Definir lista de materiais críticos

Uma BCM permite planejar itens de gargalo no processo de produção. Exemplos típicos de itens de gargalo são componentes com lead times longos e subconjuntos com carga de alta capacidade para sistemas de produção internos ou externos.

Um recurso importante no Enterprise Planning é o campo Armazém da sessão Planejamento de lista de materiais críticos (cprpd3120m000). É preciso preencher esse campo para evitar que o Enterprise Planning exploda a demanda dependente durante uma simulação de plano mestre para um armazém diferente do usado durante uma execução de planejamento de ordem. Se for especificado um armazém na linha de BOM na sessão Lista de material de produção (JSC) (tibom3610m000), o LN usará esse armazém para preencher o campo Armazém.

Se não for especificado nenhum armazém na linha de BOM, o LN usará o armazém especificado na sessão Item - Ordem (tcibd2100m000) para o item. Também é possível preencher manualmente o campo Armazém.

É possível definir a BCM manualmente nessa sessão ou clicar na opção Gerar lista de materiais críticos no menu Específico para deixar o LN gerar a BCM automaticamente. No último caso, o LN explode a BOM de produção para o nível de BOM crítico mais baixo em que um item crítico pode ser localizado. Para obter mais informações, consulte Itens críticos.

Nota

Se o LN fizer uma lista de materiais críticos, ele considerará as datas de efetividade e de vencimento dos itens, ou seja, a validade do item.

Também é possível gerar uma BCM para itens genéricos.