Dados do item

Iniciar Comum > Dados básicos do item > Dados do item > Itens (tcibd0501m000).

Os termos básicos de uma estrutura de engenharia de produto são explicados como segue:

  • Item genérico

    Antes de qualquer atividade de fabricação ser realizada em um item genérico, este deve ser configurado para determinar a variante de produto desejada. O tipo de item é Genérico e a origem de fornecimento padrão é Montagem. O sistema da ordem para um item genérico é Programação de montagem final (FAS) e o item genérico é um Item final configurável ou Subconjunto. Um item genérico sempre é serializado.

  • Módulo de engenharia

    Um módulo de engenharia é um item virtual. O tipo de item é Módulo de engenharia. A origem de fornecimento padrão para um módulo de engenharia é Montagem.

    O Módulo de engenharia no Assembly Planning é um sistema ou, em outras palavras, uma unidade lógica de peças de montagem geralmente não fabricadas como unidade física separada. Por exemplo, o sistema elétrico de um automóvel é a unidade lógica de todas as peças necessárias para o sistema elétrico. O sistema elétrico não é fabricado como unidade física separada, mas integrado no painel, nas portas, e assim por diante. Um módulo de engenharia não tem roteiros, linhas de montagem, opções, e assim por diante, e serve somente para fins de projeto e planejamento. Na lista de material (BOM), o módulo de engenharia é a camada superior da sessão não configurável da BOM.

  • Peça de montagem

    O tipo de item de uma peça de montagem é Fabricado/Comprado. A origem de fornecimento padrão para uma peça de montagem é Produção por encomenda (Fabricação) ou Compra (Compra). Uma peça de montagem é um item padrão.

Com base nessa estrutura de dados mestres, o produto final real, chamado de variante de produto, pode ser configurado. Durante a configuração, por exemplo, usando PCF, com base nas características e opções selecionadas, a estrutura da variante de produto é gerada. Esse processo é conhecido como Resolver, porque cada produto que será montado é resolvido em relação a uma estrutura mestre.

Vincular características de produto a itens genéricos

Iniciar Fabricação > Configuração do produto > Características do produto por item configurável (tipcf1101m000).

Utilize essa sessão para vincular características e opções gerais do produto a itens genéricos. As características e opções independentes de produto em um estágio anterior agora são tornadas dependentes de produto. Ao vincular características a itens genéricos, é possível vincular restrições válidas. Registrar as características e opções de produto constitui a base para a configuração de variantes do produto para o produto genérico em questão. Características e opções de produtos servem como descrições técnicas de uma variante de produto específica derivada de um produto genérico.

Essa sessão é relevante somente se você usa PCF. É preciso vincular características do produto a itens genéricos ao definir seu modelo do produto. As características e opções vinculadas aos itens genéricos são usadas como entrada para a definição de regras de sequenciamento.

Quando você configura uma variante do produto, as características do produto vinculadas a cada item genérico nessa sessão podem ser especificadas ainda mais com as opções registradas na sessão Opções por caract de produto e item configurável (tipcf1110m000). Em princípio, todas as opções serão possíveis se a caixa de seleção Selecionar opção estiver desmarcada na sessão Caracteríticas de produto por item configurável (tipcf1101m000). As restrições ajudarão a incluir ou excluir opções ou combinação de opções necessárias em certas condições.

Selecione o item genérico para o qual definir as características do produto e determine a característica de produto adequada para cada número de sequência. Para esse fim, use as características independentes do produto registradas na sessão Característica de produto (tipcf0150m000). Depois de vincular uma característica de produto a um item genérico, o LN copia automaticamente os dados gerais da característica do produto, como a descrição da característica do produto, opções, descrições dependentes de idioma e os textos para características e opções de produto, para o item genérico. Depois, é possível alterar esses dados.

Depois de selecionar uma característica do produto, é possível definir o período de validade dela e especificar qual restrição se aplica. É possível escolher qualquer opção padrão atual definida anteriormente para essa característica de produto na sessão Opções por característica de produto (tipcf0160m000). É possível adicionar opções extras ou excluir as existentes. É possível inserir texto explicativo para as características e opções de produtos usando o gerenciador de texto.

Características e opções de produtos são adotadas automaticamente pelos níveis mais baixos da estrutura de configuração a partir dos níveis altos. Portanto, não é preciso registrar essas características em cada nível na estrutura de configuração, a menos que você deseje manter essas opções em níveis mais baixos da estrutura de configuração.

No menu adequado, clique em Opções por característica de produto para manter as opções por característica de produto na sessão Opções por caract de produto e item configurável (tipcf1110m000). É possível copiar os dados da característica de produto para uma característica existente dentro do mesmo item genérico. As opções que pertencem à característica do produto, descrições dependentes de idioma para a característica, opções e textos de opções também são copiados.

Nota

Clique no botão Gerenciador de texto para registrar uma descrição detalhada de cada característica de produto. É possível visualizar o texto na sessão Configurador de produto (tipcf5120m000), e ele pode ser impresso em documentos de vendas externos.

Se você alterar as descrições de características e opções nessa sessão, as descrições das variantes de produto configuradas também serão alteradas. Por exemplo, se você alterar as descrições e imprimir a confirmação da ordem de venda/RMA para uma variante de produto configurada, haverá descrições alteradas.

  1. Selecione Novo grupo na barra de ferramentas e insira seu item genérico.

  2. Vincular características ao item genérico.

Para obter mais informações, consulte Como definir um modelo de produto.