Vincular uma CLIN a uma estrutura de projeto

É possível vincular várias linhas de contrato (CLINs) a um projeto (estrutura do elemento/estrutura da atividade). Isso permite rastrear custos diretos, comparar receitas e também estimar custos indiretos (como gerenciamento de projeto ou testes) no nível da CLIN. Essa funcionalidade é aplicável a todos os tipos de contrato (Preço fixo, Tempos e materiais e Reembolso de custo; consulte Tipos de contrato para obter mais informações).

Os custos relacionados são exibidos nas sessões Transações de custo (tpppc2100m000) e Transações financeiras (tpppc2100m100).
Nota
  • É possível vincular um rastreamento do projeto (elemento/atividade) específico a somente uma linha de contrato.
  • Não será possível vincular um projeto a várias linhas de contrato se os tipos de contrato forem diferentes, pois cada projeto pode ter somente uma opção de reconhecimento da receita.

Exemplo

Um contrato com duas linhas de contrato (CLIN1 e CLIN2) é vinculado ao projeto PRJ100. Cada CLIN tem uma atividade do tipo Conta de controle vinculada a uma entrega. No entanto, você pode visualizar somente os custos associados às atividades vinculadas à entrega, já que as outras atividades que registram custos de unidade não estão vinculadas à CLIN. O elemento de WBS (WBS E100) é o pai de PCA200, PCA300 e PCA PM10. As atividades (WP A210, A220, A310, A320) registram os custos de unidade associados às discriminações de custo. Uma vez que não há vínculo entre o elemento de WBS ou as atividades e a CLIN, o LN não reconhece qual CLIN deve ser vinculada aos custos de unidade dessas atividades.

Portanto, para o projeto PRJ100 com a atividade PCAA100, o elemento de WBS E100 é vinculado à CLIN1. Efetivamente, todos os níveis abaixo de E100 também são vinculados à CLIN1, permitindo a visualização de todos os custos relacionados.

Em relação ao projeto PRJ100 com a atividade PCAA100, é possível vincular atividades específicas a CLINs específicas, caso o elemento de WBS (WBS E100) não seja considerado.

Vincular uma CLIN a um elemento

Uma CLIN pode ser vinculada a várias entregas e cada entrega é vinculada a um elemento, o que permite a visualização dos custos de unidade para a entrega. Entretanto, somente os elementos cujos níveis de controle de custo estejam marcados na sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000) serão vinculados a uma CLIN, uma vez que somente custos de unidade poderão ser cobrados para esses elementos.

Vincular uma CLIN a uma atividade

As Atividades do tipo Conta de controle e Pacote de trabalho podem ser vinculadas somente a uma CLIN, já que essas atividades registram os custos reais do projeto.

O LN vincula todas as atividades não vinculadas a uma entrega de CLIN à linha de contrato relacionada. Você pode mapear o WBS das atividades de tipo de elemento a CLINs, pois, por padrão, as Contas de controle são vinculadas a elementos de WBS.

Se os elementos de WBS não forem usados, o LN determinará as CLINs aplicáveis a um Pacote de trabalho com base no relacionamento de pai e filho entre uma Conta de controle e um Pacote de trabalho.

Vincular um elemento e uma estrutura de atividade

Um projeto também pode ser controlado por elemento e atividade. É possível vincular um elemento com uma estrutura de elemento e, em seguida, adicionar atividades, conforme necessário. Se os elementos estiverem vinculados a uma atividade controlada por custo, por padrão, tanto o elemento quanto a atividade serão vinculados à linha de contrato.

Nota

Quando os relacionamentos dos elementos e atividades não são especificados, somente os elementos controlados por custo podem ser vinculados a uma CLIN.

Para ver o processo para vincular uma CLIN a uma estrutura do projeto, consulte Como vincular uma CLIN a uma estrutura de projeto.