Registro tributário em um país estrangeiro - conceitos
Departamentos
Para registro tributário, a entidade legal à qual um departamento pertence é importante. Como uma entidade legal se reflete no LN depende de como você modela a empresa. É possível definir uma entidade legal como uma companhia financeira ou como um grupo de companhias financeiras.
Uma filial é um departamento situado em um país que pertence a uma entidade legal baseada em outro país.
Por exemplo, uma empresa com uma entidade legal na Dinamarca pode ter uma filial na Finlândia, que, por sua vez, pertence à entidade legal na Dinamarca. Nesse caso, a companhia deve ter um número de imposto para a filial na Finlândia. Para transações tributáveis na Finlândia, o departamento de vendas pode usar o número de imposto da filial na Finlândia porque os dois departamentos pertencem à mesma entidade legal.
Departamentos em vários países que pertencem à mesma entidade legal podem usar os números de imposto um do outro para transações tributáveis no país do outro departamento.
Para dar suporte ao registro de imposto e ao relatório em países estrangeiros, dois tipos de departamento estão vinculados às transações:
-
O departamento administrativo
O departamento que cria e mantém a ordem e que determina detalhes como a série do número de ordem, o livro de preços, as taxas e os diversos valores padrão para as ordens. O departamento administrativo é um departamento de vendas, de compras ou de serviços. -
O departamento financeiro
O departamento que determina a companhia financeira para a qual a transação deve ser lançada e que é responsável pela declaração tributária no país de imposto da ordem. O país de origem da companhia financeira deve ser o país de imposto da ordem. O departamento financeiro é um departamento de contabilidade da companhia financeira.
Se houver um número do imposto para a companhia financeira do departamento administrativo no país de imposto da ordem, o departamento financeiro será igual ao departamento administrativo.
Os dados financeiros da ordem
O LN recupera os detalhes financeiros de uma ordem ou fatura, como taxas monetárias, várias tolerâncias e detalhes do imposto, da companhia financeira do departamento financeiro no cabeçalho da ordem. Por padrão, o país do imposto é o país de origem da companhia financeira do departamento financeiro.
É possível alterar o departamento financeiro de uma linha ou cabeçalho da ordem somente de modo manual. Se o departamento financeiro mudar, o LN altera os detalhes financeiros conforme a configuração desses dados na companhia financeira do novo departamento financeiro. Taxas monetárias inseridas manualmente no cabeçalho da ordem são substituídas e, se necessário, é preciso inseri-las novamente. A taxa monetária e o fator da taxa do cabeçalho de uma ordem aplicam-se a todas as linhas da ordem.
Para obter detalhes sobre como o LN gera cotações de vendas, ordens de vendas e ordens de serviço tributáveis em outros países, consulte:
- Registro tributário em um país estrangeiro - ordens de vendas.
- Registro tributário em um país estrangeiro - ordens de serviço.
Relações de transferência de mercadorias
Para baixas e recebimentos na Warehousing, o LN verifica a relação de transferência de mercadorias entre o armazém e o departamento financeiro da ordem para determinar o tipo de faturamento da transferência de mercadorias. Se a ordem envolver uma entidade legal em um país estrangeiro, o departamento financeiro da ordem é o departamento de contabilidade.
Para dar suporte ao registro tributário em países estrangeiros em um ambiente multicompanhias, é possível definir relacionamentos entre os seguintes tipos de entidade:
- armazém e departamento de contabilidade
- departamento de contabilidade e departamento de vendas
- departamento de compras e departamento de contabilidade
- departamento de contabilidade e departamento de contabilidade
Para saber mais, consulte a Configuração do comércio intercompanhia – visão geral.