Definições de embalagem

Uma definição de embalagem especifica como os itens devem ser embalados.

Por exemplo, de acordo com a definição do pacote ABC, o item Abridor de Latas 001 é embalado em caixas do tipo B. A caixa tipo B é empilhada em paletes do tipo P. Cada caixa do tipo B contém 100 itens X e 50 caixas do tipo caixa B são empilhados em um palete do tipo P.

No LN, estes tipos de definição de embalagem estão disponíveis:

  • Definições de embalagem variável
  • Definições de embalagem mista
  • Definições de embalagem fixa

As definições de embalagem mista e variável usam unidades de gestão para determinar a estrutura de embalagem de um item.

As definições de embalagem fixa são usadas com ou sem unidades de gestão.

Os elementos de embalagem das definições de embalagem fixa são definidos como itens de embalagem e unidades de armazenamento, e, opcionalmente, unidades de gestão.

As unidades de armazenamento são exibidas no estoque de ponto de estoque e, portanto, as estruturas de embalagem de definições de embalagem fixas são exibidas na sessão Item - Estrutura de estoque (whinr1550m000) e na sessão Item - Definição de embalagem - Níveis de embalagem (whwmd4540m000). Se unidades de gestão forem usadas, a estrutura de embalagem de definições de embalagem fixa também será exibida na sessão Unidades de gestão (whwmd5130m000).

As estruturas de embalagem de definições de embalagem variável são exibidas na sessão Unidades de gestão (whwmd5130m000).

Existem definições de embalagem em dois níveis, um nível geral e um nível de item. O nível geral inclui informações gerais sobre como os itens são empacotados e como a embalagem é estruturada.

Definições de embalagem mista são usadas somente a nível geral.

Uma definição de embalagem de nível geral pode ser usada como modelo básico para definições de embalagem no nível do item.

Para ser implantada, a definição de embalagem deve ser definida a nível do item. Isso será feito vinculando a definição de embalagem a um item e, se necessário, ajustando as informações e a estrutura de embalagem para o item.

A definição de embalagem a nível do item é usada para determinar a estrutura de embalagem de itens para processos de entrada, saída ou inspeção. Nesses processos, as unidades de gestão que compõem a estrutura de embalagem são geradas, a menos que as definições de embalagem fixa sem unidades de gestão sejam usadas.

Definições de embalagem variável

Uma definição de embalagem variável é usada para definir estruturas da unidade de gestão para estes tipos de itens:

  • Produto
  • Itens da lista
  • Itens da BOM

Uma estrutura de unidade de gestão de uma definição de embalagem variável pode incluir vários itens de embalagem, mas somente um tipo de item comercializável. Para usar o exemplo anterior, um palete não pode incluir (materiais de embalagem para) Abridor de latas 002 além do Abridor de latas 001. Os itens da lista e os itens da BOM podem incluir vários itens do componente, mas você não pode especificar como os itens do componente são empacotados.

As relações entre os nós da estrutura de unidade de gestão são definidos pelo usuário. É possível definir vários nós com vários itens de embalagem para cada nó, exceto o nó principal.

Exemplo

Nessa imagem, a caixa A e a caixa B representam os nós 2 e 3, que estão ambos no segundo nível do nó, logo abaixo do nível superior. O palete inclui 10 caixas do tipo A e 25 caixas do tipo B. A caixa A contém 50 itens X e a caixa B contém 30 itens X.

É possível usar a mesma definição de embalagem variável para definir as estruturas da unidade de gestão para diferentes itens. Para cada item ao qual a definição de embalagem está vinculada, é possível especificar os nós, os itens de pacote e as quantidades de itens de embalagem para os nós.

Portanto, esse método é uma maneira mais flexível de definir estruturas de embalagem que a definição de embalagem fixa.

Definições de embalagem variável são úteis, por exemplo, para itens vendidos a vários parceiros de negócios com diversos requisitos de embalagem.

Exemplo

A definição de embalagem no nível geral Z consiste em um palete X, 15 caixas do tipo A e 40 caixas do tipo B. A nível de item, a definição de embalagem Z está vinculada ao item 0001, item 0002, item 0003 e ajustado para cada item da seguinte maneira:

  • 150 itens 0001 são empacotados em 3 caixas tipo A.
  • 100 itens 0002 são empacotados em 2 caixas tipo A.
  • 300 itens 0003 são empacotados em 10 caixas tipo A
  • 400 itens 0003 são empacotados em 40 caixas tipo B.

Definições de embalagem fixa

A definição de embalagem fixo é o único tipo de definição de embalagem que pode ser usado com ou sem unidades de gestão.

As informações de embalagem são definidas nos níveis de embalagem de uma definição de embalagem fixa.

Se unidades de gestão forem usadas, o nível de embalagem será usado para gerar a estrutura de unidade de gestão das unidades de gestão usadas para embalar os itens.

Uma definição de embalagem fixa é usada para estes tipos de itens:

  • Produto
  • Itens da lista
  • Itens da BOM
Nota

Definições de embalagem fixa não são usadas nas linhas de recebimento se um dos seguintes se aplicar:

  • o recebimento é por componente
  • O item é um item serializado de baixo volume

Uma estrutura de embalagem para uma definição de embalagem fixo pode incluir vários itens de embalagem, mas somente um tipo de item comercializável. Um palete não pode incluir (materiais de embalagem para) creme azedo e iogurte além de caixas de leite, como mostra a imagem a seguir.

Definições de embalagem fixo são úteis se os itens sempre forem empacotados da mesma maneira.

Relacionamento de embalagem com estoque

Definições de embalagem fixas têm uma relação com o estoque. Se um local tiver um item armazenado em uma unidade de estoque de base chamada, por exemplo, peças, um registro de estoque e um registro de estrutura de estoque são incluídos para as peças. Isso lhe permite pesquisar o estoque para os vários tipos de embalagem.

Por exemplo, se o estoque for necessário por palete, é possível localizar o estoque. Se o estoque for necessário por peças e o item estiver armazenado em um nível de embalagem superior, a quantidade da unidade de estoque é convertida para os níveis superiores de embalagem.

Por exemplo, se você usar a definição de embalagem da tabela a seguir, uma quantidade de 45.505 peças é convertida em dois paletes PLB completos (400 peças), 110 caixas BXB cheias (de 50 peças) e cinco peças separadas.

Nível Conteúdo
1 peças
2 BXB (uma caixa com 50 peças)
3 PLB (palete de 400 BXB = 20.000 peças)

Definições de embalagem mista

Definições de embalagem mistas são usadas para definir estruturas da unidade de gestão que incluem mais de um tipo de item.

Só é possível vincular itens a uma definição de embalagem mista no nível de definição de embalagem geral.

Definições de embalagem misto são usadas para validar unidades de gestão de estilo livre criadas manualmente. Se você definir manualmente unidades de gestão para vários itens listados em uma ordem, é possível validar a configuração da unidade de gestão criada manualmente com relação a uma definição de embalagem mista que inclua um modelo de unidade de gestão para esses itens e unidades de gestão.

A validação é usada para evitar que sejam cometidos erros ao criar as unidades de gestão manualmente.