Registrar o progresso do projeto

É possível registrar a quantidade de conclusão de todas as partes do projeto ou parciais durante o progresso do projeto. Essas informações de progresso podem ser usadas para o faturamento do cliente ou para fins de controle de custo.

É possível avaliar o progresso de um projeto das seguintes maneiras:

  • Progresso físico
  • Progresso relacionado ao tempo

O progresso físico é o progresso real ou efetivo que pode ser determinado com base nas quantidades consumidas ou no trabalho finalizado. Por exemplo, você deseja construir uma estrada com dez quilômetros de comprimento e um quilômetro está finalizado. O progresso é 10% ou 1 quilômetro. Esse tipo de progresso não considera o tempo e pode ser usado no Faturamento. É possível faturar o progresso da produção usando o valor agregado, o método de fatura de taxa unitária ou o método de fatura por progresso.

Esta tabela explica a relação entre um método de valor agregado e o progresso de um projeto:

Método de valor agregado Progresso
Etapa Marco foi alcançado
Porcentagem inicial e final A atividade foi finalizada As porcentagens são atribuídas ao início e fim das atividades.
Porcentagem concluída O progresso é medido com base no tipo de atividade/custo
Nível de esforço Sem progresso (valor planejado = valor agregado)
Distribuído O progresso é indireto (o progresso é por meio da atividade vinculada)

É possível registrar o progresso dos elementos, atividades e extensões nos seguintes níveis:

  • Elemento/atividade/extensões
  • Elemento/atividade/extensões por tipo de custo
  • Elemento/atividade/extensões por objeto de custo ou código de controle

O nível em que é registrado o progresso dos elementos, atividades ou extensão depende destes cenários:

  • Se um elemento for definido na sessão Elementos (tpptc1100m000), é possível usar a caixa de seleção Progresso físico para indicar se o progresso do elemento deve ser registrado. Se essa caixa de seleção estiver desmarcada, o Projeto acumulará os dados de progresso dos níveis inferiores na estrutura do elemento e atribuirá os dados ao elemento superior.
  • Se uma atividade for definida na sessão Atividades (tppss2100m000), será possível usar o campo Nível de progresso físico para indicar o tipo de progresso a ser registrado.
  • Se uma extensão for definida na sessão Extensão (tpptc0110s000), será possível usar o campo Registro de progresso físico para indicar o tipo de progresso a ser registrado.

O progresso relacionado ao tempo sempre é uma estimativa do progresso. É possível especificar manualmente a estimativa no campo Percentual completo da sessão Atividades (tppss2100m000) ou por meio do pacote de programação externa. O progresso relacionado ao tempo pode ser usado para planejamento. É possível calcular o valor agregado e utilizá-lo para ativar parcelas para faturamento. No entanto, é possível faturar o progresso somente depois de gerar o progresso físico utilizando a sessão Gerar progresso fís. do planejamento (tpppc1240m000).

Os dados de faturamento podem ser usados somente para atividades com o campo Tipo de atividade definido como Pacote de trabalho ou Conta de controle na sessão Atividades (tppss2100m000).