Faturamento

Se o status do projeto e do orçamento for, pelo menos, Real, será possível escolher as sessões adequadas em Invoicing para faturar os custos de unidade. O Project oferece suporte aos seguintes tipos de fatura:

  • Parcela

    É possível utilizar parcelas distribuídas no tempo para faturar contratos. Se você usar esse método, o parceiro de negócios faturado também deverá ser do tipo Parcela. Essas parcelas são valores da fatura parciais enviados para um parceiro de negócios na conclusão de um elemento, etapa ou atividade. É possível atribuir pontos, porcentagens ou um valor fixo, que representam a parte da parcela do valor do contrato que será devido.
  • Faturamento de progresso

    O faturamento desse tipo é o faturamento de parcelas baseado no progresso do projeto. Cada valor de parcela reflete o progresso. O valor do contrato é fixo. Se 30% do projeto for concluído na primeira parcela, você enviará para o cliente uma fatura referente a 30% do valor do contrato. Registre o progresso e os custos de unidade no módulo Project Progress. O módulo Invoicing permite criar faturas baseadas no progresso ou nos custos de unidade registrados no módulo Project Progress.
  • Custo mais percentagem

    No faturamento do tipo custo com margem, não há preço fixo do contrato. Baseie o faturamento nos custos reais mais uma margem do projeto. Isso significa que você fatura o parceiro de negócios à medida que incorre nos custos de unidade do projeto. Você libera essas transações de custo mais percentagem para Invoicing. No módulo Invoicing, você confirma, cria, imprime e lança as faturas no cliente.
  • Taxa de unidade

    Os elementos e as atividades progridem e os preços de venda por unidade de elemento ou atividade determinam o valor da fatura. Você fatura quando conclui uma unidade ou um número especificado de unidades. Derive o valor da fatura multiplicando o preço de venda pelo progresso dos elementos. O valor total a ser faturado é variável. Liberar os dados de taxa da unidade para Invoicing. No módulo Invoicing, você confirma, cria, imprime e envia as faturas para o cliente.
  • Extensão

    Extensão é uma alteração no escopo de um projeto que fica fora do contrato inicial com o parceiro de negócios. Os valores de extensão podem ser faturados separadamente ao cliente. Ela está vinculada a uma linha de orçamento de um objeto de custo. Se os custos de unidade excederem o orçamento, por exemplo, a extensão será faturada. Isso depende do tipo de extensão utilizado:

    • liquidação de flutuação

      Você pode escolher entre uma liquidação da flutuação de material ou de flutuação de preço.

    • valor provisório
    • quantidades a serem liquidadas
    • alteração de escopo

      Há três alterações de escopo possíveis:

      • Valor fixo
      • Custos orçados
      • Custo real

Pagamentos adiantados

É possível fazer adiantamentos em todos os métodos de fatura. Se houver vários clientes de projeto envolvidos, o adiantamento deve ser vinculado a um deles. Não é possível utilizar solicitações de pagamento adiantado para retenção. É possível vincular um adiantamento a um elemento ou atividade. Se o método de fatura do projeto for Parcela, também será possível vincular o adiantamento a uma parcela. É possível utilizar essa parcela para liquidar o adiantamento. Se o adiantamento não estiver vinculado a uma parcela, será possível liquidá-lo na próxima fatura. Para manter um adiantamento, é necessário selecionar um código de receita registrado na sessão Receita padrão (tppdm0515m000). A linha de fatura do adiantamento é lançada na sessão Entrada de receita (tpppc3501m000) com o código de receita selecionado na sessão Pagamentos adiantados (tppin4110m000).

Retenção

O cliente paga o valor da retenção após a realização satisfatória das atividades do projeto. A retenção pode ser usada com todos os métodos de fatura. Não é possível usar a retenção para solicitações de pagamento adiantado. A sessão Retenção (tppin4140m000) mantém e lança valores de retenção para o faturamento. Imprima registros de retenção com a sessão Imprimir retenção (tppin4440m000).

Códigos de receita e extensões

Se uma extensão tiver um método de fatura Custos orçados ou um método de fatura Custo real na sessão Projeto, Extensões (tpptc0510m000), o LN alocará a receita ao código de receita adequado na sessão Atribuir elementos e atividades aos códigos de receita (tppin0820m000). Se você selecionar Valor do contrato como método de fatura, o LN recuperará um dos códigos de receita a seguir:

  • O código de receita vinculado a um item vazio na sessão Pagamentos adiantados liquidados (tppin0511m000)
  • O código de receita vinculado ao tipo de custo do item.
  • O código de receita geral.

Processo para Invoicing

Invoicing coleta dados de fatura e os transfere com a sessão Transferir transações para faturamento (tppin4200m000) para Invoicing para edição final e impressão. O Invoicing personaliza endereços da fatura, layout da fatura, valores líquidos e/ou valores brutos e imprime números de documento. Também são feitas provisões para as retenções.

Depois de transferir os detalhes da fatura para Invoicing, você pode modificar, finalizar e imprimir as faturas. Por fim, o LN envia as receitas da fatura para Receita do projeto em Project Progress e para Financials. Quando você lança uma fatura, Invoicing envia seu status para Invoicing.

Nota

Se você usa o Pacote de conteúdo Enterprise Modeler com o LN, sugerimos usar o assistente MPR1040 (Faturamento de projeto) para configurar o faturamento do projeto. É possível executar esse assistente predefinido na sessão Assistentes por modelo de projeto (tgwzr4502m000), após especificar o modelo de função de negócios para sua companhia.