Programação de produção repetitiva

Uma programação de produção é criada a partir de várias execuções de linhas de programação, com base no plano de ordem de item no Enterprise Planning. A data inicial original e o item final de todas as linhas de programação de uma execução são iguais. As execuções são distribuídas ao longo das células de trabalho disponíveis com base no calendário dessas células, em combinação com a necessidade por data da linha de programação.

Dependendo das configurações na sessão Parâmetros de fabricação repetitiva (tirpt0100m000), a programação pode ser totalmente automatizada ou ajustada manualmente.

A fabricação repetitiva utiliza linhas de programação para planejar a fabricação de itens. O planejamento e a programação acontecem em vários níveis para gerir todos os aspectos da fabricação repetitiva:

  • Planejamento de material e lead time serão necessários. Em um ambiente de fabricação repetitiva, o planejamento de materiais é uma combinação de planejamento infinito com programação finita. O objetivo principal do planejamento é a disponibilidade de material.

    O objetivo principal da programação é uma programação de produção eficiente. Os cálculos de planejamento de materiais baseiam-se nos dados de ordem de item. Os materiais são fornecidos de acordo com a demanda de material consolidada das linhas de programação de produção ativadas em um período de tempo específico. O estoque de segurança no ponto de uso é levado em consideração para o cálculo da demanda, com os materiais sendo fornecidos diretamente do armazém central para a célula de trabalho com base na programação de execução.

    Visto que o relato da conclusão de itens acontece com a maior frequência possível na fabricação repetitiva, será preciso definir os acionadores para o backflushing de material na sessão Parâmetros de fabricação repetitiva (tirpt0100m000).

  • Para otimizar a eficiência de produção e criar uma programação de execução de produção. O horizonte de programação é definido nos parâmetros de planejamento de item como um número de dias. Para a demanda que está fora do horizonte de programação, será utilizado o planejamento infinito de materiais. Para a demanda que está dentro do horizonte de programação, será usada a programação de produção com base nos dados do modelo de produção relacionado.

  • O sequenciamento será usado na produção para corresponder à sequência de entrega para minimizar a gestão de armazém.

Programação de produção

Depois que um plano de ordem de item é gerado no Enterprise Planning, uma programação de produção poderá ser gerada no mecanismo de planejamento no Repetitive Manufacturing.

Dependendo do horizonte de programação do plano de ordem de item, dois tipos diferentes de fornecimento são gerados.

  • Se o fornecimento estiver dentro do horizonte de programação, linhas de programação de execução novas ou alteradas serão criadas.
  • Se o fornecimento estiver fora do horizonte de programação e dentro do horizonte de ordem, ordens planejadas novas ou alteradas serão criadas.

A lista de materiais, definida no modelo de produção do item repetitivo planejado, é utilizada para gerar a demanda dependente para os materiais.

Mensagens de exceção são usadas para relatar erros que ocorram durante a geração da programação de execução de produção. Mensagens de erro no planejamento, de reprogramação e de cancelamento para linhas de programação de execução Ativo serão geradas quando o conflito no planejamento tiver que ser resolvido. Na sessão Planejamento de célula de trabalho (tirpt4102m210), é possível ajustar manualmente a programação de produção gerada: adicionar e alterar novas linhas de programação e ajustar o status de linhas existentes. Quando a reprogramação for concluída, a programação de execução de produção será recriada com as alterações especificadas a partir da data inicial de entrada com base na disponibilidade da célula de trabalho relacionada.

Quando a programação é concluída, as linhas de programação devem ser liberadas para acionar o início da produção. É possível fazer isso nas sessões Liberar linhas de programação de produção (tirpt4202m100), Planejamento de grupo de célula de trabalho (tirpt4602m200) ou Planejamento de célula de trabalho (tirpt4102m210) selecionando as linhas de programação relevantes e usando o comando relevante.

Depois que as linhas de programação são liberadas, a produção pode começar.

Exemplo

O item A é um item fabricado.

Para produzir o item A, é necessário um item B.

O item B é um item comprado.

Há várias demandas independentes para o item A.

  • As ordens de produção planejadas são geradas no Enterprise Planning com base na data de ordem do item.

    Neste exemplo, duas ordens de produção planejadas são geradas, porque:

    • As demandas são acumuladas dentro do intervalo de ordem.
    • A quantidade é baseada no incremento da ordem (1*1000).
    • A data inicial da ordem planejada é baseada no lead time e na disponibilidade no calendário vinculado à célula de trabalho necessária.
    • Se a data inicial da ordem planejada estiver dentro do horizonte de programação, a ordem planejada será substituída por uma programação baseada na data do modelo de produção do item.
    • Para o item A, há quatro linhas de programação planejadas com as seguintes características:

      • 250 peças por linha, que é a quantidade máxima de linha definida no modelo de produção.
      • As linhas são programadas a partir da data inicial da ordem planejada.
      • A célula de trabalho responsável pela produção. Dependendo da disponibilidade e da carga da célula de trabalho existente, as linhas de programação podem ser distribuídas entre várias células de trabalho.
    • Há seis demandas dependentes para o item B.
    • Ordens de compra planejadas baseadas na data de ordem do item B são geradas no Enterprise Planning.
    • Para completar a ordem para o item A, são geradas três ordens de compra planejadas:

      • Para acumular demandas dentro do intervalo de ordem.
      • A quantidade será baseada no incremento da ordem (500)
      • A data inicial da ordem planejada é baseada no lead time na data de compra do item.