Nivelamento de carga de trabalho e modificação no plano.
Ao carregar um novo plano
O nivelamento de carga de trabalho pode ser realizado no momento da criação de um novo plano. O nivelamento é realizado diretamente após o carregamento das atividades. Com ou sem nivelamento de carga de trabalho, os atributos do planejamento paralelo definem os grupos que são criados quando um novo plano é criado. Entretanto, sem o nivelamento de carga de trabalho, é criado somente um grupo para cada combinação exclusiva de valores de atributo paralelos. Com o nivelamento de carga de trabalho, um conjunto de grupos e um grupo são criados para cada combinação exclusiva dos valores de atributo paralelos.
Quando um novo plano é criado junto com o nivelamento da carga de trabalho, os grupos criados podem fazer parte de conjuntos de grupo ou não. Grupos independentes também podem ser criados. Portanto, um novo plano pode incluir um conjunto de grupos ou mais e um grupo independente ou mais.
As modificações que devem ser implementadas são:
- Quando o grupo ou a atividade está disponível, o LN tenta localizar um conjunto de atributos correspondente para o grupo que deve ser usado para nivelamento da carga de trabalho.
- Quando não houver um conjunto de atributos correspondente ao grupo, o conjunto de grupos também não estará disponível. Portanto, o nivelamento de carga de trabalho será ignorado.
- Quando houver um conjunto de atributos correspondente ao grupo, o conjunto de grupos também estará disponível. Portanto, o nivelamento de carga de trabalho deverá ser realizado.
No momento, todas as atividades estão vinculadas a um único grupo. Quando todas as atividades são carregadas, o nivelamento de carga de trabalho é realizado. Os atributos de planejamento paralelo são considerados para o conjunto de grupos e para o grupo.
Ao adicionar atividades a um plano existente (gerar o plano novamente)
Em um plano, pode haver conjuntos de grupos com vários grupos. As novas atividades são sempre adicionadas ao primeiro grupo de um conjunto de grupos. Sendo assim, após o carregamento de novas atividades, o plano inclui as atividades existentes e as novas atividades.
Quando novas atividades são adicionadas ao plano existente, o nivelamento de carga de trabalho é diferente do nivelamento de carga de trabalho realizado em um novo plano. Veja a seguir os possíveis cenários:
- Conjuntos de grupos com somente um grupo - são criados quando as novas atividades são carregadas. O processo de nivelamento de carga de trabalho nesse cenário:
- Crie novos grupos.
- Distribua as atividades de cada conjunto de grupos por todos os grupos do conjunto.
- Conjuntos de grupos com vários grupos aos quais não são adicionadas novas atividades. Não são realizadas alterações nesses grupos.
- Conjuntos de grupos com vários grupos aos quais novas atividades são adicionadas. O processo de nivelamento de carga de trabalho nesse cenário:
- Verifique se é necessário criar novos grupos para o conjunto de grupos.
- Distribua as novas atividades no conjunto de grupos em todos os grupos do conjunto.
Ao adicionar atividades a um plano existente (manter o plano existente)
Quando novas atividades são adicionadas a um plano existente e esse plano não é modificado (com exceção da adição de novas atividades), o LN procura o grupo correto para essas atividades. Se o grupo estiver disponível, o LN deverá verificar:
- Se o grupo faz parte de um conjunto de grupos. O grupo do conjunto com a primeira data final é selecionado. A atividade é adicionada a esse grupo.
- Se o grupo não fizer parte de um conjunto de grupos. A atividade é adicionada a esse grupo.
Ao planejar as atividades
- As atividades de um conjunto de atividades são ordenadas antes de seu planejamento. Quando o nivelamento de carga de trabalho é executado, as atividades podem ser ordenadas com base na primeira data inicial, data inicial planejada, data final planejada e última data final. Quando as atividades são planejadas, uma nova opção de ordenação é incluída: a última data inicial. A última data inicial de uma atividade é calculada a partir da última data final e da duração da atividade. Quando a atividade estiver planejada retroativamente a partir da última hora final, a última hora inicial estará disponível. Observação: O calendário, o tipo de atividade e o fuso horário da atividade são utilizados para calcular a última data inicial.
- Quando as caixas de seleção Respeitar primeira data inicial para ordem de serviço, ordem de trabalho e atividades planejadas não estiverem marcadas na sessão Parâmetros de planejamento de recursos (tsspc0101m000), poderá haver tempo ocioso entre duas atividades. Nesse caso, o algoritmo de tempo ocioso deverá ser executado para minimizar o tempo ocioso tanto quanto possível. Observação: A diferença entre executar o algoritmo de tempo ocioso para o nivelamento de carga de trabalho e durante o processo de planejamento é:
- No caso do processo de planejamento, o tempo ocioso é minimizado usando as atividades do mesmo conjunto de atividades. Dessa forma, uma atividade nunca poderá ser movida para outro conjunto de atividades ou grupo.
- No nivelamento de carga de trabalho, o tempo ocioso é minimizado usando as atividades que ainda não foram atribuídas a um grupo. Dessa forma, as atividades podem ser movidas para outro conjunto de atividades ou grupo.