Tipos de disponibilidade
O tipo de disponibilidade define uma semana útil. Para cada um dos sete dias úteis, ele especifica as horas inicial e final do horário de trabalho para cada dia.
Exemplo
Uma companhia tem o seguinte horário de trabalho padrão:
- operações de produção das 8h às 18h
- os armazéns estão abertos das 8h às 16h
- o departamento de serviço está ativo das 9h às 18h.
É possível modelar essa situação com um único código de calendário (COMP), para o qual são definidos três tipos de disponibilidade: PRD (produção), WHS (armazém) e SRV (serviço).
Os calendários resultantes são:
- COMP/PRD
- COMP/WHS
- COMP/SRV
Exemplo
Uma companhia tem três departamentos: produção, armazéns e serviço.
Todos os três têm o mesmo horário de trabalho (8h–17h), mas os feriados variam conforme o departamento.
É possível modelar essa situação com um único tipo de disponibilidade (STDHRS) e três códigos do calendário diferentes (PRD, WRH e SRV)
Os calendários resultantes são:
- PRD/STDHRS
- WRH/STDHRS
- SRV/STDHRS
Uma variação disso seria definir um código de calendário para a companhia (COMP) contendo todos os dias úteis e feriados comuns aos departamentos. Os calendários PRD, WRH e SRV teriam o calendário COMP como calendário pai, mas contendo somente os feriados específicos do departamento.
- Para obter mais informações sobre o uso de tipos de disponibilidade em outros pacotes, consulte Usar calendários.
- Pacotes de sequenciamento externo não podem usar vários tipos de disponibilidade. Se você integrar com um pacote de sequenciamento externo, será preciso definir um calendário separado para cada atividade. Para obter mais informações, consulte Integração do calendário com pacotes de programação externos