Definir a interface de programação externa

Para configurar a funcionalidade de Programação externa, é necessário definir os parâmetros necessários usando a sessão Parâmetros de planejamento de projeto (tppss0100s000).

Para definir os parâmetros

Na sessão Parâmetros de planejamento de projeto (tppss0100s000), na guia Interface de programação externa, é possível especificar as configurações padrão para o pacote de programação externa:

  1. Marque a caixa de seleção Integração com pacote de programação externo para especificar se a integração do pacote de programação foi implementada. Na caixa de grupo, especifique estas informações:
    1. Moeda: Especifique a moeda em que o planejador do Pacote de programação externa (ESP) pode visualizar as taxas de custo de recurso e a atividade ou os custos de linha de orçamento.

      Observação:

      • O aplicativo LN aceita vários sistemas monetários. Geralmente um ESP suporta somente uma moeda.
      • O XML para o ESP requer um código de moeda ISO. É possível configurar o Código de moeda ISO usando a sessão Moedas (tcmcs0102m000).
      • Custos que são exibidos nos pacotes de programação somente indicam que esses custos são convertidos com base nas Taxas de câmbio quando o arquivo XML é exportado para o ESP. A funcionalidade de Custo na maioria dos pacotes de programação está limitada. Portanto, a manutenção dos custos é realizada pelo aplicativo LN, e eles não são considerados ao importar.
    2. Unidade de tempo para horas: Especifique a quantidade ou o número de recursos atribuídos (objetos de custo como equipamento, mão de obra ou subcontratação) expressa em unidades de tempo. É necessário converter esses objetos de custo em uma unidade de tempo do ESP (tempo de recurso e valor de trabalho). A Unidade de tempo para horas é a referência para a Unidade de tempo do ESP. Observação: Use a sessão Fatores de conversão (tcibd0103m000) para converter a unidade de tempo do recurso para a Unidade de tempo para horas. Pacotes de programação externa geralmente usam horas ou segundos (Horas * 60 minutos * 60 segundos) como a Unidade de tempo.
    3. Tipo de data para programação em ESP: Selecione o tipo de dados que deve ser usado para programar atividades no aplicativo. As opções disponíveis são Datas anteriores ou Datas programadas.
    4. Exportar horas reais gastas: As horas gastas reais são calculadas com base nas horas para os objetos de custo, como mão de obra, equipamento e subcontratação. LN o exporta os dados das horas reais gastas para o pacote de programação externa. Se essa caixa de seleção estiver desmarcada, as informações de progresso não serão exibidas e os dados relacionados a horas não serão exportados.
    5. É possível usar a caixa de seleção Exportar horas reais gastas para incluir as horas reais gastas durante a exportação de dados do LN a fim de exibir o progresso no ESP. Essa funcionalidade se aplica a todas as horas relacionadas a Linhas de orçamento e Histórico de custo para estes Tipos de orçamento/Objetos de custo:

      • Mão de obra
      • Equipamento
      • Subcontratação (a subcontratação como a de itens com base em peças não está incluída)
    6. Local do repositório: Especifique o local em que os arquivos XML do projeto devem ser copiados. Esse arquivo é necessário porque o ESP pode incluir necessidades administrativas internas adicionais do projeto relativas ao planejamento, que podem ser configuradas no aplicativo. Portanto, essa cópia é o arquivo de referência para todos os processos de sincronização. Observação: O Local do repositório não é obrigatório. Se ele não for especificado, o LN determinará um local padrão no servidor.
  2. Na caixa de grupo Transferir recurso, selecione o tipo de dados de recurso que devem ser transferidos para o ESP. Observação: Os recursos Linha de orçamento podem ser do tipo Material, MdO (Funcionários, Grupo comercial e Objeto de custo de mão de obra), Equipamento, Subcontratação e Custos diversos. Para Mão de obra, é possível selecionar Funcionários, Grupo comercial, ou ambos. Como alternativa, é possível usar o Objeto de custo de mão de obra para a tarefa.
  3. Na caixa de grupo Transferir atribuição, com base no tipo de custo, é possível configurar o nível da atribuição que pode ser definido como o valor padrão para a sessão Interface de programação externa (tppss2231m000). No aplicativo, os recursos são vinculados a Linhas de orçamento, e as Linhas de orçamento são vinculadas a Atividades. No ESP, as Linhas de orçamento e as Atividades podem ser consideradas como tarefas; ou somente as Atividades são consideradas como tarefas, e os recursos são vinculados diretamente a Atividades.
  4. Marque a caixa de seleção Exportar OBS para exportar os dados da estrutura analítica da organização do projeto para o ESP. Se essa opção for usada, será necessário selecionar o código de Estrutura a ser incluído como parte da exportação para o arquivo XML.
  5. Na caixa de grupo Atividade, especifique os dados relacionados à atividade com base nos quais serão definidos o nome da tarefa do ESP e os campos personalizados:
    1. Selecione os campos Personalizados a serem usados. O arquivo XML do Microsoft Project permite campos personalizados, que podem ser usados para transferir dados adicionais. Por exemplo, se o valor no campo Código da atividade for 2, será necessário especificar o Código da atividade, o Código de objeto da linha do orçamento ou ambos no campo de texto personalizado 2 do ESP. Observação: Essa flexibilidade para selecionar um campo personalizado é necessária, pois um campo personalizado pode já estar em uso pelo cliente.
    2. Salve os parâmetros.
    3. Na sessão Parâmetros do calendário (tcccp0100m000), especifique o Tipo disponibilidade padrão p/ESP que é usado em combinação com os códigos de calendário configurados.
    4. Na sessão Calendários para pacotes externos (tcccp0181m000), especifique as informações necessárias para garantir que os calendários centrais estejam disponíveis para os ESPs para planejamento.

    Observação: Para recursos, a opção Util. na progr. deve estar selecionada nas sessões relacionadas para garantir que esses recursos também possam ser usados no ESP.

  6. Na sessão Parâmetros do calendário (tcccp0100m000), especifique o Tipo disponibilidade padrão p/ESP que é usado em combinação com os códigos de calendário configurados. Na sessão Calendários para pacotes externos (tcccp0181m000), especifique as informações necessárias para garantir que os calendários centrais estejam disponíveis para o ESP para planejamento.