Métodos de cálculo de custo

O método de cálculo de custo determina como uma estrutura de produto é analisada durante o cálculo do custo padrão e do preço de valoração.

Nota
  • Em um ambiente multiplanta, o parâmetro Custo padrão por unidade empresarial na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) é ativado. A manutenção do custo padrão é realizada para uma combinação de item e unidade empresarial.

  • Os dados de custo do item para itens de serviço e custo são sempre mantidos no nível Companhia.

A BOM a seguir é usada para explicar os métodos de cálculo:

O LN calcula, em sentido descendente, o custo padrão de cada item que afeta o custo padrão do item selecionado. Durante um cálculo do custo, o LN analisa a estrutura do item.

Exemplo

Após o cálculo do custo padrão do item C no exemplo, o LN calcula os custos padrão dos itens E, D e B, nessa sequência.

Um único nível de cálculo é similar ao método de cima para baixo, mas a expansão da BOM para no primeiro nível (F e C). O custo padrão dos itens subjacentes não é recalculado (F e C não são recalculados). O custo padrão e o preço de valoração da estrutura subjacente existente são adotados como estão.

Exemplo

Após o cálculo do custo padrão do item C, o LN lê os preços dos itens D e B na sessão Item - Detalhes de custo padrão (ticpr2505m000).

No método de cálculo de baixo para cima: O LN pesquisa a estrutura do produto para itens cujo custo padrão é afetado quando o custo padrão para o item principal muda.

Se o item B for o ponto inicial, os itens C e então A serão recalculados. Quando o cálculo é executado nessa ordem, com os itens de nível inferior primeiro, o custo padrão atualizado pode ser lido dos níveis mais altos durante o processo de cálculo.

Os preços dos itens em um nível inferior na BOM não são calculados, mas são lidos na sessão Item - Detalhes de custo padrão (ticpr2505m000).

Exemplo

Quando o preço do item B na figura acima é calculado, o preço dos itens A e C também é calculado.