Comunicação de rede EDI externa
Sempre que o controlador de intercâmbio inicia a sessão Comunicação direta de rede (ecedi7205m000), ele usa semáforos para indicar ao software externo/de comunicação que está processando mensagens no momento.
O mecanismo de semáforo usa arquivos vazios no diretório de comando da rede para indicar que um determinado processo está ativo ou pronto para ativação. Esse mecanismo garante que o EDI ERP e o software de comunicação/tradução não tentem acessar simultaneamente os mesmos arquivos no mesmo diretório.
Quando o software de tradução/comunicação (tradutor) fica ativo, ele cria um arquivo chamado Comm.yes no diretório de comando. Esse arquivo permite que o EDI ERP saiba que um tradutor está ativo (mas não necessariamente processando).
Se a rede EDI externa for configurada para gerar mensagens EDI além de importar mensagens durante a comunicação direta de rede, o EDI gerará, primeiro, mensagens de saída. A seguir, o EDI cria um arquivo chamado Command.fil no diretório de comando após o EDI terminar de gerar as mensagens de saída.
Se o processo não estiver gerando mensagens de saída no momento, ele criará o arquivo Command.fil mediante a ativação da comunicação direta de rede. A existência do arquivo Command.fil informa ao software de tradução/comunicação que o EDI está terminando o processamento e que o software de tradução/comunicação está livre para iniciar o processamento.
O software de tradução/comunicação lê qualquer mensagem criada pelo EDI e gera qualquer mensagem recebida de parceiros de negócios externos.
Depois da geração das mensagens, o EDI exclui o arquivo Command.fil do diretório de comando. A ausência do arquivo Command.fil informa o EDI que o software de tradução/comunicação concluiu seu processamento e que o EDI está livre para começar a ler mensagens de entrada.