Visão geral da gestão de imposto
A gestão de impostos no LN consiste nos seguintes processos:
-
Registro tributário
O registro tributário consiste no cálculo e no lançamento dos valores do imposto para transações tributáveis.
A configuração do registro tributário define a maneira como o LN calcula e lança os valores do imposto. A configuração de gestão de impostos do LN é muito flexível e detalhada, de modo que, para a maioria das situações e tipos de transação, as taxas tributárias padrão e os valores tributários calculados estão corretos. Para saber mais, consulte Configuração do registro tributário.
-
Declarações de impostos
O processamento de uma declaração tributária consiste em preparar e enviar a declaração tributária às autoridades fiscais e pagar os valores devidos ao departamento de cobrança. Para cada tipo de declaração de imposto, é preciso definir um mestre da declaração.
Para saber mais, consulte Criar uma declaração de imposto e Processar declarações de imposto.
Em alguns países, é preciso enviar a declaração de imposto usando transferência eletrônica do arquivo de declaração para o departamento de cobrança. Para saber mais, consulte Transferência automática de declarações de imposto.
Se você não desejar usar a funcionalidade de imposto do LN, deverá realizar as etapas descritas em Desativar a funcionalidade de imposto.
Sistemas tributários
O LN distingue os seguintes tipos de sistemas tributários:
- imposto sobre vendas, também chamado de imposto sobre vendas do destino ou imposto sobre vendas e uso.
- imposto sobre valor agregado (IVA).
O imposto sobre valor agregado pode ser combinado com o imposto retido na fonte.
Para todos os tipos de impostos, é possível definir exceções e isenções.
Para todos os tipos de impostos, é preciso definir códigos de imposto. Para saber mais, consulte Usar códigos de imposto.
Para determinar as taxas tributárias para transações e linhas de fatura às quais o imposto se aplica, o LN usa o código de imposto e o país de imposto. Entre outros detalhes, o LN compara o país natal da companhia financeira com o país do fornecedor ou do cliente da ordem para determinar se imposto doméstico ou imposto de importação ou exportação se aplica a uma transação.
Imposto sobre vendas
O imposto sobre vendas é um tipo de imposto a ser pago sobre mercadorias e serviços à sua entrega ao consumidor. A parte que entrega o produto final ao cliente é responsável por pagar o imposto. O local de destino determina a quais autoridades o imposto deve ser pago.
Na América do Norte e no Canadá, o imposto sobre vendas geralmente deve ser pago às jurisdições tributárias com autoridade sobre o local em que as mercadorias ou serviços são recebidos ou consumidos. Se o ponto de origem e o local de destino ficarem em jurisdições diferentes, os impostos sobre vendas irão aplicar-se. Em muitos casos, várias jurisdições têm autoridade sobre o mesmo local. É possível usar um provedor de impostos para calcular os diversos valores de imposto. Para saber mais, consulte Imposto sobre vendas.
Imposto de renda 1099-MISC
Nos Estados Unidos, o Serviço da receita federal (IRS) é a agência do governo responsável por aplicar os regulamentos tributários. O 1099-MISC é um dos tipos de receita incluídos, e determinados pagamentos a fornecedores estão sujeitos ao relatório sob esses regulamentos.
É possível configurar o relatório de pagamento 1099-MISC. Para saber mais, consulte o relatório 1099-MISC.
Imposto sobre valor agregado
Imposto sobre valor agregado é um imposto percentual indireto a ser pago sobre todas as mercadorias e serviços fornecidos ao cliente ou a outras empresas, por exemplo, em produtos finais entregues a um distribuidor ou revendedor e sobre produtos intermediários entregues a um fabricante. O local de fornecimento determina a quais autoridades o imposto deve ser pago.
Organizações que usam imposto sobre valor agregado normalmente devem aplicar dois conjuntos de taxas tributárias:
- Taxas de imposto doméstico para transações de vendas e compra dentro do país de origem.
- Taxas de imposto para transações de importação e exportação.
Organizações baseadas nos países da UE também devem relatar suas transações com outros países membros da UE. Para saber mais, consulte Relatório de transação da UE.
É possível configurar o imposto sobre valor agregado como descrito na Configurar o registro tributário.
O LN também tem suporte para os seguintes tipos especiais de imposto sobre valor agregado:
-
Imposto sobre o consumo
O imposto sobre o consumo é uma forma de imposto sobre valor agregado ao qual se aplicam regras específicas. Esse tipo de imposto é cobrado no Japão. Para saber mais, consulte Imposto sobre o consumo. -
Imposto de selo
Se você usar notas promissórias, em alguns países, será necessário pagar imposto de selo sobre elas. O imposto de selo é um tipo de imposto aplicado a notas promissórias. O imposto de selo consiste em um valor fixo, em vez de uma percentagem. Dependendo do país da sua companhia, se você emitir notas promissórias, pode ser obrigado a pagar imposto de selo sobre elas. - Para minimizar o valor do imposto de selo a ser pago, é possível dividir o valor a pagar de uma nota promissória. Em vez de emitir uma nota promissória para todo o valor, o LN gera várias notas promissórias que, juntas, cobrem o valor. Para saber mais, consulte Imposto de selo.
-
Imposto sobre ordens de frete
Para linhas de ordem de frete e faturas de frete, o LN fornece o código de imposto e o país de imposto padrão. Em todos os casos, é possível alterar manualmente o país do imposto e o código tributário, se necessário. Para saber mais, consulte Códigos de imposto para ordens de frete.
Retenção na fonte de imposto de renda e contribuições sociais
Em muitos países, em situações específicas, as companhias são legalmente obrigadas a reter imposto de renda e/ou contribuições sociais a pagar devidas do pagamento de faturas de compra e pagar o valor diretamente ao departamento de cobrança tributária. Por exemplo, a retenção de impostos de renda e contribuições sociais pode se aplicar aos serviços prestados por companhias de subcontratação, agências de emprego e trabalhadores a autônomos.
Para saber mais, consulte Impostos e contribuições sociais retidos na fonte.
Se for necessário pagar impostos de selo em notas promissórias, será possível definir os impostos de selo como descrito em Imposto de selo.