Armazenar em quarentena em Fabricação

Durante o processo de produção, alguns produtos finais talvez não estejam em conformidade com as especificações desejadas.

Quando um defeito é estabelecido, os itens não conformes devem ser geridos. Quando é detectado um defeito no item fabricado durante um passo da operação no processo de produção, há a opção de descartar o item na operação aplicável da ordem de produção ou enviar o item com defeito para um local de quarentena para ser retrabalhado posteriormente.

Configurar o armazenamento em quarentena

Selecione seu método preferencial de gestão de estoque em quarentena para Enterprise Planning selecionando uma das opções do parâmetro Disponível para planejamento na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000).

Se a quantidade é rejeitada para quarentena durante a produção, a transferência para o armazém de quarentena deve ser suportada por uma ordem de armazém de produção (PWO). As PWOs usadas para acionar a ordem de armazém para o registro dos itens defeituosos são diferentes das PWOs regulares.

Se o módulo Quality for implementado, será preciso inserir os motivos de bloqueio na sessão Motivos de bloqueio (tisfc2100m000). Ao usar um código de motivo enquanto a caixa de seleção Bloquear quantidade rejeitada está selecionada, não é possível rejeitar itens na sessão Completar operações (tisfc0130m000).

Para os parâmetros de armazenamento necessários para usar a funcionalidade de quarentena, consulte Configuração do estoque de quarentena.

Exceções

  • Rastreamento de projeto

    Se o rastreamento de projeto for utilizado no processo de produção, uma ou mais distribuições de rastreamento estarão presentes. A distribuição de rastreamento deve ser atualizada se um item rastreado é rejeitado para quarentena. Quando a quantidade rejeitada é selecionada, as rastreabilidades que vão junto com ela são automaticamente transferidas para o estoque em quarentena.

    Os parâmetros selecionados no Enterprise Planning influenciam a prioridade em que os itens de quarentena rastreados são geridos: no caso de itens de "retrabalho" ou "usar como está” com rastreabilidades que têm a mais alta prioridade serem geridos primeiro, se você escolher descartar os itens em quarentena, os itens com a menor prioridade de rastreabilidade serão selecionados primeiro.

    Se as mercadorias em quarentena tiverem o status "indisponível para planejamento", não será possível determinar a prioridade das rastreabilidades no Enterprise Planning e estas serão geridas em ordem alfabética.

  • Unidades de efetividade

    Se o item final tiver uma unidade de efetividade, deverá ser relatado para o local de quarentena.

  • Números de série

    Se o item final rejeitado é serializado, e os números de série são registrados no estoque, o número de série deve ser relatado para o local de estoque em quarentena.

    Quando o item fabricado é serializado, o status dos números de série aplicáveis é registrado como “as-built”. Nota: não é possível criar uma ordem de retrabalho para um número de série com o status rejeitado. Para retrabalhar itens serializados, os itens com defeito devem ser colocados em quarentena.

  • De propriedade do cliente

    Se um ou mais materiais utilizados na ordem de produção são fornecidos pelo cliente, a ordem é designada como de propriedade do cliente no estoque em quarentena. Essa designação é aplicada mesmo que os materiais fornecidos pelo cliente ainda não tenham sido baixados.