item é planejado para estar disponível em cada período.

O tipo de necessidade de VMI pode ter os seguintes valores:

  • Previsão calculada para fornecedor
  • Previsão enviada para fornecedor
  • Previsão recebida do cliente
  • Fornecimento confirmado calculado
  • Fornecimento confirmado enviado
  • Demanda real e planejada
ID Planej.

O planejador responsável por planejar este item de plano.

Estoque real

O atual estoque do item de planejamento.

Se as informações sobre o estoque real estiverem somente disponíveis no fornecedor que lida com o planejamento de fornecimento para um item planejado, este campo exibirá o estoque confirmado.

Estoque confirmado

O estoque real de um item de planejamento em um armazém VMI, conforme relatado pelo fornecedor ao cliente.

Em uma situação de estoque gerenciado do fornecedor, em que este último é responsável pelo planejamento do fornecimento de um item em um armazém no local do cliente, o fornecedor mantém o controle dos níveis de estoque. Nesse caso, o fornecedor informa o cliente sobre o estoque real.

Estoque confirmado

A unidade de medida em que o estoque de um item é registrado, como peça, quilograma, caixa de 12 ou metro.

A unidade de estoque também é usada como unidade de base nas conversões de medida, especialmente para conversões relativas à unidade da ordem e à unidade de preço em uma ordem de compra ou odem de venda. Essas conversões sempre usam a unidade de estoque como unidade de base. Uma unidade de estoque se aplica, portanto, a todos os tipos de item, e também a tipos de item que não podem ser mantidos em estoque.

Momento de entrega

O código de padrão que determina os momentos de entrega em que o fornecedor concordou entregar os itens. Por exemplo, é possível especificar que os bens sempre sejam entregues às quartas-feiras, às 8h.

Nota

O campo exibe o valor do campo Momentos de entrega na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000). Este campo pode ser deixado vazio.

Se este campo estiver vazio, seu fornecedor poderá escolher qualquer momento para entrega dos bens solicitados.

Se este campo exibir um código de padrão, o LN poderá alterar a data de entrega retroativamente para coincidir com um dos momentos de entrega acordados no padrão de entrega.

Data

A data e o momento em que os itens deveriam ser recebidos, ou ter recebido baixa, do armazém.

O cálculo da data depende do tipo de registro:

  • Se este registro descrever um fornecimento confirmado, essa data será a data de recebimento do fornecimento confirmado.
  • Se esta linha descrever um fornecimento registrado nas transações planejadas de estoque, essa data será a data de recebimento planejado da transação.
  • Se esta linha descrever uma demanda e o Tipo de necessidade de VMI for Demanda real e planejada, essa data será a data de entrega planejada da transação.
  • Se esta linha descrever uma demanda e o Tipo de necessidade de VMI for Previsão calculada para fornecedor ou Previsão enviada para fornecedor, essa data será a data da necessidade da previsão. A data da necessidade da previsão é a data inicial do período de agregação.
Previsão total

A soma da parte confirmada e da parte não confirmada da demanda.

Nota

A base que o LN usa para calcular esse campo depende do Tipo de necessidade de VMI para o qual um plano do parceiro de negócios de item foi aberto.

Previsão confirmada

A parte confirmada da demanda.

Nota

A base que o LN usa para calcular esse campo depende do Tipo de necessidade de VMI para o qual um plano do parceiro de negócios de item foi aberto.

Previsão não confirmada

A parte não confirmada da demanda.

Recebimentos programados

A quantidade de itens que se espera receber de seu Fornecedor VMI.

Esses recebimentos programados são baseados nas seguintes informações:

  • O fornecimento confirmado que o fornecedor prometeu enviar.
  • As transações planejadas de estoque baseadas nas ordens de armazenamento com tipo de transação de estoque Transferência ou ordens de compra baseadas em mensagens com o plano de reabastecimento de seu fornecedor.
Nota

O LN recupera os dados de recebimento programado da sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000).

Fornecimento confirmado/Fornecimento esperado

A quantidade do item que o fornecedor confirmou ou que se acredita que será entregue ao cliente na data de entrega planejada.

