Estrutura do calendário e configuração

É possível usar vários calendários em uma companhia, da gestão de tempo básico com os calendários de semana útil e companhia até calendários detalhados para tarefas específicas. Dependendo da quantidade de detalhes de que a companhia precisa, é possível configurar uma estrutura que conte com vários códigos de calendáriotipos de disponibilidade e semanas úteis.

  • Semanas úteis

    É possível definir semanas úteis em Semanas de trabalho (tcccp0105m000) e seus dias úteis nas sessões Dias de trabalho (tcccp0130m000). As semanas úteis especificam as horas disponíveis e podem ser definidas de várias maneiras: horas regulares, dois turnos semanais e feriados podem ser definidos.

    É possível definir semanas úteis para um período específico na sessão Semanas de trabalho da data de efetividade (tcccp0106m000).

  • Códigos do calendário

    Todos os códigos do calendário têm um período definido em que estão ativos. Códigos do calendário filho dependem dos períodos de tempo dos seus calendários pai. Um calendário filho não pode se estender além do período de tempo do seu pai. Portanto, não é possível definir uma data inicial do calendário secundário anterior à data inicial do calendário primário, nem uma data final do calendário secundário posterior à data final do calendário primário.

  • Tipos de disponibilidade

    É possível vincular códigos de calendário a tipos de disponibilidade na sessão Tipos disponibilidade de calendário (tcccp0150m000). Para obter mais informações, consulte Tipos de disponibilidade

  • Horas de trabalho do calendário

    Na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000), é possível visualizar os detalhes do calendário efetivo para cada data. Se os detalhes de uma data específica tiverem sido derivados do calendário primário ou da semana útil ou ainda de uma exceção de calendário, o campo Derivado de indicará PaiSemana de trabalho ou Exceção.

    Um calendário pode ter vários horários de trabalho em uma data, por exemplo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No entanto, todos os horários de trabalho devem derivar de uma única origem.

    Conforme a data específica em um calendário, os horários de trabalho são:

    • Derivados da semana útil.
    • Derivados do calendário pai.
    • Derivados de exceções do calendário
    • Derivados da sessão Dias não laborais (tcccp0119m000), se a data estiver indisponível para planejamento.
    • Especificado manualmente.
    • Caminho de pesquisa do calendário

      Se um processo de planejamento não conseguir localizar o calendário para um funcionário ou outro recurso em particular, o LN pesquisa um calendário definido para o departamento, as unidades empresariais e, por fim, o calendário da companhia. Cada processo de planejamento usa um caminho de pesquisa fixo para calendários definidos pelo aplicativo LN. Esse caminho de pesquisa sempre termina no calendário da companhia e é independente dos calendários que você definiu.

Nota

Se você usar o Pacote de conteúdo do Enterprise Modeler com LN, considere usar o assistente DCO0030 (Configuração de calendário) para configurar calendários. É possível executar esse assistente predefinido na sessão Assistentes por modelo de projeto (tgwzr4502m000), após especificar o modelo de função de negócios da sua companhia. Consulte Modelo da função de negócios.