Itens - Padrões de planejamento (cprpd1110m000)

Utilize essa sessão para manter os padrões de planejamento de item global para combinações de tipo de item e grupo de item.

Essas informações são usadas ao inserir um novo item na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Tipo de item

Uma classificação de itens usada para identificar se o item é, por exemplo, um item genérico, um item de serviço ou um item de equipamento. Dependendo do tipo de item, certas funções irão se aplicar somente a esse item.

Valores permitidos

Produto
Comprado
Fabricado
Genérico
Custo
Serviço
Serviço subcontratado
Lista
Ferramenta
Equipamento
Módulo de engenharia
Grupo de itens

Um grupo de itens com características similares. Cada item pertence a um grupo de itens em particular. O grupo de itens é usado em combinação com o tipo de item para configurar os padrões do item.

Agrupamento de planejamento

O agrupamento de planejamento ao qual o item está vinculado.

Geral
Pl. ordem

A planta de onde o item é fornecido. As ordens de fornecimento são criadas para a planta especificada e o armazém de ordem vinculado.

Nota

A planta deve pertencer ao mesmo agrupamento de planejamento que o item.

Nív. plan.

O nível dentro de uma estrutura de planejamento hierárquico.

Quando você planeja em um nível de planejamento mais alto, os planos são gerais e menos detalhados.

Exemplo

O nível de planejamento 1 é o mais alto; quanto maior o número, mais baixo o nível de planejamento.

Origem de fornecimento

A origem de fornecimento do item de planejamento.

Nota

Se a funcionalidade multiplanta estiver ativa, a origem do fornecimento será definida na sessão Itens por planta (tcibd1550m000).

Valores permitidos

Origem de item

O item de planejamento é fornecido por meio de ordens de produção ou de compra, a menos que uma estratégia de recurso específica esteja definida.

Distribuição

O item de planejamento é fornecido por meio de ordens de distribuição, a menos que uma estratégia de recurso específica esteja definida.

Origem fornec. real

A origem do fornecimento padrão para o grupo de itens selecionado. Essa origem é definida nas sessões Padrões de item por planta (tcibd1551m000) e Padrões e controle de item por planta (tcibd1552m000).

Armazém padrão

O armazém para o qual e do qual o item normalmente é entregue.

Nota
  • Se a funcionalidade multiplanta estiver ativa, o armazém padrão será definido nas sessões Padrões de ordem de item por planta (tcibd2151m000) e Padrões e controle de item por planta (tcibd1552m000).
  • O armazém do item deve pertencer ao agrupamento de planejamento do item e é estabelecido como padrão a partir da planta.
Planejador

O funcionário ou departamento responsável por planejar a produção, compra e distribuição dos itens. O planejador considera os níveis de estoque, a disponibilidade de materiais e as capacidades dos recursos e reage a sinais como mensagens de reprogramação que o LN gera.

Se este campo estiver vazio, nenhum planejador específico é responsável por este item de planejamento.

Horizontes
Plano mestre

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um plano mestre de item será mantido para o item.

Nota
  • Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível usar planejamento mestre ao lado de planejamento de ordem para planejar o fornecimento.
  • Se esta caixa de controle estiver limpa, a funcionalidade de plano mestre não estará disponível. Nesse caso, o planejamento de ordem é o único sistema de planejamento disponível para este item.
  • Mantenha um plano mestre para um item somente se precisar de funcionalidade específica do plano mestre, pois isso pode reduzir o desempenho do sistema.

Usar horizonte firme

Marque ou desmarque a caixa de seleção Usar horizonte firme para indicar se deseja ou não usar o horizonte firme especificado para planejar um item individual.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o Planejamento empresarial usará o horizonte firme de acordo com a configuração de Gerar dentro de na sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000) para planejar ordens para um item individual.