Disp planejado(Total)

O nível esperado de estoque que será alcançado após essa demanda ou fornecimento e todas as alterações anteriores serem realizadas, presumindo que não somente a previsão confirmada, mas também a previsão não confirmada, levarão a baixas reais no armazém.

Disp planejado(Confirmado para fornecedor)

O nível esperado de estoque que será alcançado após essa demanda ou fornecimento e todas as alterações anteriores serem realizadas, presumindo que somente a previsão confirmada levará a baixas reais no armazém.

ATP (Confirmadopara fornecedor)

A quantidade de item ainda disponível para ser prometida a um cliente.

No LN, disponível para promessa (ATP) faz parte de uma estrutura estendida maior de técnicas de promessa de ordem, chamada de capacidade de vendas (CTP). Se o ATP de um item é insuficiente, a CTP ultrapassa o ATP no sentido de que também considera a possibilidade de produzir mais do que estava inicialmente planejado.

Além da funcionalidade ATP padrão, o LN também usa canal ATP. Esse termo se refere à disponibilidade de um item para determinado canal de venda, levando em conta os limites de venda desse canal.

Para todos os outros tipos de funcionalidade de promessa de ordem utilizados no LN, é usado o termo CTP.

Se o tipo de necessidade de VMI for Demanda real e planejada, o LN calculará o ATP baseado na demanda real confirmada e na demanda planejada.

Se o tipo de necessidade de VMI for Previsão calculada para fornecedor ou Previsão enviada para fornecedor, o LN calculará o ATP baseado na demanda confirmada, na demanda real confirmada e na demanda planejada.

Estoquealvo mínimo

O nível de estoque mínimo que deve ser mantido.

Se um nível mínimo foi especificado no acordo de termos de condições aplicável, esse nível deve ser mantido. Do contrário, o estoque de segurança é aplicado como de costume.

Estoquealvo máximo

O nível de estoque máximo permitido.

Se um nível máximo foi especificado no acordo de termos de condições aplicável, esse nível não deve ser excedido. Do contrário, nenhum máximo é aplicado.

Planejamento
Horizonte firme

O valor do campo Horizonte firme na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Horizonte firme de previsão

O valor do campo Horizonte firme de previsão na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Hor. da ordem

O valor do campo Hor. da ordem na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Horizonte de ATP

O valor do campo Horizonte CTP na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Data de alteração líquida

O valor do campo Data de alteração líquida na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Reabastecimento baseado em

O valor do campo Reabastecimento baseado em na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Usar níveis de estoque mín-máx

O valor do campo Usar níveis de estoq. mín-máx na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Termos e condições
Data de efetividade

O valor do campo Data de efetividade na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Data vencimento

O valor do campo Data de vencimento na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Enviar previsão p/ fornecedor

O valor do campo Enviar previsão p/ fornecedor na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Usar fornecimento confirmado

O valor do campo Usar fornecimento confirmado na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Horizonte de previsão de PN

O valor do campo Horizonte de previsão na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Zona congelada +

O valor do campo Zona congelada + na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Zona congelada -

O valor do campo Zona congelada - na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Horizonte firme de fornecedor confirmado

O valor do campo Confirmar horiz. de fornecimento na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000).

Detalhe
Tipo ordem

O tipo de ordem exibida nessa linha.

Número de ordem

O número de ordem que identifica a demanda ou a ordem.

Pos./Rev.

Detalhes adicionais para identificar o fornecimento ou a demanda.

Demanda

A quantidade da demanda.

Se esta linha representar um fornecimento, este campo exibirá zero (0).

Fornecimento

A quantidade do fornecimento.

Se esta linha representar uma demanda, este campo exibirá zero (0).

Previsão de planejamento total

/baanerp/cp/vmi/cpvmi0102m000#cpvmi002.otde

Previsão de planejamento confirmada

/baanerp/cp/vmi/cpvmi0102m000#cpvmi002.ocde

Previsão de planejamento não confirmada

/baanerp/cp/vmi/cpvmi0102m000#e.unconfirmed.dem

Previsãoconsumida do PN

A parte da previsão que já resultou em baixas no armazém, após os dados de previsão serem enviados ao fornecedor.

