Controle de ordem de serviço (SOC)

É possível usar o módulo Controle de ordem de serviço para criar as cotações da ordem, planejar a ordem e monitorar a execução da ordem e então processar a ordem, registrar os custos e acionar o faturamento.

Existem vários tipos de ordem:

  • Ordens internas e externas
  • Ordens programadas e não programadas
  • Inspeções e visitas ao cliente
  • Trabalho preventivo e corretivo

Esses procedimentos estão disponíveis para manipular essas ordens no ambiente de serviço:

  • Manutenção externa

    Ordens preventivas
  • Chamados externos

    Ordens corretivas
  • Manutenção interna

    Ordens preventivas sem faturamento
  • Chamados internos

    Ordens corretivas sem faturamento
  • Suporte técnico

    Ordens para suporte telefônico por um especialista
  • Autorização de devolução de material (ordem de venda)

    Procedimento de RMA para expedição de itens de volta para o armazém
  • Manutenção de ferramentas

    Manutenção preventiva relacionada a ferramentas
  • Ordem de alteração de campo (OAC)

    Ordens para alteração de um componente na base instalada
  • Outros procedimentos

    Procedimentos, como ordens de treinamento e instalação de equipamentos

Com base nesses procedimentos, é possível criar tipos de serviços definíveis pelo usuário. Seus nomes podem ser adaptados ao ambiente da organização de serviço e manutenção. As atividades podem pertencer a um destes tipos de serviço. Se as restrições do planejamento forem respeitadas, as atividades poderão ser agrupadas em um serviço. Atividades de manutenção preventiva (PM), chamados (explosão), visitas contratuais, ordens de alteração de campo e ordens criadas manualmente com ou sem uma cotação podem ser manipuladas nesse módulo.

Os engenheiros de serviço devem realizar as ordens de serviço levando em conta vários tipos de restrições, como horas de trabalho dos engenheiros, feriados, disponibilidade do item que passará por manutenção etc. Os materiais necessários devem ser planejados, alocados, comprados ou fabricados. O Warehousing manipula as peças sobressalentes, que podem ser transferidas para a van do engenheiro. A ordem de serviço deve ser controlada. Como resultado, vários status podem ser identificados (de Livre a Histórico). Os custos gastos, como mão de obra, material, custos de viagem etc. podem ser registrados.

A fatura é feita, dependendo dos termos do contrato e da garantia válidos para o item mantido. Se uma ordem for feita a partir de uma cotação, o faturamento pode ser baseado nos termos da cotação.

Os dados de análise relacionados ao item (para gestão de problemas) podem ser armazenados como um problema relatado, um problema estabelecido, uma solução proposta ou uma solução. A solução proposta pode resultar em uma atividade.

Com base na análise de falha, um componente que apresenta falha com muita frequência pode ser recolhido em campo. Esse processo tem o suporte da funcionalidade Ordem de alteração de campo. Uma seleção de todos os componentes pendentes pode ser feita com o código de item. Uma ordem é feita para controlar a FCO, e os custos podem ser cobrados do departamento de produção ou vendas com o uso de contas contábeis separadas.

O Painel de planejamento gráfico é um aplicativo externo para visualização dos detalhes da ordem de serviço e planejamento de ordens de serviço. Depois de concluir uma ordem de serviço, um engenheiro de serviço pode atualizar o status em Mobile Service. Com isso, os dados de LN serão atualizados. Os dados, como compras efetuadas para executar a ordem, horas empregadas pelo engenheiro de serviço, materiais usados etc., podem ser inseridos pelo engenheiro. Assim, eles serão atualizados no banco de dados do LN.