Usar objetos de custo e componentes de custo

O Infor LN permite categorizar os objetos de custo em grupos lógicos que podem ser usados para fins de análise. As duas formas são:

  • Agrupar os objetos de custo do mesmo tipo por código de controle.
  • Agrupar os objetos de custo de qualquer tipo por componente de custo.

Usar códigos de controle

Para fins de análise, é possível agrupar os objetos de custo do mesmo tipo usando um objeto de custo primário comum chamado de código de controle.

Um objeto de custo pode ser usado como um código de controle.

Por exemplo, é possível criar um objeto de custo de material chamado Reboco, que pode ser definido como o código de controle para todos os materiais relacionados ao reboco. Na manutenção do orçamento do elemento ou da atividade, é possível especificar o código de controle para cada linha de orçamento que contém o material relacionado ao reboco. É possível usar a sessão Gerar análise de custos do orçamento (tpptc3200m000) para gerar relatórios que exibem os custos e quantidades orçados.

Usar componentes de custo

Para fins de análise, é possível agrupar os objetos de custo de qualquer tipo de custo usando um código de componente de custo comum e usar os dados.

Por exemplo, é possível criar um componente de custo chamado Encanamento e especificar esse componente para cada linha de orçamento que contém materiais relacionados a encanamento, mão de obra, equipamentos, subcontratação ou custos diversos.

Quando um objeto de custo é criado no objeto de custo do projeto, é possível atribui-lo a um componente de custo. No entanto, para especificar o objeto de custo para uma linha de orçamento real (Planejamento), você pode atribuir o objeto de custo a um componente de custo diferente.

Com base nos níveis de controle de custo definidos na sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000), a atribuição de um componente de custo a um objeto de custo pode ser obrigatória.

É possível analisar o orçamento real usando a sessão Gerar análise de custos do orçamento (tpptc3200m000) e imprimir os relatórios por componente de custo.

Quando os códigos de receita são definidos, é possível atribuir um componente de custo a um código de receita, o que facilita a análise dos valores faturados por componente de custo.