Usar taxas históricas para reconhecimento de receita de contrato de serviço

Ao calcular o valor da receita do contrato para um período fiscal, o valor da parcela faturado na moeda nacional deve ser usado para recuperar as taxas de câmbio históricas, em vez de as taxas de câmbio definidas para a moeda do contrato (transação) e a moeda local da companhia.

Faturar parcela de contrato

O valor líquido da parcela será faturado somente na moeda da transação. Quando a linha faturável é processada na sessão Parcelas de contrato (tsctm4100m000), os valores da fatura são calculados na moeda local usando a data aplicável na fatura. A parcela do contrato é atualizada com o valor de fatura/receita na moeda local e o Status da parcela é definido como Lançado.

Quando o método Reconhecer receita do contrato é definido como Direto por parcela na sessão Parâmetros de gestão de contrato (tsctm0100m000), é gerada uma transação de integração na sessão Faturamento 360 (cisli3600m000) com o campo de tipo de Documento de origem definido como Contrato de serviço.

Calcular a receita do contrato

O valor de receita do contrato, expresso na moeda da transação, é usado para calcular os valores de receita na moeda local da companhia, quando as receitas do contrato são calculadas para períodos de receita. Para calcular as receitas do contrato, as taxas monetárias são aplicadas a partir da parcela do contrato lançada na sessão Parcelas de contrato (tsctm4100m000).

Para reconhecer a receita do contrato, o LN procura a parcela lançada, com base no contrato inteiro ou em uma configuração individual do contrato.

A parcela do contrato pode estar vinculada às linhas de configuração ou não.

Se as parcelas de contrato não estiverem vinculadas às linhas de configuração do contrato, todas as parcelas lançadas serão consideradas.

Se parcelas do contrato estiverem vinculadas às linhas de configuração do contrato, o LN considerará somente a parcela do contrato para as linhas de configuração vinculadas, ou seja, no momento do reconhecimento da receita, a parcela do contrato lançada deverá ter um número de alteração e um número da linha de configuração igual ao número de alteração e número da linha de configuração da linha de receita.

Nota
  • Para reconhecimento da receita, o Tipo de parcela para o contrato deve ser definido como Parcela periódica, Parcela manual ou Parcela de fechamento na sessão Parcelas de contrato (tsctm4100m000).

Quando as parcelas de contrato não estiverem disponíveis, as taxas de câmbio para calcular o valor da receita na moeda nacional serão recuperadas com base na nova taxa, na data específica e no tipo de taxa de câmbio do contrato. Quando as parcelas de contrato estão disponíveis, a primeira parcela do contrato com a possibilidade de alocação de receita é selecionada. Quando os períodos de receita anteriores não estão disponíveis, o valor da receita na moeda nacional é calculado usando as taxas da primeira parcela de contrato lançada.

Calcular a receita do contrato manualmente

Quando a receita do contrato é calculada manualmente, as alocações não se baseiam nas parcelas de contrato lançadas. Quando você define manualmente o valor da receita na moeda da transação, também é necessário especificar o valor da receita nas moedas locais. As taxas de câmbio (com base na Data do sistema) são utilizadas para calcular o valor da receita na moeda local.

Reconhecer a receita

Quando as receitas do contrato são reconhecidas, o Status da linha de receita é definido como Reconhecido na sessão Receitas do contrato (tsctm4160m000) e uma transação de integração financeira é criada na sessão Faturamento 360 (cisli3600m000), com o tipo de Documento de origem definido como Contrato de serviço. Quando o método Reconhecer receita do contrato é definido como Direto por parcela e o Status da parcela do contrato é definido como Lançado na sessão Parâmetros de gestão de contrato (tsctm0100m000), a transação de integração é criada.

Fechar contrato de serviço

Você poderá fechar o contrato de serviço somente se o Status de todas as parcelas dele estiver definido como Lançado ou Cancelado na sessão Parcelas de contrato (tsctm4100m000), e o Status da receita do contrato deverá ser definido como Lançado na sessão Receitas do contrato (tsctm4160m000).

O valor total da fatura do contrato na moeda local deverá ser igual ao valor total do contrato na moeda local se a caixa de seleção Usar moedas funcionais múltiplas estiver marcada na sessão Companhias (tcemm1170m000).