Há diferentes tipos de cartas de crédito e vários cenários em que cartas de crédito (L/C) são usadas. O procedimento básico de carta de crédito:
- Contrato de compra e venda
O comprador e o vendedor elaboram um contrato de compra e venda. O contrato de compra e venda entre o comprador e o vendedor estipula que o pagamento seja feito por meio de uma carta de crédito.
- Comprador candidata-se para a carta de crédito
O comprador solicita que seu banco emita uma carta de crédito. A carta de crédito deve estar em conformidade com o contrato de compra e venda.
- Emitir carta de crédito
O banco emissor envia a carta de crédito ao banco consultor.
- Aconselhar carta de crédito
O banco consultor verifica a autenticidade da carta de crédito e encaminha a carta de crédito ao vendedor.
O vendedor verifica se:
- A carta de crédito corresponde aos termos e condições do contrato de compra e venda.
- Ele pode cumprir as necessidades da carta de crédito dentro do período especificado ou até a data especificada.
- Ele pode gerar os documentos estipulados na carta de crédito. Esses documentos incluem fatura, documentos de transporte, como conhecimento de embarque ou certificados de qualidade.
- Preparar expedição
Depois de garantir que os termos da carta de crédito possam ser atendidos, o vendedor gera as mercadorias e prepara a expedição.
- Apresentar documentos
O vendedor prepara os documentos que comprovam que as mercadorias estão prontas para expedição e apresenta esses documentos ao banco consultor. O banco consultor envia os documentos ao banco emissor.
- Pagamento
O banco emissor verifica os documentos e, se aprovados, transfere o pagamento ao vendedor por meio do banco consultor.
- Transferência de documento
O banco emissor entrega os documentos ao comprador. Os documentos permitem ao comprador liberar as mercadorias da alfândega e tomar posse delas. O comprador paga ao banco emissor.
Emendas
Quando a carta de crédito é aconselhada ao vendedor pelo banco consultor, o vendedor verifica se as necessidades da carta de crédito podem ser atendidas. Se o vendedor não puder cumprir algum termo ou condição da carta de crédito, ou se a carta de crédito diferir do contrato de compra e venda, o vendedor deverá notificar o importador e solicitar uma emenda à carta de crédito.
Por exemplo, o vendedor pede para estender a data de vencimento e a última data de expedição se não puder fabricar as mercadorias a tempo. Um importador pode solicitar uma emenda para aumentar o valor da carta de crédito para comprar uma maior quantidade de mercadoria.
Quando todas as partes chegam a um acordo, a emenda é incorporada aos termos da carta de crédito e informada ao exportador por meio do banco consultor. O vendedor inicia a expedição depois que as emendas foram acordadas.