Compensação de ordens de compra
O planejamento de uma ordem de compra depende da escolha do fornecedor. A estratégia de fornecimento, definida na sessão Estratégia de fornecimento (cprpd7120m000), determina um fornecedor na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).
Se nenhum fornecedor for encontrado ou se o fornecedor não puder entregar a quantidade necessária devido a restrições de capacidade, o Enterprise Planning criará uma ordem de compra sem fornecedor.
Um fornecedor de item tem um Horizonte de Lead Time (Dias) definido. Esse horizonte define uma data no futuro. Se a data de início estimada estiver dentro desse horizonte, a ordem de compra será planejada em um nível detalhado.
Caso contrário, o Lead Time calculado (Dias), que foi definido na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), será usado para fins de planejamento. O motivo de usar um prazo de entrega calculado é o mesmo no caso de ordens de produção planejadas: para ganhar performance.
Similar às ordens de produção, no início, a data inicial será estimada usando o lead time calculado para que seja possível escolher o planejamento bruto ou detalhado.
Com fornecedor, dentro do horizonte de lead time
Se estiver planejando em nível detalhado, o lead time de ordem de fornecimento consistirá nos seguintes componentes de lead time:
- tempo de processamento do fornecedor do item
- Tempo de fornecimento
- tempo de transporte (do parceiro de negócios ao armazém)
- tempo de segurança do fornecedor.
O tempo de segurança do fornecedor já fará parte da compensação do Enterprise Planning, que determina a data final de ordem planejada.
A data final planejada será a data de chegada planejada comunicada pelo fornecedor. A compensação da data inicial de ordem será então determinada pelo tempo de transporte, tempo de fornecimento do PN e tempo de processamento interno.
Tempo de transporte
O tempo de transporte é o tempo para entregar as mercadorias do endereço do parceiro de negócios expedidor para o armazém de recebimento. O tempo de transporte é calculado por meio da Freight ou de tabelas de distância em Common:
- se a Gestão de frete (FM) estiver implementada, ela tentará planejar a expedição por meio de uma rota. O tempo de carga e descarga também serão incluídos. Se nenhuma rota for encontrada, serão usadas as tabelas de distância em Common.
- Se a FM não estiver implementada, serão usadas as tabelas de distância para localizar um tempo de expedição. As tabelas de distância baseiam-se na categoria de transporte. A categoria de transporte está vinculada à transportadora (definida por fornecedor de item ou vinculada ao PN). Se não for possível encontrar nenhuma transportadora, o tempo de expedição será selecionado por meio da categoria de transporte Não aplicável.
Com fornecedor, horizonte de lead time externo
Se a data inicial de ordem planejada estimada (a data da necessidade menos a compensação do Enterprise Planning e o lead time calculado) cair fora do horizonte de lead time do fornecedor, a data inicial será planejada usando o lead time calculado. O prazo de entrega calculado é a soma do tempo de processamento, tempo de segurança do PN, tempo de fornecimento e tempo de transporte, calculados em dias. Se um dos componentes detalhados for definido em horas, ele será convertido em dias usando a média de horas por dia na sessão Semanas de trabalho (tcccp0105m000).
O tipo de disponibilidade que lida com o tempo de segurança do PN, o tempo de fornecimento e o tempo de processamento interno da ordem de compra é definido na sessão Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000). O tipo de disponibilidade que lida com o transporte de mercadorias (tempo de transporte) é definido na sessão Parâmetros COM (tccom5000m000).
Sem fornecedor
Se não for encontrado nenhum fornecedor válido, somente o tempo de fornecimento dos dados de compra do item será usado. Esse tempo de fornecimento substitui os tempos de fornecimento do PN, de processamento interno e de transporte.