Cenários de comércio intercompanhia Frete – processo e configuração
Os custos de frete são faturados por um departamento logístico para um armazém, departamento de vendas ou outro departamento.
Se uma ordem de frete for criada para uma ordem, como uma ordem de venda, ordem de transferência ou ordem de compra, o departamento logístico pagará os custos do frete. Se especificado para ser compensado pelos custos de frete, o departamento logístico envia uma fatura interna ao departamento de vendas, ao armazém ou ao departamento de compras em cujo nome os custos de frete são incorridos. O departamento logístico e outros departamentos são definidos como entidades.
Nesse cenário, um departamento logístico é a entidade de vendas e um armazém, departamento de vendas ou outro departamento de compra é a entidade compradora na ordem de comércio intercompanhia.
A ordem de origem é a ordem de frete. Quando a ordem de frete é criada, o aplicativo verifica qual entidade é responsável pelo planejamento de frete e qual entidade deve pagar os custos de frete. Se uma relação de comércio intercompanhia estiver definida entre o departamento logístico que incorre nos custos de frete e a entidade que deve pagar os custos de frete, será criada uma ordem de comércio intercompanhia. As linhas de transação são criadas quando são feitas entregas para as ordens de frete. No cenário de Frete, as ordens relacionadas não são definidas.
Configuração interna de Freight
Para usar o cenário Frete, é necessária uma configuração específica. Isso envolve definir:
- As entidades responsáveis pelo planejamento de frete
- As entidades que devem pagar os custos de frete
- Um acordo de comércio intercompanhia, regras de preço de transferência e uma relação de comércio intercompanhia.
As entidades responsáveis pelo planejamento de frete
Se uma ordem necessitar de transporte, uma das entidades envolvidas no cumprimento da ordem será responsável pelo planejamento de frete. Por exemplo, para uma ordem de transferência de armazém, dois armazéns estarão envolvidos.
É possível especificar qual das entidades (armazéns no exemplo anterior) é responsável pelo planejamento de frete no campo Responsável pelo planejamento da sessão Responsabilidades de frete interno (tcitr2130m000).
Em Freight, os departamentos logísticos estão vinculados a armazéns e, por meio dos tipos de ordem de origem, a outras entidades.
Quando o processo de criação de ordem de frete tem início, o departamento logístico vinculado à entidade responsável pelo planejamento é utilizado para criar ordens de frete, expedições e cargas em Freight.
Se uma ordem necessitar de transporte, e um único armazém estiver envolvido, esse armazém será responsável pelo planejamento de frete em Freight. Por exemplo, isso se aplica a uma ordem de venda em que um armazém e um departamento de vendas estejam envolvidos. Nessa situação, mais nenhuma configuração é necessária.
Porém, para transferências do armazém, dois armazéns estão envolvidos; para entrega direta, nenhum armazém está envolvido. Por padrão, a entidade de origem é responsável pelo planejamento de frete nessas situações. Para transferências do armazém, a entidade de origem é o armazém da baixa. Para entrega direta, este é o departamento de compras. Se a configuração padrão não for necessária, será preciso especificar a entidade de destino responsável na sessão Responsabilidades de frete interno (tcitr2130m000).
As entidades que devem pagar os custos de frete
Se um armazém e um departamento estiverem envolvidos em uma ordem que necessite de transporte, por padrão, o departamento deverá pagar os custos de frete. Para transferências do armazém, o armazém de expedição deve pagar por padrão; para entrega direta, é o departamento de compras. Se a configuração padrão não for necessária, será preciso especificar a entidade de destino responsável no campo Custos de frete pagos por da sessão Responsabilidades de frete interno (tcitr2130m000).
Acordo de comércio intercompanhia, regras de preço de transferência e relação comercial
Também é necessário definir uma relação de comércio intercompanhia com o cenário de comércio intercompanhia Frete na sessão Relação de comércio intercompanhia (tcitr2600m000). Nessa relação, a parte de origem é o departamento logístico que envia a fatura de frete, e a parte de destino é aquela que paga pelos custos de frete. Essa é a parte padrão descrita na sessão anterior ou a parte selecionada no campo Custos de frete pagos por da sessão Responsabilidades de frete interno (tcitr2130m000).
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço comercial