Cálculo da quantidade de fornecimento, número de sinais e demanda média diária

O cálculo da quantidade de fornecimento para os loops kanban, do número de sinais kanban e da demanda média diária é realizado na sessão Dados de item por armazém (whwmd2110s000).

O LN calcula a quantidade de fornecimento padrão para loops kanban multiplicando a quantidade de fornecimento do sinal pelo número de sinais kanban.

O número de sinais kanban é especificado ou calculado pelo LN. Se for calculado, esta fórmula será usada:

Número de sinais kanban = D * T * (1+B/100)/Q
Legenda
D Demanda média diária
T Cobertura de estoque
B Pulmão
Q Quantidade fornec.

Demanda média diária

A demanda média diária para itens (finais) do armazém atual é baseada nas ordens de produção Produção (JSC) e ASC. Os itens fornecidos pela ordem kanban são usados para montar ou produzir os itens (finais). A demanda média diária é usada para calcular o número de sinais kanban necessário para suprir de modo eficaz um armazém de chão de fábrica.

O valor do campo Demanda média diária pode ser calculado ou especificado manualmente. Se calculado, o LN determinará essa demanda para o período definido pelos horizontes histórico e futuro, especificados nos campos Horizonte Kanban para demanda de histórico e Horizonte para demanda futura.

No horizonte futuro, o LN verifica as baixas planejadas para as ordens de produção, na sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000). Baixas planejadas com uma data no passado também são incluídas.

No horizonte histórico, o LN verifica as baixas concluídas para as ordens de produção na sessão Item - Armazém - Transações de estoque (whinr1510m000).

A quantidade de demanda assim determinada é dividida pelo número de dias de trabalho com ou sem baixas planejadas ou concluídas para produção dentro dos horizontes definidos.

O campo Usar zero dias para demanda média diária da sessão Parâmetros de dados mestres do armazém (whwmd0100s000) é usado para determinar se os dias de trabalho sem produção podem ser incluídos no cálculo da demanda média diária.

Por exemplo, se os horizontes futuro e histórico abrangerem cinco dias, mas houver uma produção planejada ou real em quatro dias dentro desses horizontes, a demanda média diária será baseada em quatro dias se os dias com produção zero não forem incluídos. Se eles forem incluídos, a demanda média diária será baseada em 5 dias.

Se os dias de trabalho com produção zero forem incluídos, o uso diário médio será menor do que seria sem incluir dias de trabalho com produção zero.

Cobertura de estoque

Esse é o número de dias dentro do horizonte futuro, que costuma representar o lead time de um produto final para o qual a demanda do componente é coberta pelo estoque disponível. O lead time é o tempo de transporte adicionado ao tempo de produção.

A cobertura de estoque é usada para calcular o número de sinais kanban. O valor no campo Cobertura de estoque é especificado manualmente.

Pulmão

Uma percentagem da demanda média diária usada para calcular o número de sinais kanban e a quantidade de fornecimento padrão de ordens kanban. Essa percentagem é adicionada à demanda média diária, o que resulta em uma quantidade de fornecimento padrão maior para as ordens kanban. Isso é usado para evitar entregas insuficientes.

Percentagens além de 100% são permitidas.

Data da compensação

Para o horizonte futuro, é possível especificar uma data de compensação.

A data da compensação ajuda a identificar um pico ou uma queda na demanda de um período futuro para que você possa ajustar as quantidades de fornecimento de modo adiantado.

Quantidade de fornecimento de sinal

A quantidade de itens que devem ser fornecidos em um sinal kanban. Essa quantidade é especificada manualmente.