Por exemplo, se você selecionar zero como horizonte firme e tiver uma demanda de vendas para ontem, a data final planejada da ordem planejada será a de hoje, porque o Planejamento empresarial não pode planejar no passado.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o Planejamento empresarial ignorará o horizonte firme definido para o cenário atual. Dessa maneira, você poderá ignorar a configuração da caixa de seleção Gerar dentro de na sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000).

Se você desmarcar a caixa de seleção Gerar dentro de na sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000), o Planejamento empresarial planejará a partir do horizonte firme para os itens de planejamento em que a caixa de seleção Usar horizonte firme estiver marcada e dentro do horizonte firme para os itens em que a caixa de seleção Usar horizonte firme estiver desmarcada. No último caso, o Planejamento empresarial poderá planejar no passado (sem horizonte firme).

Por exemplo, há uma demanda de vendas para ontem e o campo de horizonte firme é desativado. O Planejamento empresarial planeja a data final da ordem planejada para ontem, pois o Planejamento empresarial pode planejar no passado nessa situação.

Horizonte firme

A data até a qual o plano de fornecimento de um item e as ordens planejadas estão congelados.

O horizonte firme é expresso como um número de dias ou horas úteis a partir da data em que é realizada a simulação.

Como regra geral, o Planejamento empresarial não gera novamente o plano de fornecimento ou as ordens planejadas dentro do horizonte firme. No entanto, é possível ignorar tal comportamento ao executar uma simulação de plano mestre ou simulação de ordem.

O horizonte firme visa prevenir:

  • Perturbação de ordens já iniciadas (no nível de chão de fábrica).
  • Geração de ordens planejadas com datas iniciais no passado (ou seja, ordens atrasadas).

Normalmente, o lead time do processo de produção de um item é um valor razoável para o horizonte firme.

Unidade de horizonte firme

Selecione Horas ou Dias como a unidade de tempo na qual deseja expressar o horizonte firme.

Se você selecionar Horas, o LN configurará o horizonte firme levando em consideração as horas úteis, começando do ponto no tempo em que o LN gera o planejamento de ordem e somando o valor definido no campo Horizonte firme.

Suponhamos que o horizonte firme seja definido para sete horas e que o horário comercial para todos os dias da semana seja das 8h às 17h. Se o LN gerar o planejamento de ordem na quarta-feira às 13h, o horizonte firme será definido para quinta-feira às 11h.

Horizonte firme de previsão

A data até a qual o Planejamento empresarial ignora a previsão de demanda ao gerar planos mestre e ordens planejadas. Nos primeiros dias após a data atual, o LN não espera receber mais ordens de venda do que as ordens de venda reais já recebidas.

Esse campo contém o valor padrão do campo Horizonte firme de previsão na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Horizonte de ordem

O período de tempo em que o Planejamento empresarial usa planejamento baseado em ordem para planejar o fornecimento.

O horizonte de ordem é expresso como um número de dias úteis a partir da data em que a simulação foi realizada.

Se o horizonte de ordem for zero, o Planejamento empresarial não usará planejamento baseado em ordem para o item em questão.

Para calcular o horizonte de ordem, o LN usa o calendário especificado para a unidade empresarial do armazém padrão ao qual o item de planejamento pertence.

Se você não tiver especificado uma unidade empresarial para o armazém padrão do item de planejamento, o Planejamento empresarial usará o calendário da companhia para calcular o horizonte de ordem.

Nota

O LN move o horizonte de ordem para o fim do período de planejamento em que ele cai, porque o Planejamento empresarial precisa saber se um período de planejamento está dentro do horizonte de ordem.

Horizonte de planejamento

O período em que o LN mantém os dados de planejamento de um item.

O horizonte de planejamento é expresso como um número de dias úteis a partir da data em que a simulação foi realizada.

O Planejamento empresarial não gera planos de fornecimento ou ordens planejadas que estejam além do horizonte de planejamento do item.

Para calcular o horizonte de planejamento, o Planejamento empresarial usa o calendário especificado para a unidade empresarial do armazém padrão ao qual o item de planejamento pertence.

