Processamento de faturas
É necessário criar uma fatura para poder imprimir um rascunho. A impressão do rascunho é necessária para realizar a verificação inicial de dados básicos da fatura, como ID de IVA do cliente, condições de pagamento e texto legal.
Depois de ser impressa, a fatura é legal. Se, nesse estágio, a fatura não estiver correta, será necessário cancelá-la e recriá-la.
Quando o usuário tiver imprimido um rascunho da fatura opcionalmente, será necessário enviar a fatura para aprovação. Seu status será imediatamente definido como Aprovação pendente, o que significa que a fatura estará bloqueada para processamento. Qualquer sessão que processe um conjunto de faturas ignorará essa fatura. O status enviado para o ION Workflow será Pronto para impressão. O status é armazenado e estará visível na fatura após a aprovação da fatura em ION Workflow.
Se um usuário executar a sessão Compor/Imprimir/Lançar faturas (cisli2200m000) como uma única etapa, será necessário enviar todas as faturas para aprovação do ION Workflow. Portanto, esse processo é interrompido e não pode ser completamente executado para faturas que precisam ser compostas, impressas e lançadas. As faturas que exigem somente impressão e lançamento e que têm o status Pronto para impressão podem ser processadas, obviamente.
Após a aprovação da fatura no ION Workflow, seu status é definido como Pronto para impressão e, daí em diante, será possível selecionar a fatura para impressão e lançamento finais.
Se a fatura for rejeitada no ION Workflow, o status da fatura será redefinido como Bloqueado. A partir de então, será necessário corrigir os dados. Depois disso, será possível enviar a fatura novamente para aprovação do ION Workflow. Esse processo pode ser repetido várias vezes.
Processamento direto e ION Workflow
Alguns tipos de fatura no LN permitem o processamento direto, como ordens de cobrança (Order Management), notas de crédito/débito (Financials) e faturas de venda manuais (Invoicing).
Mesmo que o ION Workflow esteja implementado, somente as ordens de cobrança serão ativadas para processamento direto, enquanto as notas de débito/crédito e faturas de venda manuais estarão sujeitas à aprovação do ION Workflow.