Unidades em armazenamento
A unidade de efetividade de um item no estoque indica o item (final) da unidade de efetividade em que o item será usado. Por exemplo, se a unidade do item for 15, então o item será usado em uma configuração de um item ou item final com a unidade de efetividade 15. O número de lote é usado para armazenar informações da unidade: o estoque é armazenado no nível de lote e, no lote, a unidade é registrada. Assim, você pode usar unidades de efetividade no estoque somente se um item for controlado por lote. Se o item não for controlado por lote, ele será armazenado com a unidade 0 (zero) no estoque, mesmo que exista uma demanda para uma unidade de efetividade específica.
Para itens que não são controlados por lote, as informações da unidade no fornecimento planejado não são exigidas pelo Infor LN Enterprise Planning. Se esses itens forem armazenados no estoque, as informações da unidade serão perdidas. Para evitar o fornecimento de itens que não sejam controlados por lote, somente é possível marcar a caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000) se a caixa de seleção Lote controlado também for marcada.
Unidades em transações planejadas de estoque
As ordens planejadas que o Infor LN Enterprise Planning gera são transferidas para ordens de produção e de compra. As informações da unidade também são transferidas. É possível visualizar as unidades da ordem nas transações planejadas de estoque:
A demanda nas transações planejadas de estoque (PIT) da polia de acionamento contém informações da unidade. Se houver um requisito de uma unidade específica para um item controlado por lote, a unidade será armazenada nas linhas correspondentes no PIT. Se a ordem de produção planejada para o transportador for transferida para uma ordem de produção, as unidades especificam os materiais estimados. Assim, os requisitos da polia de acionamento contêm informações da unidade, que são registradas nas linha de PIT correspondentes desse item controlado por lote. O fornecimento no PIT é baseado na ordem de produção da polia de acionamento. As unidades não especificam a ordem de produção porque a caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade não está marcada para a polia de acionamento. As linhas de PIT correspondentes não contêm informações da unidade.
Assim, os itens controlados por lote para os quais a caixa de seleção Item final de unidade de efetividade na sessão de detalhes de Itens (tcibd0501m000) está desmarcada e pode ter linhas de demanda no PIT contendo informações da unidade, enquanto as linhas de fornecimento em PIT não são por unidade.
Isso funciona somente se a unidade da linha de demanda for intercambiável com a unidade da linha de fornecimento, que é a unidade 0 (zero). Portanto, a caixa de seleção Unidades de efetividade são intercambiáveis na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000) é marcada se a caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade estiver desmarcada.
Unidade em estoque
Se você armazenar um item no estoque, poderá vincular a unidade de efetividade da configuração do item ou item final em que deseja usar o item. Assim, poderá ver para quais unidades o estoque deve ser usado. No exemplo, é possível visualizar o estoque do padrão de correia do item no nível da unidade.
Observe que é possível vincular uma unidade de efetividade a um item que não seja, em si, de unidade de efetividade. No exemplo, as unidades vinculadas ao padrão de correia no estoque se referem ao transportador, o item final da unidade de efetividade. A correia em si não é um item de unidade de efetividade para o qual haja unidades definidas.
O número de lote é usado para armazenar informações da unidade: o estoque é armazenado no nível de lote e, no lote, o número da unidade é registrado. Assim, o LN pode exibir o estoque no nível da unidade. Assim, é possível armazenar o estoque no nível da unidade somente se o item for controlado por lote. Se o item não for controlado por lote, ele será armazenado com a unidade 0 (zero), embora a demanda seja para uma unidade específica.
No exemplo, a polia de acionamento, o parafuso e a roda não são controlados por lote. Assim, unidades específicas não são registradas no estoque para esses itens.
Uma ordem de produção para o transportador dá baixa em uma unidade específica da polia de acionamento. Uma vez que nenhuma unidade é fornecida do estoque, o LN simplesmente fornece a unidade 0 (zero). O LN verifica se o item é controlado por lote. Se esse for o caso, as linhas de saída para a polia de acionamento em Warehousing têm a unidade 0 (zero).
Entrada de unidades
Se um item for controlado por lote, você poderá recebê-lo no nível da unidade. Durante o recebimento, a unidade é inserida. Não é possível inserir a unidade para itens que não sejam controlados por lote, pois o estoque desses itens não pode conter unidades.
No exemplo, você liberará a ordem de compra WG2000003. As linhas de entrada dessa ordem contêm as informações da unidade. Depois de liberar a ordem de compra, é possível receber o padrão da correia solicitado pela ordem de compra.
Na guia Linha de recebimento do recebimento de armazém, o LN exibe a unidade. Para exibir os detalhes da linha de recebimento de armazém, inicie a sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000) e clique duas vezes em uma linha de recebimento.
Na guia Item, Local, insira o número de lote. Para gerar o número do lote, clique em .
A outra linha de compra é recebida da mesma maneira.
Depois de ambas as linhas terem sido recebidas, é possível visualizar as informações da unidade no estoque.
Saída de unidades
Também é possível realizar o Procedimento de saída no nível da unidade de efetividade.
Uma ordem de produção, ou outro tipo de ordem, por exemplo, uma odem de venda, pode solicitar uma unidade. Se nenhuma unidade for solicitada, a saída é realizada para a unidade 0 (zero). Se você tiver solicitado uma unidade, mas o item relevante não for controlado por lote, nenhuma informação da unidade será armazenada na linha de saída, pois nenhuma unidade será armazenada no estoque. O procedimento de saída pode ser realizado somente para uma unidade específica se o item for controlado por lote.
No exemplo, uma ordem de produção foi criada para as unidades 9595 e 9596. A unidade é preenchida nas linhas de saída dos componentes controlados por lote. Nas linhas de saída do componente que não são controladas por lote, nenhuma unidade é preenchida.
O padrão da correia, a polia de acionamento e o motor são controlados por lote. Portanto, as linhas de fornecimento em PIT contêm informações da unidade. Como consequência, as informações da unidade também são armazenadas nas linhas de saída. Para cada unidade, uma linha de saída separada é gerada. A polia traseira não é controlada por lote, assim, as unidades não determinam a saída para esse item. Portanto, somente uma linha, com a quantidade 2, é gerada para o item. Uma linha de saída do padrão da correia contém a unidade. A linha de saída da polia traseira não contém uma unidade específica: unidade 0 (zero) significa "nenhuma unidade".
Se você liberar o aconselhamento de saída para a correia padrão, o aconselhamento de saída conterá a unidade.
Durante o restante do procedimento de baixa, não é preciso preencher a unidade manualmente.