Reconhecimento da receita (RR) e custo dos produtos vendidos (CPV)

O propósito de reconhecer a receita é calculá-la e registrá-la nos dados financeiros do projeto. No caso de contratos de longo prazo que englobam períodos contábeis, o reconhecimento da receita é permitido antes da conclusão do contrato. Posteriormente, essas informações serão enviadas para Financials.

O custo de produtos vendidos (CPV) é a despesa em que uma companhia incorre para fabricar, criar ou vender um produto. Inclui o preço de compra da matéria-prima e as despesas da sua transformação em um produto.

Em um determinado contrato, o reconhecimento da receita é o processo que leva ao cálculo (e, posteriormente, ao lançamento em General Ledger) da receita total que o contratado estima que "agregou", com base no progresso do contrato. Esses valores são independentes dos valores que foram faturados ao cliente e não representam nenhum tipo de fluxo de caixa.

Em relação a um determinado contrato, o custo de produtos vendidos é o valor em dinheiro gasto no processo de construção de uma entrega (cuja receita pode ser reconhecida) ou o dinheiro gasto em atividades não recorrentes (como o projeto de engenharia) que foram concluídas. As transações de custo de produtos vendidos são lançadas em General Ledger.

A moeda da transação das linhas geradas de CPV e RR corresponde à moeda do projeto. Durante a geração de RR e CPV para um novo período, é possível liquidar os resultados financeiros anteriores. Ao fechar o projeto, o cálculo final e os lançamentos são realizados e os resultados financeiros são estornados. É possível determinar o Reconhecimento da receita e o Custo de produtos vendidos nos níveis de projeto, extensão, elemento e atividade, dependendo do método selecionado. O uso do elemento e da atividade depende do controle do projeto: por elemento ou por atividade.

Gerar resultados financeiros provisórios

É possível selecionar os métodos de RR e CPV para gerar os resultados financeiros provisórios na sessão Gerar resultados provisionais (tpppc3250m000), com exceção do método Projeto concluído.

Limite de reconhecimento da receita

É possível definir um limite para a receita a ser reconhecida. Uma percentagem máxima é definida no nível do projeto e da extensão. O valor padrão é definido como 100%, mas esse valor pode ser sobrescrito. A percentagem multiplicada pelo valor do contrato dá a receita máxima que pode ser reconhecida (até a conclusão do projeto). O limite de reconhecimento da receita é válido para todos os métodos de RR, com exceção de Projeto concluído.

Nota

Essa percentagem é ignorada quando o projeto é fechado e a receita final (e o CPV) é lançada.

Métodos para reconhecer a receita:

  • Método do projeto concluído (RR)
  • Método da porcentagem de conclusão (RR)
  • Método de marcos
  • Método de contrato de reembolso
  • Método do fator de receita agregada
  • Método de receita real

Métodos para determinar o CPV:

  • Método do projeto concluído (CPV)
  • Método de porcentagem de lucro
  • Método de contrato de reembolso
  • Método da porcentagem de conclusão (CPV)
Nota

Se você usa o Pacote de conteúdo Enterprise Modeler com LN, sugerimos utilizar o assistente MPL1030 (Reconhecimento da receita) para configurar o reconhecimento da receita. É possível executar esse assistente predefinido na sessão Assistentes por modelo de projeto (tgwzr4502m000), após especificar o modelo de função de negócios para sua companhia.