Usar um orçamento distribuído no tempo

Um orçamento distribuído no tempo (TPB) é um orçamento com escala de tempo baseado em atividades e criado a partir de um orçamento descendente. Para criar um orçamento distribuído no tempo:

  1. Crie uma versão descendente para o projeto usando a sessão Versões do orçamento descendente (tpptc5500m000). Com mais de uma versão, é possível acompanhar as modificações no orçamento descendente.

    Os valores de versão do orçamento que devem ser definidos são:

    • O valor de contrato da versão.
    • A taxa de lucro.
    • A reserva de gerenciamento.

    O valor do contrato da versão é calculado usando esta fórmula:

    Version contract amount = profit fee + management reserve + distributed amount
  2. Se o status da versão do orçamento for definido como Real, será possível especificar a data de início do orçamento para o cálculo. Especifique a data de início do orçamento para o cálculo se o status da versão do orçamento estiver definido como Real.
    Nota

    Você poderá alterar o status da versão de Disponível para Real somente se:

    • Existirem outras versões com status diferente de Real.
    • O status do projeto estiver definido como Disponível ou Ativo na sessão Projeto (tppdm6600m400).
  3. Especifique a data do orçamento para fixar a data para as taxas de transação de câmbio no caso de orçamentos distribuídos no tempo de várias moedas.
  4. Distribua os valores pelas atividades, vincule-os à versão e especifique os dados relacionados ao valor agregado. Os dados relacionados ao valor agregado podem ser definidos usando a sessão Dados relacionados ao Método de valor agregado (tpptc5511m000). Também é possível copiar um orçamento ascendente em um orçamento descendente. Assim, o valor do orçamento fica disponível como valor distribuído para a versão do orçamento descendente.
  5. Vincule as atividades a uma versão do orçamento descendente usando a sessão Gerar estrutura e orçamento descendente (tpptc5210m000). Essa sessão opcional pode ser usada somente se ainda não houver um orçamento atribuído à versão. Após a execução do processo, cada atividade precisará de um valor de orçamento. Será possível recuperar o orçamento do orçamento ascendente da atividade se a caixa de seleção Copiar as linhas de orçamento da atividade estiver marcada. Caso contrário, os valores do orçamento serão zero e devem ser especificados manualmente.
  6. Gere o orçamento distribuído no tempo usando a sessão Gerar orçamento dividido em fases (tpptc5200m000). É possível gerar o código de análise de TPB ou criá-lo manualmente usando a sessão Códigos de análise do orçamento distribuído no tempo (tpptc5520m000). O código de análise é a combinação da uma versão, um tipo de taxa de câmbio e uma linha de base.
  7. O orçamento distribuído no tempo é exibido como valor planejado na sessão Orçamento distribuído no tempo (Valor planejado por período) (tpptc5521m000).
  8. Monitore o orçamento distribuído no tempo usando estas informações:
    • Progresso
    • Reais
    • Previsão
  9. Compare os custos de unidade com o progresso e o orçamento usando a sessão Gerar medição de desempenho (tpppc5200m000):
    • Compare o valor planejado com o valor agregado. A variação é a variação da programação.
    • Compare o valor agregado com o custo real. A variação é a variação do custo.
    • Compare o orçamento na conclusão com a estimativa na conclusão. EAC é o custo real mais a estimativa de conclusão.