Ordens de armazém de produção em Fabricação

A gestão detalhada no armazém de materiais e itens finais permite:

  • diferenciar o cancelamento de uma quantidade que ainda está no armazém da devolução de uma quantidade redundante da produção (JSC) para o armazém.
  • devolver um código de lote específico ou número de série para o armazém. Isso será útil se vários lotes ou números de série do mesmo material forem usados em uma ordem de produção.
  • Especificar diferentes datas de baixa planejada ou datas de recebimento para um material ou uma ordem de produção. As transações planejadas de estoque refletem as diferentes datas. Portanto, o planejamento de MRP resultará em um planejamento de material mais preciso.
  • reiniciar o processamento automático se você usar o processamento automático de ordens de armazém (a caixa de seleção Processamento direto da linha da ordem de armazém estará marcada na sessão Padrões de produção de item (tiipd0102m000)) e o processamento automático anterior não tiver sido bem-sucedido, por exemplo, devido à escassez de estoque.
  • selecionar um armazém diferente ao usar ordens de devolução.

Como usar ordens de armazém de produção

Na exibição Material da sessão Ordens de armazém de produção (timfc0101m000), é possível baixar, cancelar ou devolver quantidades de material no cabeçalho da sessão, bem como nas linhas, para uma ordem de armazém de produção específica. Para baixar material do armazém:

  1. Especifique a quantidade que deseja baixar no cabeçalho do campo A baixar.
  2. No menu adequado, clique em Processo. Se você tiver digitado no campo A baixar uma quantidade inferior à quantidade solicitada, uma nova ordem de armazém de produção poderá ser criada.
  3. Para continuar o processo de gestão de material, selecione a ordem de armazém de produção adequada e a próxima ação do procedimento no menu adequado.

Para cancelar uma quantidade de material, também será necessário especificar a quantidade, respectivamente, no campo A ser devolvido ou no campo A ser cancelado, no cabeçalho, e depois clicar em Processo no menu adequado.

Se a caixa de seleção Bloqueada estiver desmarcada, não será mais possível alterar manualmente a quantidade no campo Ordenada para cancelar uma quantidade específica a ser baixada do armazém e você terá que cancelar a quantidade fazendo o seguinte:

  1. Especifique a quantidade que deseja cancelar no cabeçalho do campo A ser cancelado ou no campo Quantidade a cancelar de uma ordem de armazém de produção específica. Por exemplo, se a quantidade solicitada de um material específico for 8, mas você precisar somente de 6, insira 2 no campo A ser cancelado.

    Se a distribuição de material estiver presente, será preciso cancelar a quantidade nas ordens de armazém de produção adequadas. Se não houver distribuição de material, será possível cancelar a quantidade em A ser cancelado no cabeçalho.

  2. No menu adequado, clique em Processo. A quantidade ordenada será corrigida em Warehousing. Se a quantidade ordenada corrigida será exibida nessa sessão depende de até que ponto o procedimento de saída do armazém já progrediu:
    • Se o procedimento de saída de armazém ainda não tiver iniciado ou estiver em um estágio inicial, a quantidade ordenada da ordem de armazém de produção apropriada será ajustada: A quantidade digitada no campo A ser cancelado será subtraída da quantidade no campo Ordenada e o campo A ser cancelado será redefinido como 0 (zero).
    • Se o procedimento de saída do armazém já estiver muito avançado, a Ordenada da ordem de armazém de produção não será mais ajustada. No entanto, a quantidade cancelada será exibida no campo Quantidade cancelada para que os funcionários do armazém saibam que essa quantidade não precisa ser separada no armazém. O campo A ser cancelado será redefinido como 0 (zero).

Para devolver a quantidade, execute os seguintes passos:

  1. Digite a quantidade que deseja devolver no campo Quantid..
  2. Opcionalmente, especifique um código de motivo no campo Motivo da devolução e um tipo de ordem no campo Tipo de ordem da devolução.
  3. Se necessário, especifique o tipo de seleção a usar no campo Selecionar lote/série e, em seguida, especifique os códigos de lote ou números de série na sessão Devolver lotes e números de série (whinh2149m000).

    Se as caixas de seleção Múltiplos lotes e Múltiplas séries estiverem desmarcadas, somente um número de série ou código de lote, ou nenhum número de série/lote se aplicará à ordem de armazém de produção. Se você executar o próximo passo, clique em Criar devolução e o código do lote ou número de série da ordem de armazém de produção atual será automaticamente copiado para a ordem de devolução. Se nenhum código do lote estiver definido, será criada uma ordem de devolução sem código de lote.

  4. Clique em Criar devolução. A ordem de armazém de produção da quantidade especificada será criada.

Várias ordens de armazém de produção

Na sessão Ordens de armazém de produção (timfc0101m000), as ordens de armazém de produção são listadas para uma ordem de produção específica. Uma ordem de armazém de produção pode estar relacionada aos seguintes:

  • uma transação planejada de estoque na sessão Ordem - Transações de estoque planejado (whinp1501m000)
  • se a ordem de produção estiver, pelo menos, liberada: uma linha de ordem de armazém na sessão Linhas de ordem de entrada (whinh2110m000) e na sessão Linhas de ordem de saída (whinh2120m000).

As sessões a seguir fornecem exemplos de várias ordens de armazém de produção, por exemplo, no caso de entregas subsequentes ou itens de unidade efetiva.

1

Há duas ordens de produção, uma para baixa e uma para entrega subsequente. Essas duas ordens de armazém de produção têm, inicialmente, a mesma data de alocação, mas é possível alterá-la manualmente na sessão Ordens de armazém de produção (timfc0101m000).

2

Uma distribuição de ordem, como definido na sessão Distribuição de ordem de produção (tisfc0105m000), pode resultar em várias ordens de armazém de produção. Esse será o caso se o item final ou material for definido como Lote controlado na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000) e a caixa de seleção Lotes em estoque estiver marcada na sessão de detalhes Item - Armazenamento (whwmd4500m000). Uma ordem de armazém de produção será gerada para cada unidade de efetividade envolvida.

Se o item final ou material não for Lote controlado, a quantidade total da ordem de produção ou material será registrada para a unidade de efetividade 0 (zero), de modo que, nesse caso, somente uma ordem de armazém de produção estará presente.

Se a caixa de seleção Fornecimento da unidade de efetividade estiver desmarcada na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000), também haverá somente uma ordem de armazém de produção presente.

Pesquisar por número de lote ou de série

Se for preciso localizar ordens relacionadas a um número de lote ou de série específico, será possível usar a sessão Visão geral de ord. de armazém de prod. (timfc0101m100).

A pesquisa nem sempre produzirá resultados.

Se o campo Seleção de lote do item for Qualquer e a caixa de seleção Múltiplos lotes estiver marcada, isso significará que mais de um número de lote será usado em uma ordem. Assim, não será possível pesquisar ordens de armazém de produção relacionadas a um desses códigos de lote na sessão Visão geral de ord. de armazém de prod. (timfc0101m100).

O mesmo vale para itens serializados: Se a caixa de seleção Múltiplas séries estiver marcada, mais de um número de série será usado em uma ordem. Assim, não será possível pesquisar ordens de armazém de produção relacionadas a um desses números de série na sessão Visão geral de ord. de armazém de prod. (timfc0101m100).