Modelo de máquina

As máquinas presentes no chão de fábrica devem ser modeladas para a programada.
  1. Use a sessão Números de máquina (tirou4162m000) para adicionar designações a máquinas no chão de fábrica. Somente máquinas com designações podem ser adicionadas a grupos de capacidade da máquina.
  2. É possível definir grupos de capacidade de máquina na sessão Grupos de capacidade de máquina (tirou4161m000). Cada grupo de capacidade contém uma ou várias máquinas paralelas. Se um grupo de capacidade de máquina for um gargalo potencial na produção, será preciso marcar a caixa de seleção Crítico para programador.
  3. As máquinas podem estar indisponíveis devido a manutenção, defeito ou substituição. A indisponibilidade planejada e não planejada é definida na sessão Tempo limite da máquina (tirou4165m000).

Grupo de planos

O grupo de planejamento determina os limites do programador. Se o programador estiver ativado para uma planta, o grupo de planejamento será obrigatório para todos os centros de trabalho da planta.

Ordens de produção em uma planta são combinadas; elas fazem parte da mesma cadeia de fornecimento, usam os mesmos materiais ou as mesmas máquinas.

Consequentemente, para um plano de produção viável, todas as ordens de produção para a planta devem ser programadas em uma única execução.

Permanece possível programar um conjunto de ordens de produção de forma independente.

Exemplo: Uma planta em que as peças de moldagem por injeção de plástico (grupo de planejamento 1), peças de moldagem por injeção de metal (grupo de planejamento 2) e peças moldadas em máquina (grupo de planejamento 3) são produzidas e entregues diretamente ao cliente, pode ser executada separadamente para cada grupo de planejamento com diferentes configurações de programador.

Máquinas de gargalo

O programador considera a capacidade disponível das máquinas de gargalo.

Para programar o trabalho em uma máquina real, essa máquina deve ser modelada pelo número da máquina.

Um número de máquina faz parte de um grupo de capacidade de máquina que pode ser marcado como crítico para o programador. Se marcadas como crítico, as máquinas no grupo serão possíveis gargalos cuja disponibilidade é considerada pelo programador.

Operações máquina

O trabalho na máquina real é modelado como uma ou mais operações de máquina. Se uma ordem de produção tiver operações para um grupo de capacidade da máquina, as operações de máquina serão criadas automaticamente. A quantidade da operação é dividida pelas operações de máquina. Inicialmente, as operações de máquina começam ao mesmo tempo que a operação.

Tempo de inatividade de máquina

A indisponibilidade de uma máquina devido a manutenção, defeito ou substituição deve ser modelada como um tempo de inatividade da máquina para o número da máquina. Os tempos de inatividade de máquina em combinação com a disponibilidade de máquina definida no calendário do centro de trabalho define a capacidade da máquina utilizada na programação.