Plantas e departamentos
As plantas e departamentos são usados para manter dados e configurações de processos de negócio específicos.
Departamentos
Nos departamentos de vendas, compra e serviço, as configurações e dados mestre são definidos com relação ao processo administrativo como faturamento e gestão de ordens.
Em um departamento, dados como série de número de ordem, livros de preços, taxas e vários valores padrão são mantidos. Por exemplo, em um departamento de compras, as configurações de métodos de pagamento, faturamento retroativo, pagamentos preparados do fornecedor e autofatura são mantidas. Em um departamento de vendas, as configurações relacionadas a acordos de vendas com clientes são mantidas.
Plantas
As configurações da planta controlam os processos de logística e de produção. No processo de compra, por exemplo, o fornecedor, o preço, os lead times de entrada e as transportadoras são determinadas pela planta.
A posição de plantas e departamentos no processo de compra
No processo de compra, o foco está na logística, em vez do aspecto comercial. A planta de recebimento requer mercadorias, como itens a serem vendidos a clientes ou materiais necessários para produzir um item concluído. As configurações de logística envolvidas no recebimento das mercadorias são definidas na planta.
Os dados de compra do item por planta são obrigatórios. No entanto, as configurações comerciais definidas no departamento de compras são necessárias somente se forem diferentes das configurações de companhia padrão.
A posição de plantas e departamentos no processo de venda
No processo de vendas, acontece o contrário: o foco está no aspecto comercial. Os dados logísticos definidos para a planta não afetam os acordos com os clientes. Por exemplo, se uma entrega de mercadorias for mais cara porque foram entregues de um centro de distribuição diferente, isso não afetará o preço acordado com o cliente. A única alteração para o cliente é que a alfândega e outros documentos de transporte serão diferentes se as mercadorias forem expedidas de outro país.
Os dados do item relacionados ao cliente e definidos no departamento de vendas são obrigatórios. Já as configurações de item de logística definidas para a planta são necessárias somente se forem diferentes das configurações de companhia padrão.
A planta de um departamento
O departamento é vinculado a uma planta.
A planta em que um departamento de compra, venda ou serviço está localizado pode ser diferente daquela que gerencia as atividades de compra, venda ou serviço.
Por exemplo, o departamento de compra de Nova York está localizado na planta de Nova York. Nela, a equipe do departamento de compras de Nova York trabalha. No entanto, esse departamento cuida da compra de materiais para as plantas de produção de Boston, Filadélfia e Pittsburgh.
Assim, a planta de Nova York não está envolvida nos processos de compra que o departamento de compras de Nova York controla para Boston, Filadélfia e Pittsburgh. No entanto, os contratos de rascunho, confirmações de ordem e assim por diante devem ser enviados para o endereço da planta de Nova York. Portanto, a planta em que um departamento está localizado é importante por conta do endereço e de visões gerais, que mostram os locais em que as atividades ocorrem.
A planta em que um departamento está localizado é especificado no campo Parte da planta destas sessões:
- Departamentos de venda (tdsls0512m000)
- Departamentos de compras (tdpur0112m000)
- Departamentos de serviço (tsmdm1100m100)