Sistema multimoedas independente

Use um sistema multimoedas independente em países com uma moeda local instável. Por exemplo, é possível relatar às autoridades fiscais na moeda local e usar uma moeda mais estável para a gestão financeira da companhia.

É possível usar um sistema multimoedas independente em um ambiente de uma única companhia e em um ambiente multicompanhia (vários países) do LN.

Definir as moedas

Cada companhia logística e financeira em um ambiente multimoedas independente deve ter a mesma:

  • Moeda de referência
  • moeda local
  • moeda de relatório 1
  • moeda de relatório 2

Cálculo independente

É preciso definir a taxa de câmbio de cada moeda externa para cada moeda local. O LN converte todos os valores de moeda externa para todas as moedas locais, além de calcular e registrar os valores em cada moeda local de modo independente.

As taxas monetárias também não são usadas entre as moedas locais de um sistema multimoeda independente. Portanto, as moedas locais são independentes.

Cálculo de ganhos e perdas de câmbio

Converter os valores da transação diretamente da moeda da transação nas moedas locais pode resultar em inconsistências entre os valores de transação nas diferentes moedas.

Por exemplo, as taxas de câmbio de USD para CHF e de DEM para CHF podem ser inconsistentes com a taxa de câmbio entre USD e DEM. Isso pode ser causado pela alteração das taxas de câmbio entre as moedas, o que costuma ser o caso com moedas que estão sujeitas a inflação alta.

Em um sistema multimoeda independente, é possível usar a sessão Calcular ganho e perda (tfgld5202m000) para calcular as diferenças em valores causadas pelas alterações nas taxas de câmbio. O LN lança as diferenças em uma conta contábil específica que pode ser definida na sessão Parâmetros da companhia financeira (tfgld0503m000).