Configuração de programação

O programador de produção (JSC) depende de alguns pré-requisitos para funcionar de forma eficiente.

Para usar o programador de produção (JSC):

  • Cada centro de trabalho deve fazer parte de um grupo de planejamento
  • Pelo menos uma máquina de gargalo deve ser definida no chão de fábrica
  • Todas as operações da máquina de gargalo devem ser definidas no nível do grupo de capacidade de máquina
  • O tempo limite da máquina deve ser definido

O grupo de planejamento determina o intervalo do programador.

Nota

Se o programador estiver ativado para uma planta, os grupos de planejamento serão obrigatórios e cada centro de trabalho na planta aplicável deve fazer parte de um grupo de planejamento.

Todas as ordens de produção em uma planta fazem parte da mesma cadeia de fornecimento, usam os mesmos materiais ou as mesmas máquinas. Para gerar um plano de produção viável, todas as ordens de produção na planta devem ser programadas em uma execução.

Um dos objetivos primários do programador é considerar a capacidade disponível de uma possível máquina de gargalo. Um gargalo no processo de produção quando uma máquina com capacidade limitada é uma parte crítica do processo de produção.

A programação de máquinas de gargalo minimiza seu impacto no processo de produção. Para programar máquinas, elas devem ser modeladas com um número de máquina e parte de um grupo de capacidade de máquina. É possível especificar que um grupo de capacidade de máquina contém máquinas de gargalo. Isso será considerado durante a programação.

No LN, as operações de máquina são geradas automaticamente quando a ordem de produção tem operações para um grupo de capacidade de máquina com máquinas.

É possível usar o tempo limite da máquina para definir a indisponibilidade da máquina devido a manutenção, defeito ou substituição. O tempo de saída é sobreposto na disponibilidade do calendário utilizado pelo centro de trabalho ao qual a máquina pertence.

  1. Para ativar o programador de produção (JSC), selecione o parâmetro Programador de produção na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) sessão.
  2. Para ativar o programador de produção (JSC) para uma planta específica, é necessário ativar o Programador de produção (JSC) em duas etapas, começando pela configuração do parâmetro Scheduler de produção na sessão Configurações de produção por planta (timfc0180m000) como Em preparação.
    1. Quando o parâmetro do programador de produção estiver definido como Em preparação para a planta selecionada, será possível definir grupos de planejamento para a planta na sessão Grupos de planej. de centro de trabalho (tisch0140m000).
      Nota

      O grupo de planejamento deve ter a caixa de seleção Programador controlado marcada para indicar que ele é controlado por programador.

    2. Use a sessão Centros de trabalho por grupo de planej. (tirou0101m400) para atribuir centros de trabalho a grupos de planejamento.
      Nota

      Será preciso definir manualmente o grupo de planejamento se a ordem de produção tiver um roteiro sem operações.

    3. Quando todos os centros de trabalho fazem parte de um grupo de planejamento, é possível definir o parâmetro Programador de produção da sessão Configurações de produção por planta (timfc0180m000) como Ativo.
      Nota

      Você poderá definir o status do parâmetro Programador de produção como Ativo somente se todos os centros de trabalho de um roteiro estiverem dentro do mesmo grupo de planejamento. Quando o Programador de produção (JSC) estiver ativo, todas as ordens de produção e roteiros serão atribuídos automaticamente ao grupo de planejamento correspondente.