Planejamento - Lista genérica de material (cprpd3145m000)

Utilize essa sessão para gerar uma BOM genérica para um item configurável.

Nota

As BOMs genéricas geradas nesta sessão são usadas somente para propósitos de planejamento.

A caixa de seleção Integração do Configurador de CPQ deve ser marcada para usar essa sessão.

Item principal

O item de planejamento que a ordem planejada produz.

Pl. ordem

O ID da planta.

Tipo de item

O tipo do item principal.

Valores permitidos

tipo de item

Origem de fornecimento

A origem que abastece um item por padrão. É possível usar ordens ou programações de compra, ordens ou programações de produção, ordens de montagem, ou ordens de armazenamento para fornecer um item.

A origem do fornecimento padrão determina o tipo de ordem usado para fornecer o item, mas, em geral, é possível substituir o padrão e especificar uma origem alternativa.

Valores permitidos

Produção (JSC)

Uma lista de material (BOM) e um roteiro estão disponíveis para o item. A demanda é atendida por uma ordem de produção.

Repetitivo

Uma lista de materiais e uma célula de trabalho estão disponíveis para o item. A demanda é atendida por um programação de produção.

Montagem

Uma lista de material (BOM) de montagem e linhas de montagem estão disponíveis para o item. A demanda é atendida por uma ordem de montagem.

Compra

Nenhum dado de produção está disponível para o item. A demanda é atendida por uma ordem de compra.

Subcontratação

O item é fornecido pela subcontratação do processo de produção. Uma lista de material (BOM) é especificada para esse item.

Nota

A caixa de seleção Subcontratação com fluxo de material deve estar marcada para selecionar essa origem de fornecimento.

Distribuição

O item é fornecido por uma ordem de distribuição planejada.

Quantidade da BOM

/baanerp/ti/bom/tibom1110m000#tiipd001.unom

Posição

O número da posição do componente.

Por padrão, o LN mostra o último número de posição utilizado mais 10. Esse procedimento fornece a sequência 10, 20, 30 etc. A numeração de posições é irrestrita. Para melhores resultados, é necessário usar os valores padrão de forma que seja possível utilizar números intermediários para inserir componentes.

O número de posição máximo de um item de componente é 9999.

Número de sequência

O número que identifica um registro de dados ou uma etapa em uma sequência de atividades. Números de sequência são usados em muitos contextos. Normalmente, o LN gera o número de sequência para o item ou etapa seguinte. Dependendo do contexto, é possível substituir esse número.

Item

O item de componente que faz parte do item fabricado.

Os componentes devem ser itens com o tipo de item Comprado, Fabricado ou Produto. O componente deve ser definido na sessão Itens (tcibd0501m000).

Nota

Se o item principal for do tipo Ferramenta, componentes com o tipo Ferramenta serão permitidos.

Para obter mais informações sobre aquisição de itens configuráveis comprados, consulte:

  • Variantes de produto - itens configuráveis comprados
Tipo de item

Uma classificação de itens usada para identificar se o item é, por exemplo, um item genérico, um item de serviço ou um item de equipamento. Dependendo do tipo de item, certas funções irão se aplicar somente a esse item.

Operação

A operação para a qual o material da linha de BOM é baixado para a produção por encomenda.

  • Se você inserir zero (0), poderá usar a sessão Relações Linha de BOM - Roteiro de material (tibom0140m000) para determinar em qual operação o material será baixado.
  • Se inserir um valor diferente de zero (0) no campo, 10, o material será baixado na operação 10. Essa operação se aplica a todos os roteiros definidos para o item fabricado. Se não existir operação para o(s) roteiro(s) do item fabricado, o material da linha de BOM será baixado na primeira operação do roteiro.
Nota

Para evitar a inserção do código de uma operação inexistente, é aconselhável utilizar a função de zoom desse campo e selecionar uma operação na sessão Operações de roteiro (tirou1102m000).

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e do crescimento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Material para várias operações.

Armazém

O armazém no qual o componente está armazenado e onde a alocação para uma ordem de produção é feita.

Nota

Se o componente for um fantasma e você marcar a caixa de seleção Herdar armazém se item principal for um fantasma, o LN alocará a necessidade do componente no armazém do item pai do componente.

Data de efetividade

A primeira data em que o custo padrão relevante entra em vigor.

Data de vencimento

A data em que a lista de material (BOM) não é mais válida.

Quantidade de planejamento

A quantidade de planejamento de um componente em uma lista de material genérica é utilizada no cálculo do Planejamento empresarial para determinar as necessidades médias desse componente resultantes de ordens planejadas para itens genéricos em um nível mais alto na estrutura de produto genérico.

O cálculo do Planejamento empresarial incorporará essa quantidade de planejamento (multiplicada pela percentagem de planejamento) como a necessidade líquida para a produção do item fabricado genérico. As necessidades de material exatas não são conhecidas durante o cálculo do Planejamento empresarial, pois não há nenhum cliente para o item genérico nessa fase de planejamento. Assim, uma variante de produto específica ainda não foi selecionada.

Percentagem de planejamento

A percentagem de planejamento serve para realizar um cálculo do Planejamento empresarial, assim como o campo Quantidade de planejamento.

Usar compensação lead time

Se esta caixa de controle estiver selecionada, você poderá especificar a compensação de lead time.

Compensação do lead time

Esse campo é usado somente pelo Planejamento empresarial. Quando um item genérico é planejado, a data inicial de uma operação é calculada compensando a data da necessidade do item genérico com a compensação de lead time. A data final da operação é determinada adicionando o tempo de produção planejado. A percentagem de planejamento é utilizada para determinar a capacidade necessária do centro de trabalho.

Fantasma

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item de componente será definido como um fantasma na sessão Item - Produção (tiipd0101m000). É possível usar itens fantasmas para registrar informações técnicas sobre a estrutura de produto ou para realizar cálculos de custo padrão.

Nota
  • Se o item de componente for um fantasma, não será possível definir materiais alternativos.
  • Se o Item principal for um fantasma, uma marca de seleção será exibida no cabeçalho e derivada da sessão Item - Produção (tiipd0101m000).
  • Se o Item for um fantasma, a caixa de seleção na linha da BOM será marcada.

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e do crescimento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Fantasmas.