Determinação de custo da ordem de produção em JSC

O custo da ordem de produção trata desses custos para todos os itens de todos os tipos de produção que são geridas no módulo Job Shop Control. A funcionalidade de custo da ordem de itens padrão e personalizados é a mesma. É possível calcular:

  • Custos de ordem estimados
  • Custos de ordem reais
  • Resultados de produção

Observação: Se o parâmetro Custo padrão por unidade empresarial estiver ativo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000), os cálculos de custo da ordem real e estimada serão baseados na unidade empresarial do armazém vinculado ao componente específico ou item final.

Para criar uma estrutura de custo para ordens de produção, é preciso:

  1. Definir um departamento de cálculo

    Na sessão Ord. de produção (tisfc0101s000), é possível manter um departamento de cálculo para coletar os custos relacionados à ordem. O valor do WIP também é registrado no departamento de cálculo.

    Se o parâmetro Plantas estiver ativo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000), será possível usar a sessão Ord. de produção (tisfc0101s000) para especificar a planta onde ocorre a produção.

    Observação: O departamento de cálculo e a localização em que a produção ocorre devem pertencer a mesma planta.

  2. Decidir se o WIP deve ser armazenado por centro de trabalho

    No campo Transações financeiras por Centro de Trabalho da sessão Ord. de produção (tisfc0101s000), é possível indicar onde o trabalho em curso (WIP) será lançado.

    Se a caixa de seleção Transações financeiras por Centro de Trabalho estiver marcada, o WIP de materiais e horas será armazenado no nível de centro de trabalho. Então, é possível:

    • Calcular a variação de preço e eficiência por centro de trabalho, o que pode ser lançado na companhia financeira do centro de trabalho ou departamento de cálculo.
    • Fazer transferências WIP. Esse é o lançamento de determinado valor WIP (com base em custos estimados) de um centro de trabalho para outro na conclusão de operações intermediárias. As sobretaxas estão sempre no nível da ordem e são lançadas no departamento de cálculo. Ao terminar a última operação, a última transferência WIP é feita para o departamento de cálculo. Quando os itens são recebidos no armazém, o WIP no departamento de cálculo é reduzido.
  3. Congelar custos estimados da ordem de produção

    Para efeito de comparação com os custos reais de ordem, as estimativas devem ser congeladas. O momento de congelamento é determinado pelo campo Momento de previsões congeladas na sessão Ord. de produção (tisfc0101s000). Três momentos estão disponíveis:

    • Ao criar uma ordem de produção
    • Ao liberar uma ordem
    • Antes da primeira transação de WIP
  4. Ter transferências WIP

    As transferências WIP são lançamentos de um determinado valor de WIP (material e horas) de um centro de trabalho para outro ao concluir as operações intermediárias. Assim, é possível calcular as variações de preço e eficiência por centro de trabalho. Para ter transferências WIP, é preciso ter uma estrutura de custo definida, porque as transferências WIP usam a estrutura de custo (efetivo) atual dos itens.

  5. Definir variações de preço e eficiência opcionais

    O LN calcula uma variação de preço, variações de eficiência e variações de cálculo durante o:

    • Fechamento de uma operação
    • Cálculo intermediário de resultados de produção
    • Fechamento de uma ordem de produção

    Com os parâmetros na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000), é possível determinar se o LN calcula os resultados de preço e eficiência e em que nível o LN lança os resultados de eficiência calculados.

    Quando o campo Transações financeiras por Centro de Trabalho da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) é verificado, os resultados de produção, bem como as variações de preço e de eficiência, são calculados no nível de centro de trabalho.

    Para itens com um método real de valoração de estoque (UEPS, MAUC, PEPS, CUSTOS DE LOTE), todas as variações de preço e de eficiência calculadas são lançadas no estoque, onde é feito ajuste de valor. Se os itens não estão mais em estoque, as variações de cálculo são lançadas nas contas de estoque como correção de valor.

    Se os resultados não são registrados por centro de trabalho, as caixas de seleção Método de lançamento de variações de eficiência no dpto. de cálculo e Método de lançamento de variações de preço no Departamento de Cálculo determinam como lançar:

    • Não lançar nada
    • No nível de centro de trabalho
    • No nível do departamento de cálculo

    Os lançamentos de custos de materiais são feitos para as seguintes transações de origem/financeiras:

    • Variação de preço
    • Variação de eficiência
    • Variação adicional do departamento de cálculo
  6. Fazer lançamento intermediário de resultados de produção

    É possível calcular os resultados de produção e lançá-los sem fechamento da ordem, se:

    • Os recebimentos de produção são feitos com relação ao preço FTP. Assim, o estoque é avaliado com relação ao custo estimado depois de relatar mercadorias acabadas como concluídas. Se você usar um método de custo real, o valor do estoque deverá se basear nos custos reais no fim de cada período financeiro. Esse é especialmente o caso quando a ordem de produção tem uma quantidade alta e um lead time longo. No fim do período financeiro, os resultados de produção podem ser lançados nas contas contábeis de estoque.
    • Em alguns ambientes de produção, as ordens de produção nunca são fechadas. Somente os fornecimentos parciais são relatados como concluídos.
    • Itens de linha de montagem nunca são lançados no estoque. O WIP é esvaziado somente por uma entrega de venda. Especialmente em situações com lapso de tempo entre o relatório de uma ordem como concluída e uma entrega de venda, um cálculo intermediário de resultados de produção pode ser útil em relatórios financeiros.