Tornar armazéns controlados por local

Conforme os volumes de mercadorias entrando e saindo do armazém aumentam, a necessidade de uma gestão de armazém mais avançada na forma de controle de local pode surgir.

É possível ativar controle de local para um armazém sem estoque, ou seja, um armazém recém-definido, ou um armazém que tenha sido definido, mas ainda não tenha sido colocado em uso, ou para um armazém para o qual haja estoque presente.

Para que o estoque de um armazém não seja controlado conforme o local, marque a caixa de seleção Locais na sessão Armazéns (whwmd2500m000).

Este tópico descreve a ativação de controle de local para armazéns com estoque. Em resumo, para criar um armazém com estoque controlado por local, na sessão Alterar sistema do local (whwmd3205m000), copie as informações da estrutura de estoque e ponto de estoque dos itens do armazém para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000). Nessa sessão, você atribui os itens a locais determinados nessa sessão ou define antecipadamente na sessão Armazém - Locais (whwmd3500m000) ou Locais fixos (whwmd3502m000).

Na sessão Atribuir locais (whwmd3105m000), depois de atribuir os locais, você copia as informações ajustadas novamente para as sessões de estrutura de estoque e ponto de estoque, atualizando os locais atribuídos ao estoque. Ao atualizar as informações, o LN ajusta os procedimentos de armazenamento.

Pré-requisitos

Antes de copiar as informações sobre o item para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000), há alguns pré-requisitos a serem considerados.

Os dados de estoque copiados para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000) devem corresponder o máximo possível ao estoque real para limitar discrepâncias de estoque após o processo, quando os dados do estoque são copiados de volta para o armazém.

Para limitar discrepâncias de estoque e antes de copiar os dados de estoque, conclua estas etapas:

  1. Verifique se não há recebimentos não confirmados.

    Verifique o status da linha na sessão Visão geral do status da linha de entrada (whinh2119m000). Somente os status Aberto e Armazenado são válidos.

  2. Verifique se todas as linhas de expedição estão confirmadas ou fechadas.

    Verifique o status da linha na sessão Visão geral do status da linha de saída (whinh2129m000). Somente os status Aberto e Expedido são válidos.

  3. Verifique se todas as inspeções de estoque foram processadas.
  4. Verifique se todo o aconselhamento de saída foi removido.
  5. Verifique se todas as contagens cíclicas ou ordens de ajuste foram processadas.
  6. Repita as etapas anteriores para recebimentos e expedições parciais.
  7. Bloqueie o armazém para movimentações de entrada e saída.

    Para isso, na sessão Armazéns (whwmd2500m000), marque as caixas de seleção Bloqueado para entrada e Bloqueado para saída.

    Uma vez que pode haver movimentações de estoque logo antes de você bloquear o armazém, não é possível excluir a possibilidade de ocorrência de discrepâncias de estoque.

Procedimento

Para tornar um armazém controlado por local, conclua estas etapas:

  1. Inicie a sessão Alterar sistema do local (whwmd3205m000).
  2. Selecione o armazém a ser tornado controlado por local.
  3. Selecione os itens que se tornarão controlados por local ou serão copiados para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000).
  4. Se necessário, insira um local de recebimento, inspeção, rejeição ou preparação nos campos de local.
  5. Para realizar uma execução de teste e imprimir um relatório antes de copiar de fato os dados ou tornar os itens controlados por local, marque a caixa de seleção Imprimir relatório e, na caixa de grupo Modo atual., selecione Simular.

    Para copiar de fato os itens para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000) ou tornar os itens controlados por local, selecione Atualizar. Observe que, nesse ponto, os pré-requisitos devem ser cumpridos.

  6. Clique em Obter pontos de estoque para abrir a execução de teste ou para copiar de fato os itens para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000).
  7. Inicie a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000).
  8. Consulte o armazém para o qual você copiou os dados do item nas etapas anteriores.
  9. Insira um novo local no campo Novo local para cada item, conforme necessário. O local inserido nesse campo substituirá o local presente no campo Local proposto quando você atualizar as informações de local e estoque. A atualização das informações é descrita na etapa final deste procedimento.

    Não é possível inserir locais fixos no campo Novo local. É preciso criar locais fixos antecipadamente na sessão Locais fixos (whwmd3502m000). Ao copiar os dados do item para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000) como descrito nas etapas anteriores, os locais fixos são exibidos no campo Local proposto.

  10. Se você desejar dividir o estoque de um item em particular em mais de um local, no menu adequado, selecione Dividir e, na nova linha que aparece, insira um local e a quantidade a ser armazenada nele.

Tornar itens controlados por local

Os itens copiados para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000) devem ser controlados por local. Isso porque não é possível atribuir itens não controlados por local para um local. Se você armazenar um item não controlado por local em um armazém controlado por local, os itens serão armazenados sem referência a um local de carga ou separação, tornando o sistema de localização do armazém ineficaz.

Às vezes, os itens armazenados em um armazém não controlado por local são controlados por local. Isso porque esses itens também são armazenados em um armazém controlado por local. É possível copiar esses itens para a sessão Atribuir locais (whwmd3105m000) sem antes torná-los controlados por local.

Nota

Os itens contidos em unidades de gestão não próprias não podem ser tornados controlados por local. Para tornar esses itens controlados por local, remova-os da estrutura de unidade de gestão primeiro.