Inspeções do armazenamento

No LN, é possível inspecionar os itens recebidos, os itens armazenados no estoque e os itens a serem expedidos. Por exemplo, é possível usar inspeções para:

  • verificar a qualidade das mercadorias solicitadas de um novo fornecedor
  • monitorar um fornecedor com histórico de problemas de qualidade
  • verificar a qualidade das mercadorias de saída que foram danificadas a caminho do local de preparação.

Para itens recebidos a serem inspecionados, o LN cria inspeções de entrada. Para itens a serem expedidos que requerem inspeção, o LN cria inspeções de saída. Para itens armazenados no estoque, o LN cria inspeções de estoque. Este tópico aborda inspeções de entrada e saída. Consulte Inspeções de estoque para obter informações sobre inspeções de estoque.

O procedimento de inspeção de entrada é um dos principais procedimentos de armazenamento no LN. É possível adicionar ó procedimento de inspeção a um procedimento de armazenamento se a configuração para o armazenamento, o fornecedor ou o item exigir inspeção do item.

Diferentemente de inspeções de entrada, a inspeção de saída não é um procedimento de armazenamento em si, mas uma atividade que você pode adicionar ao procedimento de saída. É possível adicionar a etapa de inspeção de saída a um procedimento de armazenamento se a configuração para o armazenamento, o fornecedor ou o item exigir inspeção do item.

Criar cabeçalhos e linhas de inspeção

Uma inspeção de entrada e saída consiste em um cabeçalho de inspeção e uma ou mais linhas de inspeção.

Durante o processo de entrada e saída, o LN cria inspeções para itens que requerem inspeção de acordo com a configuração do parâmetro de inspeção. Não é possível criar manualmente inspeções de armazenamento.

Como especificar e processar resultados de inspeção

Para inspeções de entrada e saída, primeiro especifique os resultados da inspeção e, então, processe a inspeção, o que a finaliza.

Especificar os resultados da inspeção para uma inspeção de entrada envolve aprovar, rejeitar, destruir ou descartar os itens inspecionados. Para uma inspeção de saída, isso envolve aprovar, rejeitar ou descartar os itens inspecionados.

Os itens destruídos devem sempre ser pagos ao fornecedor, enquanto que, para itens descartados, os fornecedores nem sempre são envolvidos e a liquidação depende da situação. A disponibilidade do descarte depende da configuração do parâmetro de quarentena.

Após processamento

Depois de processar uma inspeção de entrada, os itens aprovados são adicionados ao estoque. Para armazéns controlados pelo local, um aconselhamento de entrada do local de inspeção ao local de armazenamento deve ser gerado e armazenado. A configuração do procedimento de armazenamento determina se isso é feito de modo automático ou manual. Para armazéns não controlados por local, os itens aprovados são armazenados automaticamente.

Os itens rejeitados são enviados a um local de quarentena ou armazém de quarentena para gerir melhor ou remover do estoque por meio de uma ordem de ajuste. Isso depende da configuração do parâmetro de inspeção e quarentena.

A quantidade destruída faz parte da quantidade aprovada, mas é removida do estoque. Isso ocorre porque o fornecedor deve ser pago pelas mercadorias destruídas. As mercadorias normalmente são destruídas para fins de teste ou por algum acidente pelo qual o fornecedor não é responsável.

Os itens descartados são removidos do estoque por meio de uma ordem de ajuste.

Para inspeções de saída, é possível aprovar, rejeitar ou descartar itens. As quantidades aprovadas serão expedidas. Os itens rejeitados são enviados a um local de quarentena ou armazém de quarentena para mais gestão, ou removidos do estoque por meio de uma ordem de ajuste com um código de motivo para a rejeição. Isso depende da configuração do parâmetro. É possível visualizar a ordem de ajuste na sessão Histórico de ordens de ajuste (whinh5570m000).

Para inspecionar unidades de gestão

A configuração da unidade de gestão determina se as unidades de gestão são geradas, devem ser criadas pelo usuário ou não são usadas para itens no fluxo de entrada e/ou saída. Se as unidades de gestão forem geradas, isso ocorrerá quando o cabeçalho de inspeção e as linhas de inspeção forem criadas.

Se houver unidades de gestão para linhas de inspeção ou cabeçalho de inspeção de entrada ou saída, você pode especificar os resultados da inspeção para as unidades de gestão ou nas linhas de inspeção.

Configuração

Para usar inspeções de entrada ou saída, é preciso especificar os itens que requerem inspeção e configurar os procedimentos de armazenamento específicos. Inspeções de entrada geralmente são realizadas em locais de inspeção específicos, enquanto itens de saída são inspecionados em um local de preparação, em vez de um local de inspeção. Se seus armazéns forem controlados por local, será preciso definir locais de inspeção para inspeções de entrada. Configuração específica é necessária se os itens rejeitados durante a inspeção precisarem ser geridos em um armazém de quarentena ou local de quarentena.

Integração de gestão de qualidade

Se as inspeções de Quality forem aplicáveis a um item, ordem e/ou parceiro de negócios, tanto as inspeções de Quality quanto as inspeções de Warehousing estarão envolvidas no processo de inspeção de entrada e/ou saída.