Usar extensões

A extensão consiste principalmente em acordos de faturamento. A relação com o orçamento é definida no orçamento inicial ou nas linhas de detalhes do ajuste do orçamento ou em ambos. O status da extensão é:

  • Livre

    A extensão para o orçamento, mas não usada para registrar os custos reais.

  • Real

    Você pode lançar custos reais na extensão, mas o faturamento da extensão não é possível.

  • Final

    Os dados não podem ser modificados.

  • Faturamento permitido

    Os custos de unidade podem ser lançados na extensão, e a extensão pode ser faturada.

As extensões podem ser faturadas com base em um preço fixo, valor orçado do contrato ou valores de faturamento das transações reais. Para controlar as ordens separadamente, defina uma data de início e término para a extensão. É possível registrar o progresso de uma extensão por extensão ou por extensão dentro de um código de controle. Os projetos podem ser controlados por extensões específicas ou com o orçamento de controle.

Use a sessão Extensão (tpptc0110s000) para especificar, exibir e imprimir as alterações de um projeto que afetam o faturamento do cliente. Há suporte para os seguintes tipos de extensão no Infor LN:

  • Alteração de escopo
  • Valor provisório
  • Quantidades a serem liquidadas
  • Liquidação de flutuação

Alteração de escopo

As extensões podem ser faturadas de acordo com um preço fixo, um valor orçado de contrato ou o valor da fatura a partir das transações de custo real. O tipo de extensão de alteração de escopo é aplicável quando há uma alteração de escopo no trabalho como resultado de:

  • Trabalho adicional que não está incluído nas especificações, planejamento e desenhos com base nos quais um orçamento é criado.
  • Trabalho reduzido quando um trabalho é cancelado ou redução nas dimensões, especificações de material e assim por diante.

Os custos são lançados com uma referência à extensão relevante, com sessões como Habilidades necessárias para linhas de orçamento de atividade (MdO) (tpptc2131m000). Depois de processar as transações, as faturas podem ser criadas.

Nota

Não é possível definir extensões do tipo Liquidação da flutuação para contratos de custo adicional e contratos com o método de faturamento definido como Taxa unitária.

Valor provisório

Um tipo de extensão que deve ser usado caso não tenha certeza em relação a uma determinada parte dos custos de projeto ao desenvolver o projeto. Liquide as diferenças entre o orçamento de valores provisórios e os custos reais em um estágio posterior. Esse tipo faz parte do contrato original.

Um valor provisório, que é incluído no orçamento antecipadamente, é uma estimativa bruta dos custos caso não esteja claro quais materiais serão usados ou o desenho de um determinado componente ainda não tenha sido finalizado. A liquidação da diferença (valores) é lançada no objeto de custo registrado no campo Código de custos diversos para valores provisórios na sessão Projetos (tppdm6100m000).

Quantidades a serem liquidadas

A diferença entre a quantidade real e a quantidade orçada de um objeto de custo é liquidada.

Liquidação de flutuação

Os custos calculados como resultado de uma liquidação de flutuação para custos de materiais e/ou custos salariais (preços) que devem ser lançados para uma extensão. Os custos de liquidação de uma liquidação de flutuação são sempre lançados em um código de custos diversos registrado para o projeto na sessão Projetos (tppdm6100m000).

Os tipos de liquidação de flutuação são:

  • Liquidação da flutuação do índice

    É possível liquidar uma porcentagem do preço do contrato com base em índices de preço. O valor faturável é baseado nas parcelas faturadas ou no progresso.

  • Ajuste de flutuação de preço

    É possível liquidar itens no orçamento que contêm um material específico (por exemplo, cobre) e, ao mesmo tempo, contabilizar possíveis flutuações de preço do material. Índices de preço são mantidos no nível do material e dos dados. O faturamento é baseado no progresso registrado no Progresso do projeto. São geradas faturas relacionadas ao faturamento de variações de preço. Essas faturas são processadas pelo Faturamento, com base no método de faturamento definido na Definição do projeto. As entradas de orçamento que contêm materiais específicos podem ser liquidadas, considerando possíveis flutuações de preço desses materiais. Os índices de preço são mantidos por material e data. O faturamento é baseado no progresso.