Nota

O Planejamento empresarial move o horizonte de planejamento para o fim de um período de planejamento.

Programações de produção

O período de tempo para o qual o Planejamento empresarial usa programações de produção planejada para planejar o fornecimento.

O horizonte de programação de produção é expresso como o número de dias úteis a partir da data em que a simulação é executada.

Se o valor for zero, o Planejamento empresarial não usará programações de produção planejada para planejar o fornecimento.

Para calcular esse valor, o LN usa o calendário vinculado à unidade empresarial do armazém padrão do item de planejamento.

Nota

Esse campo será aplicável somente se a caixa de seleção Programações de produção repetitiva estiver marcada na sessão Parâmetros de fabricação repetitiva (tirpt0100m000).

Horiz. de operações

O número de dias úteis até o início do horizonte de lead time fixo.

Nota

O início do horizonte de lead time fixo é arredondado para o fim de um período de planejamento. Efetivamente, isso significa que o horizonte de lead time fixo se inicia no próximo período de planejamento.

Se o valor desse campo for maior que o horizonte de ordem, isso significa efetivamente que nenhum horizonte de lead time fixo será usado.

Nota

Se o campo Horiz. de operações for zero, não será possível transferir as ordens planejadas geradas para o nível de execução, porque o Planejamento empresarial não vinculará nenhuma operação de roteiro à ordem planejada. É possível usar essa configuração somente para simulações.

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e do crescimento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Início de horiz. de lead-time fixo.

Lead times
Ordem planej.

O tempo de produção de um item expresso em horas ou dias com base nos elementos de lead time conforme definido nas operações de roteiro.

Segurança

O tempo de segurança definido na sessão de detalhes Item - Ordem (tcibd2100m000).

O tempo de segurança é expresso em dias ou em horas.

Lead time extra

Tempo reservado para atividades extras que são necessárias para concluir totalmente a ordem planejada.

O Planejamento empresarial trata o lead time extra da mesma maneira que o tempo de segurança: a ordem deve ser entregue antes com base no lead time extra.

O lead time extra é expresso em dias ou em horas.

Unidade de lead time extra

Selecione Horas ou Dias no menu suspenso como a quantidade padrão para especificar o Lead time extra.

Entrega fixa

O código de entrega fixa para o item de planejamento envolvido.

Nota

Se esse campo estiver vazio, entrega fixa não será usada para o item de planejamento envolvido.

Atualizar horizontes autom.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN atualizará automaticamente o horizonte de ordem e/ou o horizonte de planejamento quando você executar a sessão Verificar horizontes (cprpd1200m000).

Usar Disponível para transferir lead time

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o fornecimento rastreado de custo sem excesso poderá ser transferido para uma demanda com prioridade mais alta. O novo fornecimento será elevado para preencher a demanda da rastreabilidade de custo original.

Nota

A transferência sem excesso é para fornecimento de estoque e programado.

Se um multiplicador for aplicado ao horizonte mínimo de planejamento, será possível determinar o horizonte de planejamento real.

Capacidade de vendas
Atualização on-line de ATP

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN atualizará o ATP de um item de planejamento on-line se uma transação de estoque planejado ou real for registrada para o item de planejamento.

O LN atualiza o ATP por todo o horizonte de planejamento, mas somente no cenário real.

Nota

As atualizações on-line de ATP requerem poder de processamento e, portanto, desempenho. As atualizações on-line de ATP devem ser usadas somente para:

  • Itens para os quais CTP é verificada on-line
  • Itens para os quais CTP é usada durante o planejamento de distribuição
  • Processos de negócios que requerem valores atualizados de ATP

Você poderá marcar essa caixa de seleção somente se a caixa de seleção Plano mestre estiver selecionada.

