Processamento da ordem de serviço

As ordens de serviço são geradas a partir dos módulos Call Management, Service Planning & Concepts e Infor LN Project. No entanto, também é possível criar ordens de serviço manualmente. Se necessário, é possível criar a ordem de serviço a partir de uma cotação. Outra forma de criar uma ordem de serviço é gerar ordens fora da funcionalidade de OAC. As ordens de serviço podem ser definidas e processadas em projetos PCS ativos ou já entregues.

A ordem de serviço pode ter vários status ao longo de sua vida útil, de Livre a Fechado. Esses status permitem controlar a ordem de serviço. A interrupção é um substatus que pode ser usado para a indisponibilidade de peças, do ativo do cliente ou outros motivos.

Os status a seguir estão disponíveis com os seguintes significados:

  • Livre

    No momento, a ordem não está planejada nem programada. Tudo pode ser alterado.
  • Planejado

    O status Planejado é destinado a permitir que o planejamento de recursos de serviço (SRP) planeje a ordem, o que significa que as peças necessárias serão alocadas ao armazém ou compradas. As atividades são alocadas provisoriamente para os engenheiros de serviço preferenciais para uma configuração.
  • Liberado

    Quando a ordem chega a esse status, significa que ela está pronta para ser executada. Se a programação inteligente for necessária, isso poderá ser feito por um programador de serviço ou assistente de programador de serviço. Como alternativa, se engenheiros fixos (preferenciais) forem alocados a ordens de serviço, um processo de lote poderá ser executado para liberar uma ordem de serviço de forma simples. Em qualquer caso, essa etapa liberaria o material do armazém, caso estivesse disponível no estoque. Além disso, ele permite iniciar a execução das ordens. Chamados de emergência podem ser transferidos diretamente para ordens de serviço com o status Liberado.
  • Concluído

    O trabalho é concluído, o material é utilizado, as horas são empregadas e assim por diante. Essas informações podem ser inseridas no LN.
  • Custeado

    Todos os custos e despesas são registrados na ordem de serviço para que o auditor possa verificá-la. As obrigações contratuais e de garantia são verificadas para calcular o preço da fatura. Isso também significa que os custos são lançados adequadamente e as faturas das ordens de serviço podem ser enviadas.
  • Fechado

    O processo de fatura também é realizado, ou seja, a ordem é totalmente processada e, portanto, pode ser fechada e excluída. No entanto, para que as ordens possam ser fechadas, é necessário realizar o processo de reconciliação em Finanças.

As etapas a serem realizadas também dependem dos procedimentos de serviço selecionados. Se, por exemplo, o procedimento de serviço de manutenção chamado Manutenção preventiva para fábrica (interno) for selecionado, nenhuma fatura será criada, mas os custos de serviço serão registrados.

Se a garantia para um ativo for válida, não será criada nenhuma fatura ou serão oferecidos descontos com base nos acordos, mas talvez seja necessário que o engenheiro apresente um relatório mais detalhado sobre o problema. A garantia de reparo pode se tornar aplicável com base nas políticas da companhia ou em uma seleção que você faz, baseada em um Tipo de serviço. A garantia de reparo oferece uma cobertura de 100%.