Lista de materiais críticos (cprpd3120m000)
Utilize essa sessão para definir uma lista de materiais críticos (BCM). Uma lista de materiais críticos indica os componentes considerados críticos durante o processo de produção de um item. A BCM é um tipo de resumo da lista de material de produção (BOM) que contém somente os componentes importantes, ou seja, os relacionamentos entre o item de planejamento e os itens críticos. A BCM será baseada na lista de material se a origem do item for Produção (JSC) e no modelo de produção se a origem for Repetitivo.
- Item planejamento
-
O item de plano para o qual você deseja gerar uma lista de materiais críticos (BCM).
- Nº de sequência
-
O número que identifica o relacionamento exclusivo entre o item de planejamento e o item crítico mostrado nesta linha. O número é a BOM crítica equivalente ao número de posição da BOM de produção. O LN gera esse número automaticamente.
- Item crítico
-
Insira o Itens críticos que deseja relacionar a um item de planejamento.
O item crítico e o item de planejamento devem estar no mesmo nível de planejamento na relação de agregação.
NotaO item crítico deve ser um item de planejamento e deve ter o sistema de ordem Planejado.
- Quantidade necessária
-
Insira a quantidade do item crítico necessário para produzir o item principal.
- Quantidade necessária
-
A unidade de estoque para expressar a quantidade necessária.
- Quantidade depend.
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN leva quantidades em consideração ao explodir a lista de materiais críticos. A quantidade que resulta da explosão de demanda dependente é o produto do valor previsto de itens pais e do valor especificado no campo Quantidade necessária.
Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN trata a quantidade como uma quantidade fixa em cada explosão. A quantidade que resulta da explosão da demanda dependente é a quantidade definida no campo Quantidade necessária.
- Compensação do lead time
-
Insira a compensação do lead time para o item crítico.
A compensação do lead time é o número total de dias úteis do processo de produção. Ela é calculada do estágio no qual o material crítico relevante é necessário até o estágio final do processo de produção.
A compensação do lead time pode ser considerada como a diferença entre a data da necessidade e o momento no qual o material crítico é necessário.
Compensar lista de materiais críticos lógica
O LN leva em consideração a relação pai/filho ao gerar demanda dependente para componentes críticos. Ao realizar a sessão Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000), o Planejamento empresarial executa os passos a seguir para calcular demanda dependente para componentes críticos:
- O LN compensa o lead time do item pai para os períodos de planejamento e divide a demanda prevista pelos períodos de planejamento.
- O LN arredonda as quantidades previstas localizadas no passo um de acordo com o conjunto de unidades definido para o item na sessão Itens (tcibd0501m000).
- Durante o próximo passo, o LN multiplica cada quantidade da BCM pelo total do item pai para cada período de planejamento.
- O LN arredonda os componentes críticos para o conjunto de unidades definido para eles na sessão Itens (tcibd0501m000).
A principal vantagem desse método de compensação é que o LN sempre planeja um múltiplo da quantidade da BCM para cada período de planejamento, de forma que não seja necessário esperar para produzir o item pai até o plano de produção de todos os períodos em que a demanda dependente está espalhada ser executado.
NotaO LN leva em consideração o roteiro de rede (roteiro para itens fantasmas) ao calcular a compensação do lead time.
- Armazém
-
O armazém do qual o item crítico é entregue.
- Data de efetividade
-
A data a partir da qual o relacionamento entre o item de planejamento e o item crítico é válido.
- Data vencimento
-
A data após a qual o relacionamento entre o item de crítico e o item de planejamento não é mais válido. Se nenhuma data for fornecida, o relacionamento será válido em qualquer data após a data de efetividade.