As baixas reais consomem a demanda da previsão.

Fornecimentode consumo confirmado

A parte do fornecimento confirmado que já resultou em recebimentos ou recebimentos planejados no armazém após os dados de fornecimento confirmado terem sido recebidos pelo fornecedor.

Os recebimentos consomem o fornecimento confirmado.

Inicial oculta
Armazém

O armazém padrão do item de planejamento, definido na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Especificação
Especificação

Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma especificação estará presente.

Para exibir a especificação, no menu, clique em Especificação.

Unidade de efetividade

Um meio de controlar a validade das variações por unidades de efetividade.

A unidade de efetividade permite modelar alterações para as seguintes entidades:

  • lista de material de engenharia
  • lista de material de produção
  • Roteiro
  • Operações de roteiro
  • escolha de fornecedor
  • estratégias de recurso

Parceiro de negócios

Se o registro envolver um fornecimento, esse campo indicará o parceiro de negócios cliente ao qual esse fornecimento foi alocado ou teve a demanda rastreada. Se esse registro envolver uma demanda, esse campo indicará o parceiro de negócios cliente ao qual o fornecimento que pode preencher essa demanda deve ter sido alocado ou demanda rastreada.

O LN usa essa característica para conciliar fornecimento e demanda.

Tipo de objeto de negócios

Se o registro envolver um fornecimento, esse campo indicará o tipo de ordem ao qual o estoque foi alocado ou o objeto de fornecimento teve a demanda rastreada, como, por exemplo, Ordem de venda ou Ordem de serviço. Se esse registro envolver uma demanda, esse campo indicará o tipo de ordem ao qual o fornecimento que pode preencher essa demanda deve ter sido alocado ou demanda rastreada.

O LN usa essa característica para conciliar fornecimento e demanda.

Nota

Os campos a seguir sempre são usados em combinação; juntos, eles identificam a ordem relevante ou a linha da ordem:

  • Tipo de objeto de negócios
  • Objeto de negócios
  • Referência de objeto de negócios

Objeto de negócios

Se o registro envolver um fornecimento, esse campo indicará a ordem, ou linha da ordem, à qual o estoque foi alocado ou o objeto de fornecimento teve a demanda rastreada, como, por exemplo, Ordem de venda ou Ordem de serviço. Se o registro envolver uma demanda, esse campo indicará a ordem, ou linha da ordem, para a qual o fornecimento que pode preencher essa demanda deve ter sido alocado ou ter tido a demanda rastreada.

O LN usa essa característica para conciliar fornecimento e demanda.

Nota

Os campos a seguir sempre são usados em combinação; juntos, eles identificam a ordem relevante ou a linha da ordem:

  • Tipo de objeto de negócios
  • Objeto de negócios
  • Referência de objeto de negócios

Referência

Se o registro envolver um fornecimento, esse campo indicará o código de referência ao qual o estoque foi alocado ou o objeto de fornecimento teve a demanda rastreada. Se esse registro envolver uma demanda, esse campo indicará o código de referência ao qual o fornecimento que pode preencher essa demanda deve ter sido alocado ou demanda rastreada.

O LN usa essa característica para localizar um fornecimento correspondente para essa demanda.

O LN usa o campo Referência para registrar uma referência interna.

É possível usar um código de referência para manter uma coleção das partes vinculadas juntas, mesmo se seguirem diferentes roteiros, for exemplo, se algumas das partes forem transportadas para um subcontratante para serem devolvidas posteriormente.

Usar estoque não alocado

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o Planejamento empresarial poderá usar estoque não alocado para suprir a demanda. O Planejamento empresarial usa primeiramente o estoque alocado. Se não houver estoque alocado suficiente, o Planejamento empresarial também usará estoque não alocado.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o Planejamento empresarial poderá usar somente estoque alocado para suprir a demanda.

Nota

Após esse registro ser criado, o valor desse campo permanece inalterado, mesmo se os termos e condições mudarem.