Configuração do produto (PCF)

Em um sistema de controle de produção tradicional, a estrutura do produto geralmente é composta por:

  • Dados do item, como tempo de entrega e custo padrão.
  • Dados relativos à estrutura de itens, como listas de material.
  • Dados sobre as operações, como roteiros.

Esse sistema pode ser adequado para companhias que produzem um número limitado de produtos. No entanto, se um grande número de variantes de produtos acabados for produzido, eles geralmente serão montados ou fabricados somente quando a ordem do cliente for recebida. Nesses casos, o sistema de informações tradicional pode encontrar problemas com a quantidade, complexidade e gerenciabilidade dos dados do produto, e com a necessidade de disponibilidade das informações em tempo hábil.

Quase qualquer companhia que monta por ordem lida com variantes do produto, o que torna impossível definir com antecedência a estrutura do produto para todas as versões de todos os produtos acabados. A resposta para esse problema é a gestão de configuração. Isso pode ser traduzido em um design modular de produto bem concebido, com funções adequadas de validação e suporte ao design fornecidas pelo sistema de informações para melhorar o nível de controle logístico.

No módulo Configuração do produto (PCF), é criado um modelo de produto que define todos os recursos do modelo de produto. É possível definir a variante de produto desejada se você selecionar as opções das características. A conversão de suas necessidades na estrutura de produto da variante é controlada por um conjunto de regras de decisão e restrições. Essas restrições indicam os componentes e operações que são ou não usados em uma versão específica.

Aspectos de desempenho

As configurações desta sessão podem afetar o desempenho do sistema e o crescimento do banco de dados. Para obter mais informações, consulte PCF sem PCS.