Unidades em planejamento empresarial
Explodir unidades
O planejamento de ordem no Enterprise Planning explode as unidades de efetividade através da estrutura de produto multinível. Durante a explosão, o Enterprise Planning leva em conta as exceções definidas no nível de roteiro e da linha da BOM.
O LN comunica as informações da unidade a níveis inferiores da estrutura de produto. Demanda para uma unidade do item de nível superior gera fornecimento para essa unidade específica. Esse fornecimento cria demanda para a unidade um nível abaixo na estrutura.
Porém, explodir as informações da unidade para todos os níveis e itens na estrutura não é obrigatório. Para muitos itens, não é preciso saber qual unidade de nível superior gerou a demanda. É possível usar a caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000) para determinar se as informações da unidade são comunicadas a ordens de fornecimento (compra planejada e ordens de produção, ordens de distribuição) do item.
Se você desmarcar a caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade, as informações da unidade não serão usadas para as ordens de fornecimento do item. Isso previne a geração de várias linhas de fornecimento no plano de ordem de item, para o qual as informações da unidade não são relevantes.
A configuração da caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade também depende da caixa de seleção Lote controlado na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000). Para obter mais informações, consulte Unidades em armazenamento.
No exemplo, o único item fabricado sem fornecimento de unidade de efetividade é a polia de acionamento. Os outros itens fabricados têm um fornecimento de unidade de efetividade.
A figura a seguir ilustra como uma unidade é explodida no Enterprise Planning. Nessa figura, existe a demanda para a unidade X. Para cada nível, a figura mostra quais itens na estrutura possuem ordens planejadas contendo a unidade. Uma vez que a polia de acionamento não tem fornecimento de unidade de efetividade, as ordens planejadas da polia de acionamento não contêm a unidade X. Embora exista demanda para a unidade X, o fornecimento não é gerado para uma unidade específica. Em vez disso, o LN usa a unidade 0 (zero), que representa a configuração padrão. Porque o fornecimento para a polia de acionamento é para a unidade 0, a demanda para o parafuso também é para a unidade 0.
Se a caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade estiver marcada para o componente da polia de acionamento, a demanda para o componente ainda será a unidade 0 (zero). A explosão da unidade de nível superior termina na polia de acionamento.
Se você inserir duas odens de venda, os números da unidade aparecerão nas linhas de demanda no plano de ordem do item para a correia transportadora.
Uma execução de planejamento de cima para baixo é realizada para o transportador. Para cada linha de demanda, é gerada uma linha de ordem de produção planejada separada para cada unidade. Embora as duas ordens de produção planejadas tenham a mesma data de entrega, as ordens não são combinadas, uma vez que oferecem unidades de efetividade diferentes.
No nível do plano de ordem de item de MOTOR, um fornecimento de unidade de efetividade é gerado outra vez.
A sessão Ordem planejada - movimentações de estoque (cprrp0511m000) mostra as movimentações de estoque planejadas da unidade de efetividade da ordem de produção planejada.
Para a polia de acionamento, a caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade é desmarcada na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000). Assim, no plano de ordem de item, nenhum fornecimento de unidade de efetividade é gerado para a demanda efetiva da unidade. Na sessão, o fornecimento de 2 é exibido para a unidade 0, que é a configuração padrão. O fornecimento para o item pai, transportador, é de unidade de efetividade, o que resulta em uma demanda que também é de unidade de efetividade.
Mesma configuração
O sistema de planejamento verifica se uma configuração é igual para várias unidades. Se as configurações de unidades de efetividade para um item específico diferirem, são geradas ordens de produção separadas. Se a BOM e o roteiro forem iguais, a configuração é considerada igual. Se a configuração for igual, as unidades poderão ser combinadas em uma ordem de produção, se permitido, de acordo com as ouras regras de planejamento, como intervalo de ordem. Uma ordem combinada consiste em várias linhas.
Por exemplo, suponha que você crie duas linhas de odens de venda com linhas para várias unidades de um transportador, e duas dessas linhas tenham a mesma configuração. Se você gerar as ordens planejadas, o plano de ordem do item para o transportador terá uma ordem de produção planejada com linhas separadas para as duas unidades.
Capacidade de intercâmbio
Suponha que exista uma demanda para uma unidade intercambiável com outra unidade. Se não houver nenhum estoque da unidade solicitada, mas houver para outra unidade, o sistema de planejamento consumirá o estoque da outra unidade, em vez de criar o fornecimento para a unidade solicitada.
Exceções por estratégia de recurso
Para determinar a estratégia de recurso por unidade ou necessidade, é possível definir exceções na sessão Exceções (tcuef0105m000), que pode ser iniciada usando o menu adequado da sessão Estratégia de recurso (cprpd7110m000). Por exemplo, no caso da unidade 10, a demanda pelo motor deve ser comprada. Uma demanda para a unidade 11 deve ser produzida. Você pode, inclusive, definir que, por exemplo, 75 por cento do fornecimento para uma unidade específica precisam ser produzidos e 25 por cento da unidade devem ser comprados.
Exceções por item - parceiros de negócios de compra
O Enterprise Planning usa exceções definidas na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000). Para determinar um fornecedor por unidade ou requisito, é possível definir exceções para cada combinação de item e fornecedor. Se, por exemplo, você criar uma ordem de compra para a caixa de câmbio de um transportador, o fornecedor A deve fornecer a unidade 20. Se a unidade de compra for referente à unidade 21, o fornecedor B deve fornecer a ordem.