Nota

Se a funcionalidade de ATP for usada para um item que não tem nenhum plano mestre, nenhuma atualização on-line de ATP será necessária. Nesse caso, o ATP sempre é calculado on-line.

Crítico em CTP

Um item de planejamento que é crítico em CTP deve ser verificado durante uma verificação de componente CTP para um item de nível superior na lista de materiais críticos. Um recurso que é crítico em CTP deve ser verificado durante uma verificação de capacidade CTP de um item de planejamento, se esse recurso estiver incluído na lista de capacidades críticas do item de planejamento.

Nota

O desempenho (velocidade) da verificação de componente CTP é muito influenciado pelo número de componentes que são verificados. A melhor abordagem é ter somente os componentes mais importantes verificados.

Componente CTP

Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma verificação de componente CTP será realizada para esse item se o CTP desse item for verificado e a quantidade solicitada do item não puder ser coberta pelo estoque disponível.

Capacidade de CTP

Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma verificação de capacidade de CTP será realizada para esse item se o CTP desse item for verificado e a quantidade solicitada do item não puder ser coberta pelo estoque disponível.

Canal ATP

Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma verificação de canal ATP será realizada, além de outras verificações de CTP.

Horizonte firme de CTP

O número de dias úteis a partir do momento atual, durante o qual o LN não executa verificações de CTP.

O horizonte firme de CTP deve ser menor que o horizonte de ATP/CTP.

Durante o período de horizonte firme de CTP, a CTP é considerada zero.

Horizonte CTP

O número de dias úteis a partir do momento atual, durante o qual o LN não executa verificações de CTP.

O horizonte firme de CTP deve ser menor que o horizonte de ATP/CTP.

Durante o período de horizonte firme de CTP, a CTP é considerada zero.

Atualização do plano mestre
Plano de produção

Selecione uma das opções de atualização a seguir na lista suspensa.

Plano de compra

Selecione uma das opções de atualização a seguir no menu suspenso.

Plano de estoque

Selecione uma das opções de atualização a seguir no menu suspenso.

Previsão de demanda

Selecione uma das opções de atualização a seguir na lista suspensa.

Opções
Planej. multicomp. central

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item poderá ser planejado em uma execução de planejamento multicompanhia central.

Se você desmarcar a caixa de seleção Planejamento de multicompanhia na sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000), essa caixa de seleção não estará disponível.

Excluir do rastreamento

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item planejado será excluído do rastreamento.

Nota

Essa caixa de seleção estará desativada se o item de planejamento for um item rastreado do projeto.

Crítico em planejamento mestre

Se esta caixa de controle estiver selecionada, esse item de plano será crítico no planejamento mestre. Isso significa que, no processo de planejamento mestre no Planejamento empresarial, esse item é tratado como um componente crítico.

No planejamento de ordem, todos os componentes são levados em conta. No planejamento mestre, somente componentes críticos são considerados.

Nota

O planejamento mestre usa a lista de materiais críticos (BCM) de um item para planejamento de produção. Como regra, o BCM é derivado da BOM e contém somente os componentes designados como críticos no planejamento mestre. Você pode gerar um BCM para um item na sessão Gerar lista de material crítico (cprpd3220m000).

Previsão
Método geração baseado em previsão

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o plano de estoque será gerado com base na demanda esperada do item de planejamento durante um determinado horizonte de previsão.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o plano de estoque será gerado com base no nível de estoque de segurança e no padrão sazonal.

Previsão de demanda dependente

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o cálculo da previsão de demanda será baseado nos dados de demanda histórica e demanda independente.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o cálculo e o consumo da previsão de demanda serão baseados somente na demanda independente.

Se o cálculo da previsão de demanda levar a demanda dependente em consideração, a previsão também será consumida pela demanda dependente.

Horizonte de previsão

O número de dias no futuro em que o cálculo do plano de estoque se baseia.

O horizonte de previsão é expresso como um número de dias civis.

