Para calcular o ATP cumulativo

Na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000), há vários campos que fornecem indicação da quantidade do item que ainda está disponível em determinado momento:

O estoque projetado mostra o nível de estoque esperado com base no estoque anterior, a demanda esperada e o fornecimento planejado (consulte também Calcular o estoque projetado).

O recurso Disponível para Promessa (ATP) é um indicador de disponibilidade de estoque especificamente orientado ao processo de aceite da ordem. Na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000), o ATP é exibido em dois formatos:

  • A ATP para um período de planejamento
  • O ATP cumulativo

Para calcular o ATP cumulativo

O ATP cumulativo de um período de planejamento indica a quantidade de item que ainda é possível prometer entregar a um cliente nesse período de planejamento.

O ATP cumulativo é diferente do ATP em vários aspectos:

  • O ATP cumulativo também leva em conta o ATP (cumulativo) do período anterior.
  • O ATP cumulativo pode se tornar negativo.
  • O ATP cumulativo é corrigido por deficiências de fornecimento no futuro (ou seja, períodos de planejamento em que a demanda real é superior ao fornecimento planejado).

Até certo ponto, o cálculo do ATP cumulativo é semelhante ao do estoque projetado. Contudo, há algumas diferenças importantes:

  • O cálculo do ATP cumulativo considera somente a demanda real, ao passo que o cálculo do estoque projetado usa também a previsão da demanda não consumida.
  • O ATP cumulativo é corrigido para quedas futuras (em períodos em que a demanda real é superior ao fornecimento planejado), ao passo que o estoque projetado não é.

O cálculo do ATP cumulativo pode ser descrito como um procedimento em dois passos:

  1. Calcular um valor de ATP cumulativo (não corrigido).
  2. Corrigir o ATP cumulativo para deficiências na quantidade futura.

No primeiro passo, um ATP cumulativo (não corrigido) é calculado para o período de planejamento atual e cada período posterior dentro do horizonte CTP, como segue:

ATP cumulativo do período anterior + fornecimento planejado total - demanda real total
Nota

Para o período de planejamento atual, não há ATP cumulativo anterior. Em vez disso, é usado o estoque disponível.

No segundo passo, o ATP cumulativo calculado para os vários períodos de planejamento é corrigido para deficiências futuras (períodos com demanda real superior ao fornecimento planejado). Isso é feito da seguinte forma: para cada período de planejamento, o ATP cumulativo é igualado ao valor mais baixo (não corrigido) de ATP cumulativo que ocorre no futuro.

Essa correção aumenta a eficácia do ATP cumulativo como ferramenta de promessa de entrega da ordem, porque torna o ATP cumulativo sensível às deficiências futuras.

O resultado da correção é que o ATP cumulativo não cai ao longo do tempo; ele sobe ou permanece constante.

Exemplo

Esse exemplo supõe que não é preciso fazer reservas de componente CTP.

Período de planejamento atual = 3

Estoque disponível = 10

Período de planejamento 3 4 5 6 7 8 9 10
(Fornecimento planejado - demanda real) 10 30 0 -60 0 40 0 -10
ATP 20 30 0 0 0 40 0 0
ATP cumulativo (não corrigido) 20 50 50 -10 -10 30 30 20
ATP cumulativo (corrigido) -10 -10 -10 -10 -10 20 20 20

Nesse caso, o valor no período 10 é copiado de volta para os períodos 9 e 8, de modo que parte do fornecimento excedente do período 8 seja reservada para compensar a deficiência no período 10.

Além disso, o valor negativo no período 6 é copiado de volta para todos os períodos anteriores. Isso serve para indicar que o fornecimento excedente disponível nesses períodos não deve ser prometido aos clientes, mas deve ser reservado para compensar a (parte da) deficiência do período 6.