Conformidade com euro
De 1º de janeiro de 1999, empresas que usam uma moeda que faz parte da União econômica e monetária (EMU) não podem realizar a contabilidade em euros.
O LN está em conformidade com o euro, o que significa que é possível usar o LN para:
- concluir transações com parceiros de negócios que usem euro
- realizar relatórios de contabilidade e financeiros em euros.
Os seguintes recursos do LN aceitam o uso do euro:
- multimoedas
- triangulação
Para configurar a conformidade com euro, é preciso:
- Indicar na sessão Moedas (tcmcs0102m000) se as moedas pertencem à EMU.
- Definir as taxas de câmbio monetário para converter as moedas da EMU para euro na sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000). O euro deve ser a moeda de base para essas taxas de câmbio.
- configurar suas companhias financeiras de uma destas maneiras: como companhias multimoedas dependentes que usam euro como moeda de referência como companhias de uma única moeda que usam euro como sua moeda Companhias logísticas devem usar a mesma moeda de referência que as companhias financeiras relacionadas.
Moedas da EMU devem ser convertidas para euros usando as taxas de câmbio fixas. O euro deve ser a moeda de base para essas taxas de câmbio. Para isso, o LN converte moedas da EMU para euro usando as taxas de câmbio da moeda definidas na sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000). É preciso basear as taxas de câmbio em euro. Por exemplo, EUR 1 = NLG 2,2037. Não é possível selecionar outras taxas de câmbio em outras sessões, por exemplo, no nível da ordem.