O cálculo com base em previsão do plano de estoque é baseado no seguinte princípio: O plano de estoque deve ser igual à demanda esperada durante certo horizonte de previsão.

Exemplo

Se o horizonte de previsão é de 10 dias, o LN visa um nível de estoque para cada período de planejamento que seja suficiente para atender à demanda dos próximos 10 dias.

Você poderá acessar esse campo somente se a caixa de seleção Método geração baseado em previsão estiver marcada.

CTP do item de família
Família CTP

Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma verificação de CTP de família será realizada para esse item se o CTP deste item for verificado.

Companhia familiar

A companhia logística em que uma família de itens foi definida.

A companhia da família possibilita redirecionar as verificações de CTP para uma companhia logística central. Quando uma ordem de cliente é recebida, a CTP é verificada no nível da família na companhia central.

Exemplo

Um grande fabricante de artigos esportivos produz bastões de beisebol em vários estados. Um plano mestre central é mantido na sede (a companhia central). Cada companhia tem o bastão definido como item e foram configuradas relações de agregação para uma família de produtos de bastões de beisebol na companhia central.

Item de família

O item de família denota o item ao qual a verificação de CTP pode ser redirecionada.

Valores permitidos

O item deve ter sido definido na companhia da família.

O item de família pode ser um item definido em outra companhia logística.

Início de horizonte CTP de família

O período no qual o LN executa a verificação de capacidade de vendas (CTP) para um item em um nível de família de produtos superior, em vez do nível do próprio item.

A data inicial do horizonte de CTP de família é definida nas configurações do item de planejamento. A data final coincide com o horizonte firme de CTP.

A aplicação da CTP de família depende do período de planejamento em que cai a data de entrega de uma ordem do cliente:

  • Se o período de planejamento cai antes do horizonte de CTP de família, o LN verifica o CTP do próprio item.
  • Se o período de planejamento cai no horizonte de CTP de família, o LN verifica a CTP em um nível de família de produto superior.

Controle de carga de trabalho
Restrição

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a disponibilidade do item de planejamento será uma restrição no planejamento.

Esse campo é usado somente no método de planejamento mestre Controle de carga de trabalho.

Nota

Também é possível marcar a caixa de seleção Restrição para itens a fim de planejá-los com o método de planejamento mestre Controle de carga de trabalho. Observe que, se o item de planejamento em questão estiver presente em mais de um agrupamento de planejamento, você poderá ter um plano de produção somente em um agrupamento de planejamento, porque o armazém especificado na BOM/BCM determinará de qual armazém o Planejamento empresarial recupera os componentes para esse item de planejamento. Para um plano de produção do item X no agrupamento de planejamento 1 e um plano de produção do item X no agrupamento de planejamento 2, o LN usa o mesmo armazém da BCM: no agrupamento de planejamento 1 ou no agrupamento de planejamento 2.

Unidade de plano mestre

A unidade de planejamento para planejamento mestre.

Com a unidade de plano mestre, é possível escolher um mecanismo de planejamento mestre para um item.

Nota

Não é necessário inserir uma unidade de planejamento nesse campo nos seguintes casos:

  • O item é planejado com o planejamento infinito (sem levar qualquer restrição em consideração).
  • O item não tem um plano mestre (a caixa de seleção Plano mestre está desmarcada).
  • Todo o fornecimento é planejado pelo planejamento de ordem (o horizonte de ordem tem a mesma duração do horizonte de planejamento).
  • Nenhum plano de produção é gerado (ou seja, o campo Plano de produção tem o valor (Des)Agregar)

Prioridade

Especifique o nível de prioridade apropriado se tiver marcado a caixa de seleção Restrição.

O Planejamento empresarial levará em consideração a prioridade de um item de planejamento se você usar o controle de carga de trabalho como mecanismo de planejamento mestre e tiver selecionado Sim ou Apenas no campo Considerar prioridade de item da sessão Parâmetros de controle de carga de trabalho (cpwlc2101m000).