Para utilizar níveis de linha de estimativa

Use o tipo de nível de estimativa para determinar as linhas que devem ser utilizadas ao agregar o total para uma estrutura ascendente. O tipo de nível de estimativa é utilizado para calcular o valor descendente, com base no elemento estrutural. O tipo de nível da estimativa também é usado para determinar qual linha de estimativa deve ser ativada para o orçamento. Usando a sessão Elementos estruturais (tpest1120m000), é possível definir os parâmetros para os tipos de nível.

No caso do tipo de estimativa descendente, os valores não podem ser agregados. Portanto, os diversos tipos de nível podem ser utilizados somente para verificar a consistência da estrutura primária. Os tipos de nível disponíveis são:

  • Total: Somente uma linha de estimativa de um elemento estrutural pode ser vinculada ao tipo de nível Total. O valor das linhas de estimativa do elemento filho não pode ser maior que o valor descendente do pai.
  • Tipo de custo: Somente cinco linhas de tipo de custo são permitidas, e cada tipo de custo pode ser usado somente uma vez. A verificação de consistência é realizada para determinar se o valor do tipo de nível Total do mesmo elemento estrutural excede os valores do tipo de custo.
  • Outras estruturas: Essa estrutura pode não existir quando você cria uma estimativa, mas pode ser vinculada em qualquer momento anterior à preparação da oferta, à análise ou à ativação. A verificação de consistência é realizada para determinar se o valor da linha excede o valor do elemento estrutural e do tipo de nível Total.
  • Detalhe: A verificação de consistência será realizada para validar se as linhas com o mesmo tipo de custo forem menores ou iguais ao valor do tipo de custo e ao tipo de nível Total do elemento estrutural relacionado.

No caso do tipo de estimativa Ascendente, somente os tipos de nível Total e Detalhe são aplicáveis. Esses tipos de nível são utilizados para agregar linhas de total ou linhas detalhadas para custos de unidade e vendas, além de ativar linhas de estimativa para um orçamento.

A linha de total pode ser usada para incluir o esforço de custo e/ou vendas que ainda não foi definido. Frequentemente, a linha de total será substituída por várias linhas de detalhe. Por exemplo, uma estimativa deve incluir o custo da produção de um equipamento. No entanto, inicialmente os detalhes não são conhecidos. Uma linha de total é incluída para o custo total da estimativa total. Quando a engenharia do equipamento estiver concluída e o esforço detalhado em mão de obra e materiais for conhecido, essas linhas detalhadas serão adicionadas à estimativa e sinalizadas como pertencentes ao esforço. A linha de total pode ser retida para comparação, mas a opção No escopo não é mais aplicável.

Somente os tipos de nível Total e Detalhe podem ser utilizados para visualizar a diferença nas linhas de estimativa, já que uma estimativa ascendente, vinculada a valores, não tem uma relação de estrutura. É possível inserir e adicionar os custos de unidade, pois não há necessidade de uma verificação de consistência. No caso de uma linha detalhada ascendente, o elemento estrutura primária não é obrigatório.