Relatar a conclusão de operações

Quando todos os itens são processados em uma operação, é possível relatar a operação como concluída. Isso não é obrigatório, a menos que a operação seja um ponto de contagem.

É possível fazer isso na sessão Completar operações (tisfc0130m000).

Se uma operação é relatada como concluída, o status da operação muda para Completada. Se necessário, é possível redefinir o status da operação para Iniciado.

Gestão da qualidade

Em certas situações, não é possível relatar uma operação como concluída antes de a ordem de inspeção da operação ser processada. Isso está explicado no tópico Usando a QM para operações de fabricação.

Operações bloqueadas

Se uma operação for bloqueada, não será possível relatá-la como concluída.

Quantidades concluídas e rejeitadas

É preciso especificar qual quantidade do item foi concluída com sucesso e quanto deve ser rejeitado por não atender à qualidade exigida. Para obter mais informações, consulte Relatar quantidades como concluídas e rejeitadas.

Se quiser relatar uma operação como concluída, embora as quantidades relatadas não correspondam às quantidades informadas na operação anterior, a operação anterior poderá ser atualizada automaticamente. Isso depende do campo Método de apontamento das operações anteriores na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000).

Se uma operação for relatada como concluída, todas as operações anteriores deverão ter sido concluídas.

Também é possível relatar todas as operações anteriores como concluídas da mesma maneira. Contudo, uma operação de ponto de contagem não pode ser relatada automaticamente por meio de uma operação de acompanhamento. Relate essas operações individualmente.

Se você relata itens como rejeitados, o LN, às vezes, exige que seja inserido um motivo para a rejeição.

Grupos de ordens JSC

É possível relatar as operações de todas as ordens de produção em um grupo de ordens JSC concluídas na sessão Completar operações por grupo de ordem (tisfc0205m000).