Calcular ATP de item
A funcionalidade disponível para promessa (ATP) é calculada para itens com fornecimento no horizonte de ordem ou no horizonte mestre.
A ATP do horizonte de ordem é baseada na demanda e fornecimento no campo ATP da sessão Plano de ordem de item (cprrp0520m000).
Na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000), vários campos fornecem indicação da quantidade do item que ainda está disponível em determinado momento:
- Estoque projetado
- ATP
- ATP cumulativo
O estoque projetado mostra o nível de estoque esperado com base no estoque anterior, a demanda esperada e o fornecimento planejado. Para obter mais informações, consulte Para calcular o estoque projetado
O disponível para promessa (ATP) é um indicador de disponibilidade de estoque especificamente orientado ao processo de aceite da ordem. Na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000), a ATP é exibida em dois formatos:
- O ATP para um período de plano
- O ATP cumulativo
-
Calcular o ATP para um período de planejamento
O ATP para um período de planejamento é um valor de zero ou mais que indica quanto do fornecimento planejado para um período de planejamento ainda não foi utilizado para cobrir a demanda real.
O fornecimento planejado total para um período de planejamento é exibido no campo Total de recebimentos, na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000), e é igual à soma de:
- Plano de produção
- Ordens de produção planejadas
- Recebimentos de produção programados
- Plano de compra
- Ordens de compra planejadas
- Recebimentos de compra programados
- Ordens de distribuição planejadas
- Recebimentos de distribuição programados
A demanda real total é igual à soma de:
- ordens de cliente
- demanda de material dependente
- demanda programada dependente
- demanda de distribuição dependente.
Para o período de planejamento atual e cada período subsequente dentro do horizonte de ATP/CTP, o ATP é calculado como segue:
-
Para o período do plano atual,
O estoque físico é somado ao ATP -
Se o resultado do cálculo de ATP for negativo
O ATP para o período do plano é definido como zero. -
Parte do ATP do item dentro de um período de plano pode ser reservada à chamada reserva de componente CTP
Essa reserva de CTP é subtraída do ATP do item (componente). Consulte Reservas de componente CTP.
-
Reservas de CTP
Se forem ativadas verificações de CTP de componente e/ou de capacidade para um item de planejamento, isso influenciará a maneira com que o LN lidará com níveis negativos de ATP ao atualizar o ATP.
Se o ATP cumulativo de um item de planejamento se tornar negativo, o nível de ATP negativo será repassado para:
- Componentes críticos de CTP do item, como reserva de componente CTP.
- Recursos críticos de CTP do item, como reserva de capacidade CTP.
Nesse caso, a quantidade produzida adicionalmente do próprio item será armazenada como recebimentos de reserva de CTP.
As reservas de CTP são subtraídas do ATP de um item de componente ou da capacidade CTP de um recurso. Isso significa que o ATP de um item é baixado por quaisquer reservas de componente CTP feitas para esse item por itens de nível superior na lista de material (BOM).
-
Promessa de entrega da ordem
O ATP cumulativo é uma ferramenta conveniente para promessa de ordem. Quando se trata de aceitar ordens de cliente, um ATP cumulativo do período de planejamento é um claro indicador da quantidade da ordem que ainda é possível prometer entregar nesse período de planejamento.
Normalmente, quando é feita referência à verificação de ATP de um item (de modo geral), o que de fato é verificado não é o ATP, como mostra a sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000), mas, sim, o ATP cumulativo.
A funcionalidade por trás da noção de ATP cumulativo é posteriormente reforçada por técnicas de verificação de capacidade para promessa (CTP) estendidas. Essas técnicas, além de considerarem o que pode ser prometido com base no fornecimento planejado, também exploram a possibilidade de produzir mais do que o planejamento de fornecimento atual indica.
-
Canais
Na sessão Plano mestre de canal (cpdsp5130m000), é utilizado o canal ATP. O canal ATP não depende da disponibilidade do item, como o ATP do item, mas é derivado da demanda permitida para o canal em questão.