Para criar uma explosão física a partir de uma lista de materiais

Use a sessão Criar estrutura de explosão física (tscfg2210m000) para criar a explosão física a partir de uma Lista de materiais (BOM).

Se você criar uma explosão física a partir de uma lista de materiais, isso resultará em uma cópia direta dos itens efetivos presentes na sessão Lista de material (tibom1110m000) da Fabricação do LN para a sessão Itens serializados (tscfg2100m000) do Serviço do LN. Se não houver nenhum dado de serviço do item, o LN usará os padrões de serviço de item mantidos para o tipo e o grupo de itens para criar itens em Serviço.

Para criar uma explosão física a partir de uma lista de materiais

  1. Inicie a sessão Criar estrutura de explosão física (tscfg2210m000).
  2. No campo Origem, selecione Lista de material.
  3. Use a opção Entregas para criar uma explosão física a partir de Vendas (após as vendas). O item final da ordem de venda, a BOM de produção, é copiado como uma explosão física. Se você marcar essa caixa de seleção, poderá usar os campos na caixa de grupo Intervalo de seleção para criar uma explosão física a partir de um intervalo de grupos de instalação, itens ou itens serializados. Para este intervalo de seleção, é criada uma explosão física.
  4. Se você marcar a caixa de seleção Verificar efetividade, a validade dos itens será verificada antes que eles sejam copiados para a explosão física.

O LN valida o seguinte:

Se o item for controlado por revisão e derivado de entregas de vendas, o LN procurará a revisão na linha de ordem de venda. O LN procurará a data de efetividade nos itens de engenharia do item e da revisão em questão.

Se o item não for controlado por revisão e derivado de entregas de vendas, o LN procurará a data de efetividade das vendas com base na Data de configuração no campo Vendas.

Se o item não for das entregas de vendas, o LN tomará a data de efetividade fornecida como entrada.

  • Unidade de efetividade: Quando o LN cria a estrutura de explosão física a partir de uma Lista de materiais (BOM), o LN considera a unidade de efetividade como uma validação. Os itens que pertencem à unidade de efetividade somente são criados em serviço. A unidade de efetividade é verificada a partir do item serializado. Se a unidade de efetividade não estiver presente no item serializado, o LN a verificará em uma linha de ordem de venda se o item se originar das vendas.
  • Retroceder lista de material se origem não for encontrada: Se você marcar essa caixa de seleção ao criar a estrutura de explosão física a partir de uma estrutura integrada ou explosão de itens e nenhum item de origem for localizado, o LN copiará a lista de materiais do item em questão para a estrutura de explosão física.
  • Verificações de consistência: Se a explosão física for gerada diretamente de uma BOM de produção, o LN realizará uma verificação de consistência, tanto em LNManufacturing quanto em LNService para garantir que a estrutura seja definida sem nenhuma divergência. Os itens em uma estrutura desse tipo devem ser definidos no Serviço LN com os dados de item de serviço adequados e com controle de configuração relacionado. Além disso, sua consistência deve ser verificada.

O LN executa as seguintes verificações de consistência:

Para distinguir entre os itens relevantes e irrelevantes para o serviço, o LN copia os itens controlados por configuração, ou seja, os itens serializados ou anônimos, para a explosão física. Se nenhum dado do item de serviço estiver disponível para um item, com base nos padrões de serviço, os dados do item serão criados no serviço dos itens e copiados para a explosão física.

Nota

É necessário criar os dados do item de serviço para todos os itens copiados de uma lista de material de produção para a estrutura de explosão física.

O LN verifica a consistência em relação à formação da estrutura. Um item serializado sempre deve se situar acima de um item anônimo para garantir que a estrutura permaneça consistente com a definição de item. O LN começa a copiar quando a inconsistência é detectada na formação da estrutura e um relatório de erro é gerado.

O LN imprimirá um relatório de erros se houver um item serializado sob um item anônimo, como no exemplo a seguir:

Exemplo

Nível Item Controle de configuração Dados de serviço de item presentes
0 X Serializado Sim
1 Y Anônimo Sim
2 A Serializado Sim ------- Problema 1
2 B Nenhum Não
1 Z Anônimo Sim
2 A Serializado Sim ------- Problema 2
3 B Nenhum Não
4 C Anônimo Sim ------- Problema 3

Os três problemas são causados por itens serializados presentes nos itens anônimos.

O LN imprime o seguinte relatório de erros:

Nenhum PBD foi gerado para o item X pelas seguintes razões:

  • Item pai (Y-anônimo) possui um controle de configuração inferior em relação ao Item filho (A-serializado).
  • Item pai (Z-anônimo) possui um controle de configuração inferior em relação ao Item filho (A-serializado).
  • Item pai (B-nenhum) possui um controle de configuração inferior em relação ao Item filho (C-anônimo).

O LN verifica a consistência em relação aos loops da lista de materiais (BOM). Se dois itens anônimos ocorrerem de forma oposta, em relação a uma definição de estrutura existente, os itens anônimos podem subsequentemente acabar em um loop.

O LN detecta um loop em uma lista de materiais, o LN imprime um relatório de erros, conforme ilustrado no exemplo a seguir:

Exemplo

Nível Item Controle de configuração Dados de serviço de item presentes
0 X Serializado Sim
1 Y Serializado Sim
2 A Serializado Sim
2 B Serializado Sim
1 Z Serializado Sim
2 A Serializado Sim
3 B Serializado Sim
4 X Serializado Sim ------- Problema 1

O LN imprime o seguinte relatório de erros:

Para o item X, nenhum PBD pôde ser gerado pelas seguintes razões:

  • Ciclo detectado na BOM.