Simulações de alteração líquida

Uma execução de planejamento ou simulação no Enterprise Planning pode ser realizada de dois modos:

  • Regenerativo
  • alteração líquida.

Isso se aplica a planejamento mestre, bem como a planejamento de ordem.

Execução de planejamento regenerativa

Em uma simulação regenerativa, o fornecimento planejado de cada item de planejamento é recalculado, independentemente de os dados de planejamento terem ou não sido alterados desde a última execução.

Uma simulação regenerativa pode levar muitas horas.

Execução de planejamento de alteração líquida

Em uma execução de planejamento de alteração líquida, o plano mestre, ou as ordens planejadas, é gerado novamente somente para itens de planejamento para os quais os dados de planejamento mudaram desde o cálculo anterior e para itens de planejamento afetados por essas alterações.

Em geral, uma execução de alteração líquida leva menos tempo do que uma execução regenerativa.

O LN considera dois tipos de alterações:

  • Mudanças na estrutura de um item, como a lista de material (BOM).
  • Mudanças nas transações de estoque registradas para um item, como os movimentos de inventário relacionados às ordens de venda e de compra.

Data de alteração líquida

A caixa de seleção Alteração líquida da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) indica se um item de planejamento mudou após a execução do planejamento anterior. O LN registra a mais antiga dessas alterações, a data de alteração líquida, no campo Data de alteração líquida.

Durante uma simulação, o LN redefine o status de alteração líquida do item de planejamento.

Nota

O LN mantém uma única data de alteração líquida para o planejamento mestre e o planejamento de ordem.

Itens planejados e alteração líquida

Se uma alteração específica estiver relacionada a um determinado agrupamento de planejamento por meio do armazém, o LN marcará o item planejado relacionado como alterado.

Se uma alteração não estiver relacionada a um agrupamento de planejamento, o LN marcará todos os itens de planejamento do item como alterados.

Exemplo

Suponha que ocorreram os seguintes eventos:

  • em 1° de maio, você executa uma execução completa de planejamento regenerativa.

    O LN redefine os indicadores de alteração líquida de todos os itens planejados.

  • em 2 de maio, você define uma alteração na BOM do item X. A alteração da BOM entra em vigor em 15 de junho.

    O LN marca o item X como alterado para todos os agrupamentos de planejamento e define a data de alteração líquida como 15 de junho.

  • em 3 de maio, você recebe uma nova ordem de venda para 500 peças do item X, a ser entregue em 20 de junho.

    A data de alteração líquida do item X permanece 15 de junho, porque a alteração da BOM entrou em vigor antes da ordem de venda.

  • em 4 de maio, uma ordem de venda para o item X é cancelada. A data de entrega planejada para essa ordem de venda era 30 de maio. A ordem de venda deveria ser entregue de um armazém em JP de agrupamento de planejamento.

    O LN define a data de alteração líquida do item JP X como 30 de maio. O item X em outros agrupamentos de planejamento não se altera.

Para executar uma execução de planejamento de alteração líquida

É possível realizar um planejamento de alteração líquida em uma execução de planejamento mestre e de planejamento de ordem:

  • Planejamento mestre

    Para realizar uma execução de planejamento mestre de alteração líquida, marque a caixa de seleção Execução de alteração líquida na sessão Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000).
  • Planejamento de ordem

    Para realizar uma execução de planejamento de ordem de alteração líquida, marque a caixa de seleção Executar um planejamento de alteração líquida na sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000) ou na sessão Gerar planejamento de ordem (item) (cprrp1220m000). A configuração da caixa de seleção Redefinir alteração líquida no horizonte firme influencia o algoritmo de planejamento no horizonte firme. Para obter mais informações, consulte Data de alteração líquida antes de horizonte firme.
Nota
  • É possível realizar uma execução de alteração líquida somente no cenário real.
  • Quando os dados de planejamento são alterados no nível de cenário (por exemplo, a definição do período de planejamento), é preciso realizar uma execução de planejamento regenerativa.

Alteração líquida do rastreamento

Entre duas execuções de planejamento regenerativo ou de alteração líquida, é possível executar várias atualizações de alteração líquida das informações de rastreamento. Para obter mais informações, consulte Rastreamento para ordens planejadas.